Topo

Grêmio joga mal, mas arranca empate com Novo Hamburgo no fim

Rafael Thyere, do Grêmio, na partida contra o Novo Hamburgo, válida pelo Campeonato Gaúcho - RICARDO RIMOLI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO - RICARDO RIMOLI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: RICARDO RIMOLI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

22/03/2017 23h36

O Grêmio perdia para o Novo Hamburgo até os 45 minutos do segundo tempo, em reflexo de uma atuação para lá de fraca, mas Léo Moura mudou tudo. Nesta quarta-feira (22), no estádio do Vale, o Tricolor arrancou empate diante do líder do Gauchão com o gol do experiente lateral direito. O resultado frustra a pretensão de colar no topo da tabela.

O resultado tem gosto de vitória. Sem quase nenhuma chance de gol em todo o jogo, o Grêmio empatou na base do afaba. Em bola levantada na área.

Para o Grêmio, mesmo que o empate tenha vindo no final e antecedido por um desempenho ruim, o placar não foi bom. Com 14 pontos, o Tricolor segue longe da ponta do Campeonato Gaúcho. A liderança segue com o Novo Hamburgo, que chega aos 19 pontos e torce contra o Caxias, que ainda joga na nona rodada, para ficar próximo de garantir a melhor campanha da primeira fase.

Quem foi bem: Léo Moura decide de novo

O camisa 88 foi decisivo de novo. No começo da partida Léo Moura chegou a fazer infiltrações e a jogada que decidiu contra o Zamora-VEN, na estreia da Libertadores. Mas parou de atacar ainda no primeiro tempo. Aos 46 minutos do segundo tempo ele voltou a aparecer na frente para fazer a diferença. Depois de levantamento na área, ele ficou livre cara a cara com o goleiro e chutou cruzado. Rasteiro.

Quem foi mal: Luan, Pedro Rocha e Everton

 Pedro Rocha, do Grêmio, na partida contra o Novo Hamburgo, válida pelo Campeonato Gaúcho - RICARDO RIMOLI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO - RICARDO RIMOLI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: RICARDO RIMOLI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Não ter nenhuma chance viva de gol no jogo significa. Everton foi o jogador mais avançado e nessa função perdeu praticamente toda utilidade. Pedro Rocha teve jornada infeliz tecnicamente e Luan, mesmo livre para circular no ataque, não se salvou.

Leo começa de novo e mostra insegurança

Marcelo Grohe novamente ficou fora, depois de lesão muscular na coxa direita em aquecimento antes do jogo com o Brasil de Pelotas. No lugar dele, Leo atuou pela terceira vez consecutiva. Contra o Veranópolis, o camisa 20 falhou. No estádio do Vale, ele se mostrou inseguro pelo menos três vezes no jogo.

Grêmio corre, mas não assusta

Pernas sem cérebro. Com Luan recuado e ataque baseado na velocidade, com Pedro Rocha e Everton, o Grêmio praticamente não finalizou no primeiro tempo. Defensivamente foi pouco exigido e isso permitiu que Léo Moura e Marcelo Oliveira esboçassem apoio. O princípio não se confirmou e a atuação foi ensossa. Com pouca profundidade.

Com as entradas de Gastón Fernández, Fernandinho e depois Lincoln  o time ficou mais exposto e não conseguiu produzir coisa diferente. Sem organização, passou a investir em bolas na área. O  gol do Novo Hamburgo injetou uma dose de nervosismo e somente o levantamento na área resolveu. Marcelo Oliveira entrou Léo Moura quase dentro da pequena área e ele fuzilou.

Novo Hamburgo espera até o final

O líder do Gauchão fez um jogo com marcação encaixada e sem afobação. Preto, até onde as pernas aguentaram, comandou o meio-campo que investiu forte em tabelas e jogadas pelos lados. O flanco às costas de Marcelo Oliveira foi explorado no primeiro tempo, mas apenas na etapa final que o corredor decidiu. Juninho aproveitou o sistema defensivo todo exposto, após saída de bola no meio-campo, para infiltrar e marcar.

FICHA TÉCNICA
NOVO HAMBURGO 1 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 22/030/2017 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Árbitro: Daniel Bins
Auxiliares: Leirson Martins e Tiago Diel
Cartões amarelos: Preto, Jardel, Branquinho (NHA); Kannemann (GRE)
Gols: Juninho, aos 28 minutos do segundo tempo; Léo Moura, aos 46 minutos do segundo tempo

NOVO HAMBURGO: Matheus; Renan, Júlio Santos, Pablo e Assis; Amaral, Jardel, Preto (Conrado), Juninho e Branquinho; João Paulo
Técnico: Beto Campos

GRÊMIO: Leo; Léo Moura, Thyere, Kannemann e Marcelo Oliveira; Jaílson (Fernandinho), Michel (Lincoln), Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Gastón Fernández); Everton
Técnico:  Renato Gaúcho