UOL Esporte Libertadores
 

EFE

Depois de perder no tempo regulamentar, Palmeiras garantiu vaga nos pênaltis

12/05/2009 - 22h29

Palmeiras vence Sport nos pênaltis em noite de 'São Marcos'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Sport e Palmeiras realizaram uma série de confrontos decisivos em 2009. E o desfecho dos jogos terminou da maneira mais emocionante possível na Ilha do Retiro. Depois de perder por 1 a 0 no tempo regulamentar, o time alviverde conquistou uma vitória nos pênaltis por 3 a 1 com três defesas do goleiro Marcos. Desta forma, assegurou a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores contra o Nacional (URU).

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
9min - Paulo Baier aproveita jogada aérea e cabeceia no meio do gol. Marcos salva o Palmeiras ao realizar grande defesa e mandar para escanteio.
25min - Maurício Ramos aproveita sobra na entrada da área do Sport e chuta de primeira no ar. Bem colocado, Magrão cai no canto direito e faz bela defesa.
31min - Paulo Baier domina a bola livre de marcação dentro da área. Grande nome do Palmeiras, Marcos sai do gol e faz linda defesa com o pé.
41min - Paulo Baier fica livre dentro da área mais uma vez e desperdiça outra grande oportunidade. O meia chuta rasteiro na frente do gol e manda para fora.
SEGUNDO TEMPO
8min - Após cobrança de escanteio da esquerda, Wilson desvia de cabeça, e Marcos defende em cima da linha.
37min - GOOOLLL DO SPORT!!! Luciano Henrique realiza grande jogada individual, invade a área e rola para o meio. Wilson completa rasteiro e abre o placar.
46min - Cartão vermelho! Após falha de Pierre, Wendel comete falta por trás em Luciano Henrique e é expulso diretamente pelo árbitro.
48min - Na trave! Luciano Henrique chuta forte no canto esquerdo. Marcos espalma, e a bola bate na trave antes de sair.
VEJA MAIS FOTOS DO JOGO
MARCOS LEMBRA PAI FALECIDO
SERRA LIGA PARA MARCOS
LUXA PROVOCA G. BELTRÃO
MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
"Vim para cá mentalizando as jogadas, pensando no que poderia acontecer, em tudo isso. Pênalti é trabalho e tínhamos treinado isso. Não é todo dia que se faz uma partida como essa. Dava para saber que íamos tomar um sufoco grande, pois jogar com o Sport aqui é assim. Fiz uma excelente partida, ainda bem", comemorou o capitão do Palmeiras, que depois das cobranças foi agarrado por todos os companheiros e teve seu nome gritado como o "melhor goleiro do Brasil".

A classificação do Palmeiras vem após um início irregular no grupo 1, encerrado com triunfos importantes que deram moral ao time. Depois de perder seus dois primeiros jogos, o time precisou vencer o próprio Sport fora de casa por 2 a 0, num marco da reabilitação alviverde. Depois, a equipe ainda passou por LDU e Colo-Colo para avançar às oitavas.

O resultado também serviu para o Palmeiras superar o trauma das oitavas de final na Libertadores. Isso porque nas últimas vezes, em 2005 e 2006, o time foi eliminado nesta fase justamente para um rival brasileiro nas ocasiões: o São Paulo.

Ao mesmo tempo, o Sport encerra a participação na Libertadores sem confirmar a força da Ilha do Retiro, que consagrou a equipe na temporada passada. Nos últimos seis jogos de mata-mata que disputou em casa (todos pela Copa do Brasil de 2008), o clube obteve seis triunfos e todos eles com uma vantagem igual ou superior a dois gols de diferença.

Assim como esperado, os anfitriões começaram o duelo na frente, pressionando o Palmeiras. Apenas com Keirrison no ataque, o time alviverde ficou recuado e cedeu muitos espaços em seu campo para a equipe rubro-negra, que teve total domínio da posse de bola no início.

Aos poucos, o Sport aumentou a pressão sobre o Palmeiras e criou boas chances principalmente nas jogadas aéreas, impedidas por Marcos, melhor jogador do clube alviverde. Enquanto isso, os visitantes se arriscaram em poucos, mas eficazes contra-ataques, que levaram perigo à meta de Magrão.

"Tivemos as chances e poderíamos ter saído na frente. O Sport está bem melhor e temos que manter isso", lamentou o meia Paulo Baier no intervalo. "Temos que tirar o time de trás. O Marcos está iluminado, mas precisamos evitar que essas bolas cheguem tanto", comentou o volante Pierre, que viu o Sport chutar 11 vezes ao gol contra apenas quatro do Palmeiras no primeiro tempo, segundo o Datafolha.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Palmeiras segue, graças a São Marcos e Paulo Baier
BLOG DO JUCA KFOURI
ANÁLISE DE COSME RÍMOLI
Cosme
O santo que calou a Ilha do Retiro
BLOG DO COSME RÍMOLI
A etapa complementar começou com o panorama do jogo inalterado. Com a entrada de Fumagalli no lugar de Paulo Baier, o Sport ganhou mobilidade, mas teve mais problemas para criar chances claras. O time alviverde, por sua vez, seguiu atento à marcação e tentou fazer o tempo passar o máximo que pôde. Até que aos 37min, Wilson aproveitou bela jogada individual de Luciano Henrique para reanimar a torcida na Ilha do Retiro e levar o confronto para os pênaltis.

Logo na primeira cobrança, o volante Mozart cobrou baixo, e Magrão fez a defesa. Mas em seguida, Marcos repetiu o rival e também defendeu chute de Luciano Henrique. Marcão e Igor fizeram e deixaram tudo igual. Depois de Danilo fazer o segundo alviverde, Marcos pegou cobrança de Fumagalli. Armero fez o terceiro do Palmeiras e depois viu o camisa 12 segurar o chute de Dutra para selar a classificação alviverde.

SPORT 1 (1) X (3) 0 PALMEIRAS

Data: 12/05/2009 (terça-feira)
Local: estádio Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Árbitro: Carlos Chandía (CHI)
Auxiliares: Julio Cristian (CHI) e Osvaldo Talamilla (CHI)
Cartões amarelos: Andrade, Dutra, César (SPO); Pierre, Souza, Mozart (PAL)
Cartão vermelho: Wendel (PAL)
Gol: Wilson, aos 37min do segundo tempo
Pênaltis: Igor (SPO); Marcão, Danilo, Armero (PAL)

Sport
Magrão; Igor, César e Durval; Paulo Baier (Fumagalli), Daniel Paulista (Sandro Goiano), Andrade (Moacir), Luciano Henrique e Dutra; Ciro e Wilson
Técnico: Nelsinho Batista

Palmeiras
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel, Pierre, Souza (Mozart), Cleiton Xavier, Diego Souza (Willians) e Pablo Armero; Keirrison (Ortigoza)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host