Topo

Gaúcho - 2019

Luan marca após quase quatro meses e ouve brincadeira de Renato

Meia-atacante não marcava gols desde 2 de outubro, quando fez diante do Tucumán-ARG - Lucas Sabino/AGIF
Meia-atacante não marcava gols desde 2 de outubro, quando fez diante do Tucumán-ARG Imagem: Lucas Sabino/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/02/2019 04h00

Quase quatro meses depois, Luan voltou a fazer gol pelo Grêmio. O número de jogos disputados pelo meia-atacante no período ajuda a entender a importância do pênalti convertido diante do São Luiz-RS, em goleada válida pelo Gauchão. Em intervalo de 121 dias, o camisa 7 atuou somente quatro vezes e por isso inicia a atual temporada com jeito de retomada.

O pênalti certo contra o time de Ijuí também deixou Luan a cinco gols da marca de Renato Gaúcho como atacante do Grêmio. E a iminente ultrapassagem do meia-atacante não foi ignorada.

"Quero que ele passe 200 gols da minha marca. Ele fazendo gol, garante meu emprego. E a gente fica mais perto de vitórias, títulos", disse Renato em tom descontraído. "Brinco com ele desde o ano passado. Não só com ele, mas com vários jogadores. Com certeza o Luan vai passar, torço muito que ele passe e que faça muitos gols. Bom para ele, para a gente e para o meu emprego. Que ele chegue a marca de 500, 700, 1000. Sou o maior fã dele", afirmou.

Renato jogou 264 partidas pelo Grêmio e fez 74 gols. Luan já atuou em 259 jogos pelo clube gaúcho e marcou 69 gols.

Antes de marcar diante do São Luiz, Luan havia fez gol pela última vez no longínquo 2 de outubro do ano passado. Naquela noite, o Grêmio venceu o Atlético Tucumán-ARG por 4 a 0 e avançou às semifinais da Libertadores. O meia-atacante jogou contra Bahia e Palmeiras e parou, em virtude de inflamação na sola do pé direito, lesão muscular e nova crise de fascite. O retorno aos campos ocorreu apenas na segunda-feira passada (28), diante do Juventude.

"Eu não perdi a confiança porque todos me ajudam no dia a dia. Eu estava bem tranquilo. O que faltava era o ritmo de jogo.Fiquei quase três meses parado, estou um pouquinho atrás dos demais, mas estou tentando recuperar", disse Luan ao Premiere na saída de campo.

Para a comissão técnica, o Campeonato Gaúcho é vital também por esse aspecto. Aos olhos da diretoria, o estadual é uma prova ao comportamento do meia.

"É importante eles recuperarem a forma deles, principalmente o Luan. Ele ficou praticamente três meses sem jogar, mas ninguém desaprende. O que faltava era uma conversa e trocamos ideias tanto com Marinho quanto com Luan. Eles vão nos ajudar, como já estão ajudando", disse Renato Gaúcho.

Aos 25 anos, Luan deve ficar fora do próximo jogo do Grêmio. No domingo, o time visita o Caxias e provavelmente usará formação reserva por conta do desgaste físico.