UOL Esporte Libertadores
 
AFP PHOTO/Pablo PORCIUNCULA

Jogadores do Corinthians comemoram gol no triunfo obtido no Uruguai

15/04/2010 - 00h04

Corinthians bate Racing e é o primeiro brasileiro nas oitavas da Libertadores

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • AFP

    Dentinho abriu o placar em Montevidéu e foi o destaque individual do Corinthians na vitória

O Corinthians está nas oitavas de final da Copa Libertadores. Com uma rodada de antecedência, tornou-se o primeiro brasileiro na próxima fase (São Paulo, Inter e Cruzeiro estão muito próximos da vaga, mas ainda não asseguraram a classificação matematicamente). A vaga foi assegurada na noite desta quarta-feira com a vitória por 2 a 0 sobre o Racing, no estádio Parque Central, em Montevidéu. Agora a equipe alvinegra só precisar fazer a lição de casa na última rodada para ficar com a melhor campanha entre os 16 classificados.

O triunfo levou o Corinthians aos 13 pontos em cinco jogos, aproveitamento de 86%. O Racing é o vice-líder do grupo 1 com sete pontos e tentará contra o Cerro Porteño, no último jogo, uma vitória suficiente para avançar como um dos melhores segundos colocados.

Já a equipe de Mano Menezes precisa de uma vitória simples no encerramento da fase de grupos, diante do Independiente Medellín, para se tornar o primeiro entre os primeiros colocados, conquistando a vantagem de decidir todas as partidas do mata-mata em casa. O confronto com os colombianos será no dia 22, no Pacaembu.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
18min - GOOOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Dentinho enfia na esquerda para Roberto Carlos, que cruza com força. A defesa rebate nos pés de Dentinho. De primeira, o atacante bate de direita e manda para o fundo das redes de Contreras.
35min - Cauteruccio recebe na entrada da área, mas em vez do chute ele tenta dar um "chapéu" e perde boa chance para o Racing.
38min - Dentinho faz linda jogada individual pela esquerda, dribla dois marcadores e cruza na cabeça de Danilo, que finaliza para fora.
SEGUNDO TEMPO
1min - Após rápida troca de passes de Ronaldo, Danilo e Elias, Dentinho é acionado na entrada da área, bate cruzado e por pouco não faz o segundo.
3min - Dentinho parte para cima da marcação de Hernández pela direita e bate forte, mas Contreras consegue desviar pela linha de fundo.
21min - Mirabaje cobra falta perigosa, com força, e Julio Cesar consegue fazer a defesa parcial.
34min - Julio Cesar deixa o gol para afastar perigo na entrada da área e no rebote Mirabaje tenta encobrir o goleiro corintiano, sem sucesso.
42min - GOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Iarley abre na direita para Jucilei. Ele levanta a bola na área e Elias aparece entre os zagueiros para, de cabeça, fazer 2 a 0 para os brasileiros.

Os gols desta noite foram marcados por Elias e Dentinho, destaque alvinegro e principal arma ofensiva. O Corinthians foi superior durante todo o jogo. Soube controlar a partida, deu poucos espaços para os uruguaios e ofereceu perigo constante ao gol de Contreras.

O jogo sofreu um atraso logo no começo. Aos 2min, um problema no gerador que abastece os refletores do estádio deixou tudo escuro no campo. O “apagão” atrapalhou o aquecimento das equipes e só foi resolvido 15 minutos depois. Quando a bola rolou para valer, Corinthians e Racing abusaram dos erros nos passes.

Mesmo sem ser brilhante, o time alvinegro não precisou de muito tempo para dominar a partida. Bem posicionado taticamente, foi pouco ameaçado atrás e contou com atuação destacada de Dentinho no setor ofensivo. O atacante abriu o placar aos 18min aproveitando rebote de jogada iniciada por ele, mas não parou por aí.

Com dribles e velocidade, Dentinho infernizou a defesa do Racing. Danilo por pouco não marcou de cabeça após cruzamento do atacante. Ronaldo também tentou buscar o jogo, mas recuou bastante e não conseguiu escapar da marcação. Ele e os demais corintianos reclamaram da lentidão dos gandulas.

“A bola demorava muito a chegar, mas agora está voltando mais rápido, já que eles estão com o placar adverso”, comentou o camisa 9. Na defesa, o Corinthians levou poucos sustos. O Racing concentrou todas suas tentativas em cruzamentos sem qualidade para a área. Cauteruccio foi quem teve a melhor chance e não aproveitou.

OPINIÕES DOS BLOGUEIROS

Só Corinthians na Libertadores
Leia mais
Corinthians derrotou o Racing-URU por 2 a 0, em Montevidéu. Leia

Na etapa final, o jogo ficou do jeito que o time brasileiro gosta. O Corinthians tentou valorizar a posse de bola e atraiu o Racing, buscando espaços para contra-atacar. Dentinho, em noite inspirada, teve duas boas chances para fazer o segundo gol nos primeiros minutos, mas não aproveitou.

Com o passar do tempo, o Racing tentou se atirar ainda mais ao ataque, mas sem criatividade e pouca qualidade. Mano apostou na velocidade e sacou Ronaldo e Dentinho, cansados, para colocar Iarley e Jorge Henrique. E foi Iarley quem puxou contra-ataque, abriu na direita para Jucilei e viu Elias, de cabeça, fazer o segundo gol, matando o jogo e garantindo de vez a vaga nas oitavas de final.

RACING 0 X 2 CORINTHIANS

Racing
Contreras; Brasesco, Hernández, Pallas e Tejera; Cazulo (Barrientos), Veja (Lopez), Ostolaza e Mirabaje; Quiñónez (Reyes) e Cauteruccio
Técnico: Juan Verzeri

Corinthians
Julio Cesar; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Paulo André); Dentinho (Iarley) e Ronaldo (Jorge Henrique)
Técnico: Mano Menezes

Data: 14/04/2010, quarta-feira
Local: estádio Parque Central, em Montevidéu (URU)
Árbitro: Hector Baldassi (ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG)
Cartões amarelos: Tejera (RAC); Moacir, Jorge Henrique (COR)
Gols: Dentinho, aos 18min do primeiro tempo; Elias, aos 42min do segundo tempo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host