UOL Esporte Campeonato Italiano
 
AP/Alessandra Tarantino

Diego Milito (esq) comemora gol da Inter na decisão da Copa da Itália contra a Roma

05/05/2010 - 17h40

Inter bate Roma na final da Copa da Itália e dá primeiro passo pela tríplice coroa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A temporada ‘perfeita’ começou a se desenhar para a Inter de Milão que inicia com sucesso a busca pela tríplice coroa em 2009/2010. Com boa atuação dos brasileiros Júlio César e Thiago Motta, autor da assistência para o gol de Diego Milito, a equipe venceu a Roma por 1 a 0 e conquistou a Copa da Itália, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico de Roma.

No fim da partida um episódio por pouco não estragou o espetáculo. Alguns jogadores adversários se desentederam e houve o início de um pequeno tumulto, mas que logo foi apartado. Um torcedor da Roma invadiu o campo e foi retirado pelos seguranças.

  • Alberto Lingria/AFP

    Diego Milito comemora após fazer belo gol da Inter diante da Roma na final da Copa da Itália

  • Christophe Simon/AFP

    Após o apito final, houve confusão no estádio Olímpico; jogadores adversários se desentenderam e um torcedor da Roma invadiu o gramado

Agora, faltam apenas mais dois compromissos para o time de Milão levar os três títulos mais importantes da Europa. Líder do Campeonato Italiano com 76 pontos, tem dois pontos a mais que justamente a vice Roma. A poucas rodadas do fim, está perto de confirmar a conquista.

Na Liga dos Campeões, o caminho é o mesmo. A Inter já confirmou a vaga na final e vai disputar o título contra o Bayern de Munique dia 22 de maio, no Santiago Bernabéu, em Madri.

Para chegar à decisão da Copa da Itália, os comandados de José Mourinho passaram por Livorno, Juventus e Fiorentina, enquanto a Roma teve Triestina, Catania e Udinese como adversários.

Mais uma vez a finalista da Liga provou que o futebol tático pode ser mais eficiente que o técnico. A partida começou muito equilibrada, com faltas violentas e forte disputa no meio de campo. A Roma chegou até com mais perigo, mas não conseguiu finalizar com eficiência, além de parar nas boas defesas de Júlio César.

Já a Inter teve uma oportunidade clara com Samuel Eto’o aos 11 minutos. O camaronês entrou na área pela direita e rolou para Maicon, que chutou para boa defesa do goleiro.

Aos 40 minutos, Diego Milito foi lançado por Thiago Motta pela meia direita, entrou na área e bateu forte e cruzado para fazer um belo gol. No fim do primeiro tempo aconteceu ainda um lance polêmico. Marco Materazzi foi tocado por Philippe Mexès. Os jogadores se empurraram.

Na fase final, apoiada por sua torcida, a Roma partiu para o ataque. Logo no início, a equipe da capital italiana teve a chance mais clara de gol com Juan. Em cobrança de falta pela meia direita, Totti chutou, Júlio César espalmou mal e Juan perdeu uma chance incrível ao cabecear para fora com o gol livre.

Sem conseguir chegar à meta, a Roma deu sinais de nervosismo. Aos 44 minutos, Totti deu uma entrada maldosa por trás e atingiu o tornozelo de Balotelli, que caiu gritando de dor. Como já tinha cartão amarelo, o ídolo da equipe da casa foi expulso.

Com os ânimos exaltados, alguns jogadores se desentenderam após o apito final e um torcedor até invadiu o gramado. Mas a turma do 'deixa disso' apareceu para apaziguar e a Inter ergueu a taça de campeão sem problemas. 
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host