UOL Esporte Libertadores
 

Vipcomm

Wellington Paulista marcou os dois gols do Cruzeiro na partida

02/07/2009 - 23h59

Cruzeiro deixa Grêmio para trás e vai buscar o tri da Libertadores

Bruno Império
Em Porto Alegre
Após 12 anos de seu último título na Libertadores, o Cruzeiro está novamente na final do torneio continental. A classificação foi conquistada na noite desta quinta-feira, em pleno Olímpico Monumental, com um empate por 2 a 2 diante do Grêmio. O time mineiro, que chegou a abrir dois gols de vantagem sobre os gaúchos, garantiu a vaga na decisão graças à boa vantagem - 3 a 1 - obtida no primeiro duelo entre as equipes, no Mineirão.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
21min - Souza cobra escanteio fechado, a bola sobra para Herrera, que bate forte, mas manda por cima do gol de Fábio.
23min - Tcheco recebe na área e toca para trás. Fábio Santos recebe e tenta bater colocado, mas a bola sobe demais e sai pela linha de fundo.
34min - GOOOL DO CRUZEIRO!!! Kléber faz boa jogada pela esquerda e rasteiro para a área. Wellington Paulista aproveita e manda para as redes.
36min - GOOOL DO CRUZEIRO!!! Wellington Paulista faz mais um aproveitando cruzamento da esquerda. De cabeça, se antecipou à zaga e venceu Victor.
SEGUNDO TEMPO
12min - GOOOL DO GRÊMIO!!! Os gaúchos diminuem com o zagueiro Rever aproveitando cobrança de escanteio de Tcheco.
14min - Wagner arranca em velocidade em direção ao gol e é derrubado pelo volante Adilson, que recebe o vermelho.
29min - GOOOL DO GRÊMIO!!! - Souza bate de fora da área e deixa tudo igual no Olímpico.
PÁGINA DO GRÊMIO
PÁGINA DO CRUZEIRO
IMAGENS DA PARTIDA
PÁGINA DA LIBERTADORES
O Cruzeiro vai decidir a Libertadores contra o Estudiantes, que passou pelo Nacional (URU) na noite da última quarta-feira. O primeiro jogo da série de 180 minutos que decide o título continental está marcada para começar na próxima quarta-feira, na Argentina. A partida de volta acontece no dia 15, no Mineirão.

Diante dos argentinos, a equipe mineira vai tentar conquistar o terceiro título da Libertadores. Campeão nos anos de 1976 e 1997, o Cruzeiro pode igualar o São Paulo, vencedor nas edições de 1992, 1993 e 2005, como o maior colecionador brasileiro de títulos do continente. O Grêmio, que tem as taças de 1983 e 1995, viu o sonho de igualar a marca morrer nesta noite.

Precisando quebrar a vantagem de dois gols construída pelo Cruzeiro no Mineirão com a vitória por 3 a 1, o time do Grêmio começou pressionando o adversário desde o início da partida e levando muito perigo ao gol de Fábio, principalmente nas bolas aéreas.

Paulo Autuori armou Grêmio com Herrera e Maxi López na frente. E com os dois argentinos os donos da casa pressionaram durante a maior parte do primeiro tempo. Mas não conseguiram traduzir em gols as chances que criaram pelo alto e com finalizações de longa distância.

O Cruzeiro de Adilson Baptista foi mais agudo e não precisou de muitas oportunidades para ampliar a já boa vantagem. Apostando no contra-ataque, os mineiros abriram o placar com Wellington Paulista aproveitando boa jogada de Kléber pela esquerda, aos 34min.

Em pior situação, o Grêmio tentou partir logo para cima para igualar, mas acabou levando o segundo. Dois minutos depois de anotar 1 a 0, Wellington Paulista se antecipou à defesa tricolor, que parou para fazer linha de impedimento, e cabeceou para o fundo do gol de Victor.

KRIEGER DEIXA O CARGO
Krieger
Diretor do time André Krieger anunciou após a eliminação da equipe que deixou o cargo
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
SEMI FOI DECIDIDA NO 1º JOGO
ADÍLSON É EXPULSO PELA 3ª VEZ
AUTUORI SAI SEM VITÓRIAS
Os torcedores gremistas, que chegaram ao Olímpico cantando sem parar, pareciam não acreditar no que viam e se calaram. E a torcida celeste começou a festejar. Chegou até a fazer uma "avalanche" - tradicional comemoração de gols de um dos setores da arquibancada do Olímpico - para provocar os tricolores.

Mas o silêncio durou pouco, e a torcida mandante voltou a se inflamar com a volta do Grêmio ao gramado. Aos 9min, o Grêmio conseguiu diminuir com Réver, que desviou de cabeça após cobrança de escanteio do meia Tcheco. Era pouco. Para conseguir avançar à decisão, o time gaúcho precisaria marcar mais quatro gols.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Tecnicamente superior, o Cruzeiro repetia no campo do tricolor gaúcho que tinha feito no do tricolor paulista"
BLOG DO JUCA KFOURI
Tudo ficou ainda mais difícil quando Adilson teve de fazer falta dura sobre Wagner para evitar aquele que poderia ser o terceiro gol do Cruzeiro. Aos 14min, o atacante da equipe celeste disparou pela esquerda e foi derrubado. Adilson foi expulso e deixou o gramado ovacionado.

A desvantagem numérica, entretanto, não abalou o time tricolor. Enquanto a equipe de Adilson Batista recuava mais e mais, o Grêmio ia ganhando espaço e, aos 29min, Souza deixou tudo igual no Olímpico, em chute forte de longa distância que foi parar no fundo dos gols de Fábio.

ANÁLISE DO COSME RÍMOLI
Crédito
"Kléber deu personalidade, gana e talento ao ataque cruzeirense"
BLOG DO COSME RÍMOLI
Mas a reação parou por aí. O Grêmio, que chegou ao Olímpico precisando fazer dois gols para ir à final, até conseguiu marcar os gols que precisava. No entanto, os dois tentos de Wellington Paulista - jogador que chegou a ser procurado pelo time gaúcho no início da temporada - custaram caro demais. O Cruzeiro é o finalista brasileiro da Libertadores da América de 2009.

Antes de pensar na final, porém, o Cruzeiro tem um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time de Adilson Batista encara o Goiás, às 16h, no Serra Dourada. Já o Grêmio, na mesma data, tenta se reerguer do trauma da eliminação novamente em seus domínios. Às 16h, os gaúchos recebem o Atlético-PR.

GRÊMIO 2 x 2 CRUZEIRO

GRÊMIO
Victor; William Thiego, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Herrera (Perea) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva (Anderson), Thiago Heleno e Gérson Magrão (Elicarlos); Fabinho, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Wellington Paulista (Thiago Ribeiro) e Kléber
Técnico: Adilson Batista

Data: 2/7/2009 (quinta-feira)
Público: 44.920
Renda: R$ 966.652
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Auxiliares: Abraham González e Humberto Clavijo (COL)
Cartões Amarelos: Ramires, Kléber (Cruzeiro); Tcheco, Thiego, Herrera, Maxi López (Grêmio)
Cartões Vermelhos: Adilson (Grêmio)
Gols: Wellington Paulista, aos 34min e 36min do primeiro tempo; Réver, aos 9min e Souza, aos 29mn do segundo tempo;

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host