UOL Esporte Libertadores
 

Vipcomm

Wellington Paulista marcou o primeiro gol do Cruzeiro contra o Grêmio

24/06/2009 - 23h50

No duelo Adilson x Autuori, Cruzeiro vence Grêmio e abre vantagem

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
No primeiro duelo dos técnicos Adilson Batista e Paulo Autuori, personagens marcantes na história de Cruzeiro e Grêmio, o treinador cruzeirense saiu na frente. Em jogo em que o árbitro se machucou e teve se ser substituído, o time mineiro venceu a equipe gaúcha por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Mineirão, na partida de ida das semifinais da Copa Libertadores.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
8min - Marquinhos Paraná cruza da esquerda para Wellington Paulista, que domina e toca para Jonathan. O lateral chuta para a defesa de Marcelo Grohe
14min - Alex Mineiro aproveita cruzamento da direita e, livre na área, cabeceia para a defesa de Fábio
22min - Maxi López rouba a bola de Thiago Heleno, invade a área e toca na saída de Fábio. A bola toca na trave e vai para fora
37min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Kléber cruza da direita e Wellington Paulista cabeceia para abrir o placar no Mineirão
SEGUNDO TEMPO
1min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Wagner chuta forte de fora da área. A bola desvia em Tcheco e engana o goleiro Marcelo Grohe
22min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Marquinhos Paraná cruza da esquerda e Fabinho desvia de cabeça para ampliar o placar
27min - O árbitro Henrique Osses para o jogo e pede atendimento médico. Sem condição de continuar, é substituído por Jorge Osorio
42min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Souza cobra falta da entrada da área e diminuiu para o time gaúcho
CONFIRA IMAGENS DA PARTIDA
QUEM VAI PARA A FINAL?
ELICARLOS X MAXI: RACISMO
AUTUORI: ATITUDE CAMPEÃ
ALEX É HOMENAGEADO
CRUZEIRO 100% NO MINEIRÃO
SEXTA VITÓRIA DO CRUZEIRO
W. PAULISTA FAZ HOMENAGEM
ALEX MINEIRO DECEPCIONA
LEIA NOTÍCIAS DO GRÊMIO
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
VEJA PÁGINA DA LIBERTADORES
Com o resultado, o Cruzeiro obteve vantagem importante para chegar à final da competição. No jogo de volta, na quinta-feira 2 de julho, em Porto Alegre, o time mineiro poderá perder por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, desde que marque dois ou mais gols na casa do adversário.

Com a derrota, o Grêmio precisa vencer por 2 a 0 ou por três gols de diferença para avançar à final. Se a equipe gaúcha devolver os 3 a 1, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis. Quem se classificar enfrenta o vencedor do confronto entre Estudiantes, na Argentina, e o Nacional, do Uruguai.

Um lance curioso ocorreu no segundo tempo. O árbitro chileno Henrique Osses acusou uma contusão e foi atendido pelo médico do Cruzeiro Octacílio da Matta, mas não teve condição de continuar na partida. O quarto árbitro, o também chileno Jorge Osório, assumiu o apito aos 30min da etapa final.

O confronto desta semifinal colocou frente a frente dois personagens históricos, mas com papéis invertidos neste momento decisivo. Adilson Batista foi capitão do Grêmio na conquista do título da Libertadores, em 1995. Já Paulo Autuori foi o treinador do Cruzeiro no título da competição de 1997.

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio e por lances ríspidos entre os atletas. As duas equipes criaram oportunidades e fizeram uma partida movimentada. No Grêmio, a dupla de ataque Alex Mineiro e Maxi López desperdiçou boas chances para abrir o placar no Mineirão. O Cruzeiro foi mais eficiente e saiu na frente. Aos 37min, Wellington Paulista marcou de cabeça, depois de cruzamento de Kléber.

Além das oportunidades de gols criadas, os dois times protagonizaram momentos quentes entre os jogadores. O cruzeirenses Wagner e Elicarlos bateram boca com o gremista Maxi López, e chegaram a trocar empurrões. O atacante Kléber reclamou de um pisão na mão, quando estava caído, do volante Túlio. Apesar disso, o árbitro chileno Henrique Osses mostrou cartão amarelo para o volante Elicarlos, que entrou mais duro no lateral Fábio Santos.

No início do segundo tempo, o Cruzeiro ampliou o marcador e levantou a torcida no Mineirão. Wagner recebeu na intermediária e chutou da entrada da área. No meio do caminho, a bola tocou em Tcheco e atrapalhou o goleiro gremista.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Foi um baita primeiro tempo, com um Mineirão efervescente.
BLOG DO JUCA KFOURI
O Cruzeiro voltou a marcar aos 22 min com o volante Fabinho, que desviou de cabeça cruzamento de Marquinhos Paraná. O Grêmio diminuiu aos 34min com o meia Souza, em cobrança de falta certeira na entrada da área. Mas a reação dos gaúchos parou por aí.

Antes de voltaram a se enfrentar na quinta-feira 2, as duas equipes têm compromisso pelo Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro recebe o Avaí no Mineirão, sábado, às 18h30. No domingo, o Grêmio vai a Recife para enfrentar o Sport na Ilha do Retiro, às 18h30.

CRUZEIRO 3 x 1 GRÊMIO

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Elicarlos (Jancarlos); Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Wagner (Bernardo); Wellington Paulista e Kléber
Técnico: Adilson Batista

Grêmio
Marcelo Grohe; Thiego, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Maxi López e Alex Mineiro (Herrera)
Técnico: Paulo Autuori

Data: 24/06/2009 (quarta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Henrique Osses (Chile) (substituído por Jorge Osório)
Auxiliares: Cristian Julio (Chile) e Osvaldo Talamilla (Chile)
Público: 51.296 pagantes
Renda: R$ 1.387.664,94
Cartões amarelos: Elicarlos (Cruzeiro); Tcheco, Marcelo Grohe (Grêmio)
Gols: Wellington Paulista, aos 37min do primeiro tempo; Wagner, a 1min, Fabinho, aos 22min, Souza, aos 34min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host