UOL Esporte Libertadores
 
AP Photo

De cabeça, Dagoberto marca o 1º gol na vitória do São Paulo sobre Nacional-PAR

18/03/2010 - 23h23

Sem dificuldade, São Paulo despacha lanterna Nacional e assume liderança

Bruno Thadeu
Em São Paulo

A missão do São Paulo para esta quinta-feira não era das mais complicadas. Para assumir a liderança do grupo 2, a equipe paulista necessitaria de um triunfo sobre o frágil Nacional-PAR, que havia perdido os três primeiros jogos na Libertadores. Em campo, não houve surpresas. Sobrando em campo, o São Paulo venceu por 3 a 0, no Morumbi.

O êxito representou a 50ª vitória do São Paulo no Morumbi em Libertadores, desde 1972. São 15 participações no torneio, recorde entre os clubes brasileiros. Com nove pontos ganhos, a equipe tricolor superou o Once Caldas, com oito pontos. Monterrey, com cinco pontos, e Nacional, nenhum ponto, completam a chave.

“Eles [Nacional] perderam pontos para todos os outros. Portanto, tínhamos que fazer o nosso dever. E fizemos isso muito bem em casa. Assumimos a liderança e já temos que pensar no Paulista. Não tem moleza”, destacou Dagoberto, em entrevista ao Sportv.

Indiferente à questão do “jogar bonito”, o São Paulo seguia a receita das partidas anteriores. Muitos toques no meio-campo, pouca infiltração e excesso de jogadas pelo alto, sobrecarregando Washington. A estratégia novamente funcionou. O time completou seu sexto jogo sem derrota no ano, com cinco vitórias e um empate.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
11 min - Caceres arrisca de fora da área, no canto direito de Ceni, mas sem força
29 min - GOOOOOOL DO SÃO PAULO!!! Hernanes cruza para a área. Dagoberto cabeceia e encobre o goleiro Caffa
31 min - GOOOOOOOLL DO SÃO PAULO!!! Jogada na área do Nacional. Washington supera a zaga, o goleiro e toca para Léo Lima, que não teve dificuldade para ampliar
SEGUNDO TEMPO
1 min - Léo Lima avança pela esquerda, dribla marcador na entrada da área, mas finaliza erradamente
9min - GOOOOOOL DO SÃO PAULO!!! Richarlyson tenta driblar o goleiro. Washington surge na área, domina a bola e chuta com calma
19min - Léo Lima cruza. Livre, Washington erra cabeceio
33 min - Hernanes recebe passe de Dagoberto, fora da área, e desfere uma bomba. Bola passa próxima ao travessão

O São Paulo começou o jogo dependendo apenas dele para alcançar a liderança do grupo 2, sendo beneficiado pelo empate entre Monterrey e Once Caldas, no México. Ricardo Gomes optou por Jean na lateral-direita, preterindo Cicinho.

O Nacional veio ao Morumbi para evitar a quarta derrota seguida na Libertadores. Para isso, o time paraguaio congestionou o meio-campo, evitando se aventurar no sistema ofensivo. Apenas Beltrán ficava no ataque, no sistema 3-6-1.

Com maior controle desde o começo do jogo, o São Paulo teve dificuldade nos primeiros minutos para traduzir o domínio em finalizações a gol. A equipe paulista recorria a lançamentos e cruzamentos à área na primeira etapa, levando pouco perigo.

Principal articulador no meio-campo, Hernanes se tornava presa preferida dos rivais paraguaios na etapa inicial. O camisa 10 são-paulino era perseguido por pelo menos dois marcadores, sofrendo faltas a cada drible ou escapada para o ataque.

O meia Mazacote retratou a péssima campanha do Nacional no torneio. A cobrança de falta do jogador quase saiu pela lateral, aos 25 min do primeiro tempo.

Em apenas 3 minutos, o São Paulo trocou a tensão pela euforia. Foram dois gols, com Dagoberto, de cabeça, aos 29 min do primeiro tempo, e Léo Lima, aos 32 min, aproveitando passe dado por Washington.

O São Paulo sobrava em campo. Aos 9 minutos dos segundo tempo, foi a vez de Washington marcar, aproveitando drible de Richarlyson sobre o goleiro Caffa.

GRUPO 2 DA LIBERTADORES

  TIMES PG J
1 São Paulo 9 4
2 Once Caldas 8 4
3 Monterrey 5 4
4 Nacional-PAR 0 4

O Nacional, que até esboçou endurecer a partida nos primeiros minutos de jogo, seguia sem ameaçar o São Paulo na segunda etapa. O time paulista, por sua vez, só não ampliou a goleada por preciosismo. Washington, por exemplo, desperdiçou cabeceio frente a frente com Caffa.

Com vitória definida já no começo da segunda etapa, o Nacional abriu mão do “estilo” Libertadores. Nada de catimba e jogadas violentas.

Ricardo Gomes aproveitou o sossego no marcador para dar maior ritmo a Fernandinho, Cicinho e Rodrigo Souto, que entraram durante a partida.

Nos minutos finais, sobraram gritos de “olé” vindos das arquibancadas a cada toque ou drible dos jogadores são-paulinos. O Nacional não esboçava qualquer reação.

BLOG DO JUCA

São Paulo ganhou brincando a partida contra o Nacional

SÃO PAULO 3 X 0 NACIONAL-PAR

São Paulo
Rogério Ceni; Jean (Cicinho), Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Richarlyson (Rodrigo Souto), Hernanes, Cleber Santana e Léo Lima; Washington (Fernandinho) e Dagoberto
Técnico: Ricardo Gomes

Nacional-PAR
Caffa; Piris, Miers e Miranda; Rojas (Arturo Aquino), Irala, Cáceres, Riveros, Mazacote (Victor Aquino) e Paniagua; Beltrán (Bordón)
Técnico: Ever Almeida

Data: 18/03/2010, quinta-feira
Local: estádio Morumbi, em São Paulo/SP
Árbitro: Darío Agustín Ubriaco (URU)
Auxiliares: Carlos Esteban Pastorino (URU) e William Casavieja (URU)
Cartões amarelos: Riveros (NAC) Rodrigo Souto (SP)
Público pagante: 31.411 torcedores. 50 não pagantes
Renda bruta: R$ 907.065,32
Gols: Dagoberto, aos 29 min do primeiro tempo, Léo Lima, aos 32 minutos do primeiro tempo, Washington, aos 9 do segundo tempo.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host