Topo

Como falso gringo virou peça decisiva no Internacional

Escalação do lateral influencia em outros setores do Inter para jogo com São José-POA - Ricardo Duarte/SC Internacional Divulgação
Escalação do lateral influencia em outros setores do Inter para jogo com São José-POA Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/04/2016 06h00

Paulo Cezar Magalhães nasceu no Brasil, mas é um gringo dentro do elenco do Internacional. Criado no Chile, ele fala espanhol e tem a carreira toda escrita fora da terra natal. Com a suspensão de William, o lateral virou peça decisiva no time de Argel Fucks. Mesmo seguindo como um mero coadjuvante no grupo de jogadores.

A ironia do destino é que Magalhães é o falso gringo dentro de um elenco que, nos últimos anos, sempre teve estrangeiros de verdade. D'Alessandro, que ficou sete anos e meio no clube, é o expoente máximo deste grupo. Mas o chileno nascido em Canoas tem sua importância, sim.

É que o gancho de William gerou efeito dominó. PC disputa a vaga no time titular com Fabinho, volante de origem. E essa briga, cria uma variação que tem prós e contras.

Um dos lados dessa disputa apareceu no jogo de ida da semifinal do Gauchão, com o São José-POA. Sem William, Fabinho virou lateral. Anderson foi recuado e Aylon apareceu no ataque. Resumo: ao tapar a ausência do lado, o Colorado mudou o meio-campo e perdeu dinâmica.

Magalhães, que sequer ficou no banco de reservas no sábado passado, pulou direto para o time titular nesta semana. Motivo: com virtude mais defensiva, ele pode ajudar o Inter a se segurar em um gramado artificial. Além de manter Fabinho no meio-campo.

“O Paulo Cezar é alto, forte e vigoroso. Ajuda na bola aérea, e ela tem sido decisiva em vários jogos e campeonatos”, disse Argel, em um raro momento de franqueza na última entrevista antes da decisão da semifinal.

Durante a semana, o Inter montou uma espécie de cartilha para atuar no solo artificial. Também exaltou sua defesa, com média baixa de gols sofridos. E valorizou Eduardo Sasha e Vitinho – que juntos marcaram 12 gols (o equivalente a 40% dos gols do time no ano). Mas tudo tem ligação com o Paulo Cezar Magalhães, o coadjuvante decisivo.

FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ-POA X INTERNACIONAL

Data e hora: 23/04/2016 (sábado), às 18h30 (Brasília)
Local: estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Francisco Neto
Auxiliares: André da Silva Bittencourt e Tiago Diel

SÃO JOSÉ-POA: Fábio; Bindé, Everton, Wagner, e Deivid; Felipe Guedes, Rafael Carrilho, Diego Torres e Rafinha; Jô e Heliardo
Técnico: China Balbino

INTERNACIONAL: Alisson; Paulo Cezar, Paulão, Ernando e Artur; Fernando Bob, Fabinho, Anderson, Andrigo e Eduardo Sasha; Vitinho
Técnico: Argel Fucks