Topo

Manchester United vence surpresa do Campeonato Inglês nos acréscimos

Rashford recebeu cruzamento de Pogba e contou com falha de Aké para marcar - John Sibley/Action Images via Reuters
Rashford recebeu cruzamento de Pogba e contou com falha de Aké para marcar Imagem: John Sibley/Action Images via Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/11/2018 11h25

Até então decepção do Campeonato Inglês, o Manchester United venceu o Bournemouth, uma das surpresas da competição na temporada, neste sábado. Com um gol marcado aos 46 minutos do segundo tempo, a equipe de Jose Mourinho virou o placar para 2 a 1 após sair perdendo e deu novos passos em seu processo de recuperação na temporada, alcançando 20 pontos e o sétimo lugar na tabela de classificação. O Bournemouth é sexto, com o mesmo número de pontos.

Agora, o Bournemouth enfrenta o Newcastle, penúltimo colocado, no próximo sábado, enquanto o Manchester United tem clássico contra o City no domingo, às 14h30.

Pane na defesa do Manchester

Gol de Callum Wilson - Dylan Martinez/Reuters - Dylan Martinez/Reuters
Imagem: Dylan Martinez/Reuters

Os 15 primeiros minutos de bola rolando no Vitaly Stadium mostraram uma grande superioridade do Bournemouth - como se fosse ele o detentor de 13 títulos do Campeonato Inglês, e o Manchester United a zebra da competição. Até o gol sair, aos 11, foram três chances claras, com defesa de De Gea após chute de Fraser e duas finalizações pela linha de fundo. A pressão era tanta que deu resultado diante de uma pane defensiva do United. Após cobrança de escanteio pela direita, três atacantes do Bournemouth apareceram sozinhos por causa de uma falha na linha de impedimento. A defesa simplesmente abandonou, e Callum Wilson completou para o gol após passe de Francis.

Reação e empate com Martial

Gol de Martial pelo Manchester United - Dylan Martinez/Reuters - Dylan Martinez/Reuters
Imagem: Dylan Martinez/Reuters

O Bournemouth ainda teve mais duas oportunidades de marcar o segundo gol, porque os times pareciam em voltagens diferentes. Depois de algum tempo, o Manchester United colocou a bola no chão e começou a esboçar reação. O empate quase saiu aos 32 minutos, dos pés do brasileiro Fred. O meia recebeu cruzamento de Martial, mas bateu fraco em direção ao gol. Dois minutos depois, novamente uma jogada de fundo deu resultado: Alexis Sánchez recuperou a bola na intermediária e tocou em Ashley Young, que devolveu na ultrapassagem do chileno. O cruzamento no meio da área encontrou Martial, que completou para o gol com eficiência e determinou o empate.

Brooks e Luke Shaw: faltou pouco

David Brooks, do Bournemouth - Ben Stansall/AFP - Ben Stansall/AFP
Imagem: Ben Stansall/AFP

Dois lances bonitos, um para cada lado, quase renderam gols no Vitaly Stadium: aos cinco minutos do segundo tempo, Smith e Fraser construíram jogada pelo lado esquerdo da área e o segundo cruzou rasteiro na área. O jovem David Brooks, com dificuldade para girar entre os zagueiros do Manchester, decidiu finalizar de letra. Surpreendido, De Gea teve dificuldade e defendeu em dois tempos. Apenas cinco minutos depois, Luke Shaw foi lançado em velocidade pelo Manchester United e quase marcou. Livre, ele baixou a cabeça antes de chutar e acabou batendo em cima do goleiro Begovic. Mais uma chance perdida.

Para desespero de Jose Mourinho

Mourinho, técnico do Manchester United - Ben Stansall/AFP - Ben Stansall/AFP
Imagem: Ben Stansall/AFP

O Manchester United perdeu uma chance impressionante aos 18 minutos do segundo tempo. Ou melhor, três chances: em cobrança de falta direta, Ashley Young acertou a trave do goleiro do Bournemouth. A bola continuou viva na área e Rashford finalizou em cima do lateral-esquerdo Aké. Na terceira tentativa, Pogba completou, mas Brooks salvou em cima da linha, em lance que deixou muita gente em dúvida. No banco de reservas, Jose Mourinho se desesperou pela oportunidade perdida quando seu time enfim melhorou no jogo.

Enfim, para alegria de Mourinho

Rashford substitui Mata - Dylan Martinez/Reuters - Dylan Martinez/Reuters
Imagem: Dylan Martinez/Reuters

Ander Herrera, Pogba e Lingard tiveram chances de um lado, Gosling e Brooks de outro, mas tudo se resolveu só nos acréscimos. Aos 46 minutos, o primeiro de quatro complementares, o Manchester United iniciou um ataque com pivô de Rashford, que tocou curto para Pogba do lado esquerdo. Após o cruzamento, o próprio Rashford apareceu atrás de Aké, que errou o tempo de bola. O próprio atacante do United não conseguiu dominar, mas ninguém afastou a bola da área e ela sobrou limpa para que o chute tomasse as redes de Begovic.