Topo

Enfim, Barrios. Grêmio dá primeira chance a principal contratação de 2017

Lucas Barrios deve ser titular pela primeira vez do Grêmio contra o Veranópolis - Lucas Uebel/Grêmio
Lucas Barrios deve ser titular pela primeira vez do Grêmio contra o Veranópolis Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/03/2017 04h00

Será neste domingo (19) às 16h (horário de Brasília), contra o Veranópolis, em Porto Alegre. O Grêmio dará a primeira chance desde o início do jogo a Lucas Barrios. Principal contratação para a temporada 2017, o paraguaio estará encarregado de mostrar que a mudança tática causada pela sua entrada vale a pena para o técnico Renato Gaúcho. 
 
Foi o treinador quem pediu a contratação dele. Desde o ano passado, Renato solicita à direção gremista um 'fazedor de gols'. E é exatamente esta a principal característica do ex-palmeirense que assinou contrato até o fim do ano. 
 
Mas sua entrada na equipe acarreta o fim da principal herança de Roger Machado na equipe: a utilização de um centroavante móvel. É Luan que até agora atua como homem mais próximo do gol rival, mas sua movimentação não se limita a dar condições de conclusão ao time, mas o deslocamento principal é o recuo com a entrada em diagonal dos pontas para assistência e conclusão. 
 
Com Lucas Barrios, Luan recua para a função de armador, e o gringo não tem por característica o recuo. É homem de área, um atacante que espera a jogada, que tem por costume 'segurar' os defensores rivais. Artilheiro nato. 
 
A troca de movimentação termina com qualquer resquício do time de Roger. O Grêmio é, enfim, 100% Renato Gaúcho. Porém ainda não é definitiva. Ela se dará por conta da suspensão de Miller Bolaños - que em seguida ficará fora por servir à seleção equatoriana. Depende do rendimento para seguir sendo utilizada. 
 
"Se for o caso do Renato optar pelo Barrios, ele é mais fixo. O Bolaños se movimenta bastante. Mas não tem problema algum, se ele jogar vai dar conta do recado", disse o volante Michel. 
 
Recepcionado com festa e mais de mil torcedores no aeroporto de Porto Alegre, Lucas Barrios entrou em três partidas até agora. Teve 31 minutos do clássico Gre-Nal, 18 diante do Zamora e 25 contra o Brasil de Pelotas, totalizando 74 minutos com a camisa tricolor. 
 

Atração também no banco

Em processo semelhante ao de Barrios, entrando aos poucos no time, o argentino Gastón Fernández espera a chance de estrear. Até agora, o gringo ficou apenas no banco de reservas e dependendo do rendimento da equipe diante do Veranópolis poderá ter seus primeiros minutos em campo. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X VERANÓPOLIS
Data e hora: 19/03/2017 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: RBSTV
Árbitro: Roger Goulart
Auxiliares: Maurício Coelho Penna e Jorge Eduardo Bernardi
 
GRÊMIO: Léo; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Jaílson, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Barrios. 
Técnico: Renato Gaúcho
 
VERANÓPOLIS: Reynaldo; Vinicius Bovi, Léo D'Agostini, Zé Roberto e Jadson Silva; Jonatan Lima, Eduardinho, Mateus Santana e Athos; Keké e Kayron.
Técnico: Tiago Nunes