UOL Esporte Libertadores
 
16/07/2009 - 00h16

Há 10 anos, times brasileiros não são campeões diante de estrangeiros

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
A derrota para o Estudiantes, nesta quarta-feira, em pleno Mineirão, na decisão da Libertadores, por 2 a 1, impediu que o Cruzeiro quebrasse um incômodo tabu para o futebol brasileiro. Há dez anos um time do Brasil não é campeão da Libertadores diante de um adversário estrangeiro.

A última vez que um time brasileiro venceu o torneio em cima de uma equipe do exterior foi em 1999, quando o Palmeiras conquistou o título inédito derrotando o Deportivo Cali, da Colômbia, nos pênaltis.

De lá para cá, os brasileiros estiveram em oito finais de Libertadores. Por duas vezes conquistaram o título: o São Paulo, em 2005, e o Internacional, em 2006. Nas duas ocasiões, entretanto, a final foi composta por duas equipes brasileiras. Os tricolores derrotaram o Atlético-PR, enquanto os colorados venceram o São Paulo.

Em outras cinco finais, nos últimos dez anos, os brasileiros foram derrotados pelos estrangeiros. Em 2000, o Palmeiras deixou escapar o bicampeonato, perdendo para o Boca Juniors, nos pênaltis.
Em 2002, o São Caetano perdeu o título para o Olímpia, do Paraguai, também nos pênaltis. No ano seguinte, foi a vez do Santos amargar a derrota na final, para os argentinos do Boca Juniors.

Em 2007, o Boca eliminou outro brasileiro na final. O Grêmio perdeu as duas partidas da decisão e deixou escapar o tricampeonato. No ano passado, o Fluminense foi derrotado nos pênaltis, deixando escapar o título inédito, para a LDU, do Equador.

A derrota nesta quarta-feira, fez com que o time mineiro fosse superado pelo Estudiantes no retrospecto entre as duas equipes na história. O time argentino chegou a três vitórias, contra duas do time mineiro, além de um empate, no primeiro jogo da final da competição, em La Plata.

Dois desses cinco jogos ocorreram pela fase de grupos da atual edição da competição continental. No primeiro, vitória estrelada no Mineirâo: 3 a 0, no dia 19 de fevereiro. O troco argentino veio na mesma moeda, também com goleada: 4 a 0, no estádio Ciudad de La Plata, no dia 08 de abril.

O outro triunfo azul sobre o Estudiantes foi pela Supercopa de 1994, também por 3 a 0, no dia 12 de outubro. O primeiro encontro entre duas tradicionais forças sul-americanas aconteceu uma semana antes, pelo mesmo torneio, e terminou com vitória argentina por 1 a 0.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host