Topo

Grêmio dispara como melhor ataque do Gauchão e confirma evolução em estilo

Grêmio se tornou time ainda mais ofensivo em 2018 e é melhor ataque do Gauchão - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio se tornou time ainda mais ofensivo em 2018 e é melhor ataque do Gauchão Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/03/2018 04h00

O Grêmio de 2018 tem se mostrado uma evolução dele mesmo. Campeão da Libertadores no ano passado, o Tricolor abre a atual temporada mais ofensivo. Dentro da ideia de criar com a posse de bola, o time de Renato Gaúcho já se isolou como o melhor ataque do Gauchão e tem uma vasta lista de jogadores que balançaram as redes. Dados que atribuem repertório.

Nesta quarta-feira (28), o Grêmio joga contra o Avenida-RS a segunda partida da semifinal do Estadual novamente diante de outra prova de seu momento. Como venceu por 3 a 0 no domingo, tem grande vantagem para garantir vaga na decisão do Gauchão. Nas quartas de final o Grêmio também abriu 3 a 0, mas naquela oportunidade foi diante do Internacional.

Luan, com quatro gols, é o primeiro nome de uma lista com outros 13 atletas. Todos eles marcaram no Campeonato Gaúcho e confirmam o incremento no poder de fogo, mesmo que a vaga de centroavante ainda não esteja com o principal nome à disposição - André, ex-Sport, só pode atuar a partir do Campeonato Brasileiro.

Com tudo isso, o Tricolor já soma 23 gols no campeonato. O Caxias acumulou 19, mas já foi eliminado. O Brasil de Pelotas é o outro semifinalista que aparece entre os cinco melhores ataques, com 16 bolas na rede. Avenida-RS e São José-POA não constam na relação.

"Esse é o futebol bonito. Um futebol ofensivo. Um futebol que eles possam decidir e jogar sem medo. O Grêmio está recuperando o que fez ano passado. Todo mundo que chega, sendo adversários, fala a mesma coisa: como é difícil jogar contra o Grêmio. A gente valoriza muito a bola. E o adversário se desgasta muito", disse Renato Gaúcho em entrevista recente.

Essa posse ganhou ainda mais valor com o retorno de Maicon. Ausente em boa parte do ano passado por uma série de lesões, o capitão voltou com tudo. Agregou passe em profundidade e controle atrás do ataque. Sendo um armador recuado, de frente para o jogo. Arthur, aos poucos, também recupera espaço e dá superioridade no setor. Ou seja, opção de passe ao portador da bola. Gerando vitória numérica no espaço em relação ao adversário. E produzindo um efeito dominó se a equipe rival se adiantar para tentar equilibrar.

Mais à frente, Luan tem apresentado grande forma. O camisa 7, artilheiro do Grêmio no ano, lidera quesitos como finalizações, assistências para finalizações e cruzamentos certos. Com liberdade para flutuar entre volantes e zagueiros, ele abre espaço e dá dinâmica ao ataque.

Esse estilo ofensivo foi aperfeiçoado de 2016 para 2017. E com as contratações feitas desde então, o Grêmio se tornou mais agudo. Na arrancada deste ano, o Tricolor já havia indicado essa evolução. Com os nomes de Madson, Alisson e Maicosuel agregou velocidade e drible. A busca por dois centroavantes, Hernane Brocador e André, também colabora.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X AVENIDA-RS

Data e horário: 28/03/2018 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: André da Silva Bitencourt e Jorge Eduardo Bernardi

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Bruno Cortez; Arthur, Maicon, Alisson, Luan e Thonny Anderson; Hernane
Técnico: Renato Portaluppi

AVENIDA: Fabiano Heves; Itaqui, Claudinho, Luís Henrique e Roger; Toto e Fidélis; Moisés Baiano, Alexandre e Cleverson; Welder
Técnico: Fabiano Daitx