Topo

Inter amplia série e garante vitória em Gre-Nal das taças até 2025

Inter venceu sete dos últimos 10 estaduais e chegou em 14 das últimas 15 finais - Gustavo Granata/AGIF
Inter venceu sete dos últimos 10 estaduais e chegou em 14 das últimas 15 finais Imagem: Gustavo Granata/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/04/2016 06h00

A distância entre Internacional e Grêmio, no número de títulos estaduais, segue. Na nona final do Gauchão consecutiva, o Colorado pode estabelecer uma marca que não será batida antes de 2025. Os números atestam uma hegemonia ímpar na história da disputa local.

Atual pentacampeão, o Inter soma 44 títulos estaduais. O Grêmio, que venceu pela última vez em 2010, tem 36 conquistas.

Se o Colorado ganhar do Juventude nas finais, chegará a um número que o Grêmio só poderá igualar em 2024. E sem direito a intervalo. Com triunfos em série.

A supremacia do Internacional ficou maior nos últimos 15 anos. De 2002 para cá, o Colorado só esteve fora da decisão do Campeonato Gaúcho em 2007. E neste período, ganhou 11 vezes.

Os números expressivos permitem ao clube fortalecer a campanha de marketing #pelavigesima, que trata do número de títulos conquistados pelo Inter no século XXI.

Outro dado, levantado pelo jornal Zero Hora, atesta o impacto da atual hegemonia. Em quase 100 anos de disputa, o Gauchão viu apenas uma vez o Inter ser tão participativo em finais. Foi nos anos 1980, quando o clube conquistou quatro títulos e foi vice em seis oportunidades.

No domingo, Internacional e Juventude abrem a final do Gauchão em Caxias do Sul. O jogo decisivo acontece no Beira-Rio, em oito de maio. Para o Colorado, valerá hexacampeonato, hegemonia histórica e garantia de vitória em um clássico específico. O das taças.