Topo

Como Luan se mantém intocável em setor mais concorrido do Grêmio

Luan se mantém com status no Grêmio mesmo com concorrência no setor - Fernando Llano/AP
Luan se mantém com status no Grêmio mesmo com concorrência no setor Imagem: Fernando Llano/AP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/03/2017 04h00

Dois gols, participação em outras três jogadas que terminaram na rede e a condição de coringa ofensivo. As estatísticas e o estilo mantêm Luan como titular absoluto do ataque do Grêmio. Mesmo diante da chegada de quatro jogadores de ataque. 

Com Barrios, Beto da Silva, Jael e Gastón Fernandez, o Grêmio chegou a marca de 10 atacantes no elenco. E o setor virou o mais concorrido do grupo.
 
Luan desbanca todo no quesito status de titular. Artilheiro do Grêmio em 2016, com 12 gols e outras 11 assistências, o camisa 7 ganha dos concorrentes pela versatilidade. Com boa técnica e velocidade, atua bem pelos flancos e principalmente na zona central do campo. Perto do gol adversário. 
 
"Em alguns jogos eu marquei gols, em outros jogando mais recuado eu também consegui ajudar mesmo sem marcar gol. A mim não tem diferença, por ali é tranquilo", comentou.
 
Em 2017, Luan marcou diante de Zamora-VEN, na estreia da Libertadores, e contra o Veranópolis, na oitava rodada do Gauchão. Ainda participou das jogadas dos gols contra Ypiranga-RS, Inter e Zamora.
 
Com sete atuações na temporada, participou diretamente de cinco dos 10 gols marcados nestas partidas. O índice de 50% complementa o conceito dele junto à comissão técnica: um polivalente vital no ataque. Capaz de ganhar espaço com drible e encontrar corredores com lançamentos e assistências.
 
A lesão de Lucas Barrios deve fazer Luan voltar a atuar mais perto do gol. Sem o centroavante ex-Palmeiras, Renato Gaúcho pode escalar Gastón Fernandez, Everton ou Fernandinho. Em todos os cenários, Luan é decisivo para o encaixe adequado.
 

Potencial de venda

 
Além da qualidade e das estatísticas, Luan também é um dos mais valiosos ativos do Grêmio. Campeão olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro, ele já andou na mira de gigantes da Europa no ano passado. E em 2017 foi seguido de perto pelo milionário futebol chinês. 
 
O lugar dele no time também rende constante valorização. O Grêmio já admitiu que poderia negociá-lo na última janela de transferências da Europa. Mas como nenhuma oferta chegou, Luan segue no clube. E sendo intocável no ataque.
 
FICHA TÉCNICA
NOVO HAMBURGO X GRÊMIO 
 
Data e hora: 22/030/2017 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Árbitro: Daniel Bins
Auxiliares: Leirson Martins e Tiago Diel
 
NOVO HAMBURGO:  Matheus; Renan (Angelo), Julio Santos, Pablo e Assis; Amaral, Jardel, Preto, Juninho e Branquinho; João Paulo
Técnico: Beto Campos
 
GRÊMIO: Leo; Léo Moura, Thyere, Kannemann e Marcelo Oliveira; Jaílson (Gaston Fernández), Michel, Ramiro, Luan, Pedro Rocha; Everton (Fernandinho)
Técnico: Renato Gaúcho