Renato mostra obsessão, e Grêmio valoriza Recopa Gaúcha e Gauchão

O atual trabalho de Renato Gaúcho no Grêmio é exaltado, entre outras coisas, por inserir uma mentalidade vencedora no grupo de jogadores. De 2016 para cá, o treinador fez questão de fomentar a disputa diária no elenco e agora demonstra ser fiel ao raciocínio. Passado o início do Campeonato Gaúcho, Renato indica que usará titulares em todas as rodadas para perseguir o título. O técnico também adotou discurso de que valoriza a Recopa Gaúcha, disputada neste mês.
Neste domingo, o Grêmio visita o Caxias, às 17h (Brasília), naquele que deve ser o último jogo dos reservas no Gaúchão. Depois, o intervalo entre as rodadas será maior, e os titulares serão escalados para manter o ritmo de jogo.
"Posso adiantar que, com semana cheia, vai jogar a equipe principal. Se não, essa equipe vai ficar sem ritmo. Na véspera da Libertadores a gente vai pensar, conversar", disse Renato.
Depois de pegar o Caxias, o Grêmio encara Avenida, Brasil de Pelotas e Veranópolis antes da estreia na Libertadores. O primeiro jogo pelo torneio sul-americano é contra o Rosario Central, na Argentina. Entre a oitava rodada do estadual e o debute continental, haverá intervalo de dez dias na agenda. Por isso, o Campeonato Gaúcho ganha atenção a reboque.
"Toda competição a gente entra para ganhar. Entramos para ganhar, se vamos ganhar eu não sei. Mas estamos concentrados, focados no objetivo de buscar o bicampeonato", declarou Renato.
Recopa Gaúcha
No dia 10, o Grêmio recebe o Avenida pela sexta rodada do Gauchão, e a partida também vai valer o título da Recopa Gaúcha. A taça, criada em 2014, reúne o vencedor estadual e o ganhador da Copa FGF - disputada no segundo semestre de cada temporada.
"No segundo jogo, eu já falava com o presidente e comentava que vai ter decisão. É uma taça em jogo, e vamos atrás da taça. É uma Recopa, o Grêmio está credenciado por ter sido campeão. Vamos jogar para ganhar. É taça, volta olímpica. Até porque os outros, quando ganham, comemoram. Por que a gente não vai comemorar?", alfinetou Renato Gaúcho.
O Inter venceu a Recopa em 2016 e 2017 e citou, ao longo daquelas temporadas, o título ao analisar o desempenho do time. Argel Fucks e Antonio Carlos Zago eram os treinadores.
A mentalidade de vencer sempre fez Renato Gaúcho mudar os planos do Grêmio para 2019. O treinador pediu aos dirigentes para que o time de transição não fosse usado no estadual e decidiu comandar a equipe em todas as rodadas.
"Eu não gosto de perder nem no dois toques. Eles também não. Eu fico instigando eles a querer ganhar, ganhar tudo. Antes de começar o Campeonato Gaúcho, falei a eles que o Grêmio quer ser campeão. Já coloquei na cabeça deles que é importante buscar a primeira colocação, a melhor campanha, pela vantagem de jogar em casa lá na frente. Não é só na primeira fase", contou o treinador do Grêmio.
FICHA TÉCNICA
CAXIAS X GRÊMIO
Data e hora: 03/02/2019 (Domingo), às 17h (Brasília)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Elio Nepumoceno e Gustavo Marin Schier
CAXIAS: Lee; Muriel, Junior Alves, Jean e Samuel; Gercimar, Foguinho, Eliomar e Rafael Gava; Bruno Alves e Junior Juazeiro. Técnico: Pingo
GRÊMIO: Julio Cesar; Léo Gomes, Kannemann, Paulo Miranda e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique, Vico, Jean Pyerre e Pepê; Felipe Vizeu (André). Técnico: Renato Gaúcho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.