UOL Esporte Libertadores
 

AP

Jogadores do Estudiantes venceram por 2 a 1 em pleno Mineirão

15/07/2009 - 23h57

Cruzeiro leva a virada do Estudiantes e deixa escapar título da Libertadores

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Depois de arrancar um empate sem gols no jogo de ida na Argentina, o Cruzeiro levou a decisão para o Mineirão, que recebeu um grande público, mas o apoio da torcida não foi suficiente para evitar a derrota para o Estudiantes, por 2 a 1, de virada, e a perda do título da Copa Libertadores 2009. O time argentino conquistou a competição continental pela quarta vez.

O Cruzeiro, que chegou à final pela quarta vez em 11 participações, desperdiçou a chance de conquistar o terceiro título da Libertadores e se igualar ao São Paulo, que levou a competição em 1992, 1993 e 2005, que é o melhor entre os brasileiros. O time mineiro sagrou-se campeão em 1976 e 1997. O Estudiantes ganhou o tradicional torneio em 1968, 1969 e 1970.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
21min - Fernández recebe na area e toca para Boselli, que fura na hora de chutar
23min - Gérson Magrão cobra escanteio da esquerda e Leonardo Silva cabeceia. Wellington Paulista se estica, mas a bola vai para fora
24min - Wagner arranca e toca para Wellington Paulista, que invade a area, mas para na defesa do goleiro Andújar
27min - Kléber faz boa jogada e cruza na area. Wagner não chega a tempo e a defesa argentina alivia o perigo
SEGUNDO TEMPO
6min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! - Henrique arrisca de fora da area. A bola desvia em Desábato e engana Andújar
12min - GOOOLLL DO ESTUDIANTES!!! - Cellay recebe na direita e cruza para a area. Fábio não chega e Fernández empurra a bola para o bol
27min - GOOOLLL DO ESTUDIANTES!!! - Verón cobra escanteio da direita e a bola vai na cabeça de Boselli, que manda para o fundo das redes
41min - Thiago Ribeito bate de fora da área e a bola explode no travessão
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
VEJA PÁGINA DA LIBERTADORES
Num clima de festa pelas comemorações dos 50 anos da Libertadores, o Cruzeiro chegou confiante à decisão desta quarta-feira, com a torcida empolgada. No jogo de dia, em La Plata, na quarta-feira 8, houve empate por 0 a 0. O time mineiro contou com as boas defesas de Fábio e ainda teve a chance de vencer a partida na Argentina.

Mesmo com o Mineirão cheio e a torcida apoiando, o Cruzeiro não resistiu aos argentinos, que usaram a velha catimba, mas também mostraram futebol, e levou a virada depois de sair na frente com Henrique. Fernandez e Boselli deram a vitória ao Estudiantes, que se tornou tetracampeão fora de casa.

A partida no Mineirão demorou para se encaixar. Até os 20 minutos, o jogo esteve morno. A partir daí, as equipes acordaram e passaram a criar oportunidades. Aos 21min, Boselli teve boa chance, mas errou a finalização. O Cruzeiro respondeu com o zagueiro Leonardo Silva, que foi para a área e cabeceou uma bola com perigo.

Na mesma proporção em que os times começaram a jogar, os ânimos esquentaram na partida. Verón, que levou uma cotovelada de Ramires no jogo de ida na Argentina, marcou o volante cruzeirense e chegou a lhe acertar uma cotovelada.

Aos 37min, formou-se uma confusão em campo, com os jogadores trocando empurrões e até socos. O árbitro chileno Carlos Chandía mostrou apenas o cartão amarelo para um jogador de cada lado, Verón e Kléber, que se estranharam no meio do tumulto.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Um jogo de xadrez. Mas com uma tensão que tabuleiro algum jamais passou perto.
BLOG DO JUCA KFOURI
No início do segundo tempo, o Cruzeiro, que voltou mais determinado para o jogo, abriu o placar com o volante Henrique, que chutou de longe e a bola desviou em Desábato antes de entrar. O gol levantou a torcida celeste, que passou a pedir o segundo. Mas o Estudiantes chegou ao empate aos 12min com Fernández, que escorou cruzamento de Cellay.

A partida voltou a ficar equilibrada no Mineirão. Numa cobrança de Verón da direita, Boselli cabeceou para o fundo das redes e virou o jogo para o Estudiantes. Os argentinos souberam administrar o resultado até o final. O Cruzeiro lutou e teve chance para empatar. Thiago Ribeiro acertou o travessão do goleiro Andújar. Mas não deu.

CRUZEIRO 1 x 2 ESTUDIANTES

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gérson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner (Athirson); Wellington Paulista (Thiago Ribeiro) e Kléber
Técnico: Adilson Batista

Estudiantes
Andújar; Cellay, Schiavi, Desábato e German Ré; Braña (Sanchez), Pérez, Verón e Benítez (Díaz); Fernández (Calderon) e Boselli
Técnico: Alejandro Sabella

Data: 15/7/2009 (quarta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 64.800 pagantes
Renda: R$ 2.764.366,43
Árbitro: Carlos Chandia (Chile)
Auxiliares: Patrício Basualto e Francisco Mondría (Chile)
Cartões amarelos: Kléber (Cruzeiro); Verón, Braña, Cellay, Sanchez (Estudiantes)
Gols: Henrique, aos 6min, Fernández, aos 12min, Boselli, aos 27min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host