UOL Esporte Campeonato Inglês
 
09/05/2010 - 13h53

Com goleada de 8 a 0, Chelsea humilha Wigan e é campeão na Inglaterra

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Chelsea só precisava vencer o Wigan para ser campeão inglês neste domingo, mas foi muito além. Dentro de casa, os Blues não deram nem tempo para a sua torcida criar expectativa. Com cinco minutos, a equipe já ganhava o jogo e acabava com as esperanças do Manchester United, que esperava um tropeço do rival para roubar o título e garantir o inédito tetra inglês. Não deu. Com sobras, o Chelsea humilhou o Wigan por 8 a 0 e garantiu o primeiro lugar da Premier League.

TORNEIO EUROPEUS E REBAIXAMENTO

Além do Chelsea e o Manchester, Arsenal e Tottenham serão os representantes ingleses na Liga dos Campeões na próxima temporada. Manchester City e Aston Villa garantiram vaga na Liga Europa. Com uma temporada irregular, o Liverpool terminou o Inglês em sétimo lugar e também estará na próxima edição da Liga Europa. Os times rebaixados na Premier League foram Burnley, Hull City e Portsmouth. Este último passa por grave crise financeira e perdeu nove pontos na tabela por causa das dificuldades enconômicas.

Sem dar a menor chance para o Manchester United, o Chelsea fez valer a vantagem de um ponto que tinha na tabela antes do início da última rodada. Contra o frágil Wigan, o time de Londres, que iniciou o jogo com o brasileiro Alex como titular, controlou as ações como quis e garantiu os três pontos, decisivos para o título. Drogba marcou três e Anelka dois. Lampard, Kalou e Cole marcaram um cada.

Apesar de saber o resultado do Chelsea desde o início de sua partida, o Manchester não mostrou desânimo em duelo contra o Stoke City. Venceu por 4 a 0 e terminou a temporada na segunda colocação. Mas com uma grande frustração. Os Red Devils lutavam para ser o primeiro tetracampeão inglês. Campeão das temporadas 2007, 2008 e 2009, o United viu os seus planos frustrados.

Desde a saída do técnico José Mourinho, que está na Inter de Milão e muito perto do título italiano, o clube bancado pelo magnata russo Roman Abramovic não conquistava a badalada Premier League. Carlo Ancelotti, ex-Milan, conseguiu tomar a ponta na reta final do torneio e não deu mais chances para os rivais de Manchester.

PLACARES: ÚLTIMA RODADA

Arsenal 4 x 0 Fulham
Aston Villa 0 x 1 Blackburn
Bolton 2 x 1 Birmingham
Burnley 4 x 2 Tottenham
Everton 1 x 0 Portsmouth
Hull City 0 x 0 Liverpool
West Ham 1 x 1 Manchester City
Wolverhampton 2 x 1 Sunderland

Este é o quarto título inglês da história do Chelsea, só que de forma não-consecutiva, como buscava o United. Além do troféu, os Blues aproveitaram a partida contra o Wigan para bater o recorde gols marcados na mesma temporada da Premier League. O time londrino teve excelente desempenho ofensivo e marcou 103 na competição.

Neste domingo, o Chelsea encerrou a sua campanha no torneio com mais uma atuação de gala. Anelka abriu a goleada logo aos cinco minutos. Lampard marcou outro para os donos da casa aos 31min, de pênalti, em lance que o zagueiro Caldwell foi expulso. No segundo tempo, os Blues passearam e marcaram mais seis, com destaque para os três gols de Didier Drogba, artilheiro do Inglês com 29 gols.

Em Manchester, o United também se despediu da temporada com uma boa imagem, apesar de ter perdido o título. Com tranquilidade, os Red Devils marcaram 4 a 0 sobre o Stoke City – com gols de Fletcher, Giggs, Park e Higginbotham (contra) – e terminaram a Premier League com 85 pontos, um a menos que o Chelsea.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host