Topo

Que estreia! Jesus entra no fim, bota fogo em jogo e tem gol anulado

Do UOL, em São Paulo

21/01/2017 17h23

Gabriel Jesus entrou aos 37min do segundo tempo em seu primeiro jogo com a camisa do Manchester City. Revelado pelo Palmeiras, o atacante de 19 anos começou no banco em um duelo com o Tottenham, válido pela 22ª rodada do Campeonato Inglês, e teve pouco mais de dez minutos para se apresentar à torcida inglesa. Foi o suficiente para uma arracanda, uma cabeçada perigosa e um gol invalidado, mas não o bastante para evitar um empate por 2 a 2 em casa.

Além de Gabriel Jesus, o protagonista da partida foi o goleiro Lloris, titular do Tottenham, que falhou nos dois gols do Manchester City (marcados por Sané e De Bruyne). O time comandado pelo espanhol Pep Guardiola chegou a vencer por 2 a 0, mas permitiu o empate.

O resultado manteve o Manchester City em situação incômoda no Campeonato Inglês. O time de Guardiola, quinto colocado, tem agora 43 pontos. O Tottenham, por outro lado, chegou a 46 e se manteve na segunda posição.

O “fenômeno” Gabriel Jesus em Manchester

Contratado por 32 milhões de euros (R$ 108,5 milhões) em agosto de 2016, Gabriel Jesus permaneceu no Palmeiras até o término do Campeonato Brasileiro e foi incorporado ao Manchester City apenas neste ano. O camisa 33 foi apresentado na última quinta-feira (19) e desde então recebeu tratamento de estrela: virou tema de promoção em rede social e assumiu condição de protagonista em tour no estádio, por exemplo.

O próprio Pep Guardiola contribuiu para o furor em torno de Jesus. Questionado sobre o estado do brasileiro, o treinador disse em entrevista coletiva que o atacante estava pronto e que terá tempo para ser incluído na equipe.

Neste sábado, tudo que o camisa 33 fez foi notícia. O Manchester City publicou na rede social Twitter um vídeo da chegada do elenco ao Etihad Stadium, por exemplo, e apresentou as imagens como “o desembarque de Gabriel Jesus”.

Vale tudo por um autógrafo de Jesus. Até usar um queijo

Uma boa demonstração do que se tornou a presença de Jesus em Manchester é a reação dos torcedores. O brasileiro virou estrela antes mesmo de debutar com a camisa da equipe inglesa, a ponto de uma fã do City ter feito de tudo para aproveitar a chance de obter um autógrafo. O curioso da história é que ela não tinha papel ou pano para gravar a assinatura do atacante. Para não desperdiçar o momento, usou um pedaço de queijo.

Brasileiros também vivem expectativa por estreia de Jesus

No Brasil, a possibilidade de Gabriel Jesus debutar com a camisa do Manchester City também movimentou as redes sociais. Um dos grandes exemplos foi o cantor MC Pedrinho, do hit “Nosso Amor”, que postou no Twitter uma demonstração de expectativa.

Gabriel Jesus? Em Manchester, a festa é de Lloris

No entanto, os torcedores que estavam ansiosos para ver Gabriel Jesus em campo tiveram de acompanhar neste sábado uma partida em que o protagonista foi o goleiro francês Hugo Lloris.

No primeiro tempo, o dono da meta do Tottenham foi o principal responsável por um empate sem gols. Diante de amplo domínio do Manchester City, Lloris fez ao menos três defesas difíceis e segurou o 0 a 0.

Lloris vira vilão, mas segue protagonista

A situação mudou no segundo tempo. Lloris continuou como protagonista da partida, mas por motivos absolutamente distintos. Logo aos 4min, o goleiro francês falhou em um lançamento para Sané, não conseguiu cortar e deixou o atacante em condição favorável para abrir o placar.

Lloris falhou feio novamente aos 8min, após Sterling cruzar da direita. O goleiro caiu para segurar a bola, mas soltou nos pés de De Bruyne, que apenas empurrou para as redes.

Dele Alli comanda a reação do Tottenham

Diante do domínio do City até o segundo gol, o jogo parecia resolvido. Os donos da casa só não contavam com a presença de Dele Alli no Tottenham. O meia foi o grande artífice de uma reação dos visitantes, que passaram a dominar a partida.

Foi de Dele Alli, de cabeça, o primeiro gol do Tottenham, aos 12min do segundo tempo. Nas últimas seis partidas do Campeonato Inglês, o armador acumulou uma assistência e oito bolas nas redes.

Aos 32min, após boa trama do ataque do Tottenham, Kane passou para Son, que teve tranquilidade para finalizar na saída de Bravo.

"Quando você percebe que não há apenas dois times na Premier League"

Começa a “Era Gabriel Jesus” em Manchester

Aos 37min, Guardiola apostou em Gabriel Jesus. O brasileiro entrou no lugar de Sterling e foi extremamente aplaudido pela torcida que estava em Manchester.

Entretanto, nem o torcedor mais otimista do Manchester City podia imaginar o que Gabriel Jesus fez logo de cara. Em menos de um minuto, o atacante acumulou uma boa arrancada pela esquerda e uma cabeçada perigosa, muito perto da trave defendida por Lloris. Dois minutos depois de ter entrado em campo, balançou as redes, mas o árbitro invalidou o lance alegando impedimento.

Gabriel Jesus não disputava uma partida oficial desde o dia 27 de novembro, quando o Palmeiras venceu a Chapecoense por 1 a 0 e consolidou a conquista do Campeonato Brasileiro. Foram 54 dias de inatividade, além de uma estreia num ambiente pouco conhecido: a temperatura em Manchester esteve próxima de 4ºC.

O próximo desafio de Gabriel Jesus: aprender o nome do time

A estreia brilhante só aumentou a expectativa dos torcedores do City em torno de Gabriel Jesus. O brasileiro, porém, ainda tem um grande desafio para retribuir esse carinho: aprender a falar o nome da equipe. Em peça publicitária, o atacante agradeceu pelo apoio dos torcedores do “Manchester Citis”.