Topo

Cristiano Ronaldo assume artilharia e líder Juventus vence SPAL

Massimo Pica/Reuters
Imagem: Massimo Pica/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/11/2018 16h53

A Juventus segue como o time a ser batido no Campeonato Italiano. Invicta, a equipe contou com a estrela de Cristiano Ronaldo e o oportunismo de Mandzukic para vencer o SPAL, neste sábado (24), por 2 a 0. Em grande fase pelos italianos, CR7 assumiu a artilharia da competição.

O atacante português começou sua passagem pela Juventus sob críticas por balançar pouco as redes. No entanto, bastou o craque se ambientar que os gols passaram a aparecer. Com o tento marcado contra o SPAL, o gajo chegou aos nove gols e assumiu a artilharia da competição, ao lado de Piatek, do Genoa, com o mesmo número.

Com o resultado neste sábado, a Juventus chegou aos 37 pontos e abriu ainda mais vantagem em relação ao Napoli, vice-líder com 28, e que enfrenta o Chievo, no domingo (25). Agora, a Velha Senhora dá uma pausa no Italiano para defender a liderança do grupo H da Liga dos Campeões. Na terça-feira (27), o rival é o Valencia, em casa.

O melhor: Cristiano Ronaldo

Principal nome da Juventus, Cristiano Ronaldo fez o que foi contratado para fazer: balançou as redes. Mostrando o bom posicionamento que lhe é característico, o gajo abriu o placar para a Juve e foi o jogador mais acionado na partida, ficando próximo de ampliar o placar em chute cruzado no fim da partida.

O pior: Cianek

O zagueiro não teve grande atuação, com falhas de posicionamento e precisando parar o ataque da Juventus com faltas. Na mais dura que cometeu, foi advertido com o cartão amarelo por parar CR7. 

Está com problemas? Chama o homem!

Apesar de contar com elenco estrelado, a Juventus encontrou dificuldades para atacar no primeiro tempo. Com o meio de campo congestionado com marcadores do SPAL, a alternativa encontrada pelo time de Allegri foi realizar jogadas laterais. Com Douglas Costa e Cristiano Ronaldo abertos, a Juventus chegou ao gol após cobrança de falta da lateral do campo. CR7, atento na área, abriu o placar.

Allegri poupa jogadores

Pensando na partida contra o Valencia pela Liga dos Campeões, o técnico Massimiliano Allegri poupou alguns jogadores da Juventus. A principal novidade foi a presença de Mattia Perin no gol, substituindo Sczezny. A última partida de Perin como titular aconteceu no dia 26 de setembro, na vitória sobre o Bologna.

Peças importantes do elenco da Juve, o argentino Paolo Dybala e o francês Matuidi começaram a partida no banco de reservas. O atacante defendeu a Argentina na última semana e teve tempo de preparação reduzido. Matuidi entrou no segundo tempo, no lugar de Douglas Costa, com o objetivo de ajudar na marcação, e assim fez.

Cristiano Ronaldo, atacante da Juventus, com o rosto pintado - Massimo Pinca/Reuters - Massimo Pinca/Reuters
Imagem: Massimo Pinca/Reuters

Protesto na Série A

Quem viu o rosto dos jogadores de Juventus e SPAL com pinturas vermelhas pode ter se surpreendido. A pintura no rosto dos atletas faz parte de uma campanha promovida pela Série A, que mostra apoio a mulheres vítimas de agressão.

SPAL cansa e Juve amplia

Os jogadores da Juventus mostraram, além de muita técnica, ter condicionamento físico superior aos rivais. Os atletas do SPAL precisaram se desdobrar na marcação, e acabaram sentindo o ritmo do jogo. Com a equipe marcando pressão, a Juve aproveitou a velocidade de seu elenco para ampliar: Cristiano Ronaldo acelerou e lançou Douglas Costa, que chutou firme; no rebote, Mandzukic ampliou. 

Douglas Costa, atacante da Juventus - Marcelo Bertorello/AFP - Marcelo Bertorello/AFP
Imagem: Marcelo Bertorello/AFP

Brasileiros vão bem

O brasileiro Douglas Costa não balançou as redes, mas foi um dos principais jogadores da Juventus no ataque. Voluntarioso, o atacante atuou pelas pontas, chegando a inverter de lado com Cristiano Ronaldo em alguns momentos, e também reforçou a equipe na marcação. Outro brasileiro que também teve atuação segura foi Alex Sandro. O lateral-esquerdo ajudou a desafogar o jogo da Juventus quando a equipe encontrava dificuldades para atacar pelo meio de campo. 

FICHA TÉCNICA

Juventus 2 x 0 SPAL

Data: 24 de novembro de 2018, sábado
Horário: 15h (de Brasília)
Local: Juventus Arena, em Turim (Itália)
Cartões amarelos: Betancur (Juventus); Cionek, Fares e Schiattarella (SPAL)

Gols: Cristiano Ronaldo aos 28 do primeiro e Mandzukic aos 14 minutos do segundo tempo (Juventus)

JUVENTUS: Perin; De Sciglio, Bonucci, Rugani e Alex Sandro (Chiellini); Bentancur e Pjanic; Cuadrado e Douglas Costa (Matuidi); Mandzukic e Cristiano Ronaldo
Técnico:Massimiliano Allegri

SPAL: Gomis; Cionek, Bonifazi, Felipe e Fares; Schiattarella (Valdifiori), Kurtic, Lazzari e Missiroli (Valoti); Antenucci e Petagna (Paloschi)
Técnico: Leonardo Semplici