Topo

Grêmio usa choque térmico, 'marmita' e meia apertada para reduzir desgaste

Grêmio tenta amenizar os efeitos de dois jogos em três dias com estratégia regenerativa - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio tenta amenizar os efeitos de dois jogos em três dias com estratégia regenerativa Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2016 18h07

Não é fácil recuperar o grupo de jogadores para dois jogos em três dias. E o Grêmio precisou fazer isso. Depois de pegar o Toluca na terça, o Tricolor preparou um esquema especial para dar condições de jogo ao elenco visando o duelo desta quinta-feira contra o Juventude. Com choque térmico, 'marmita' e meias apertadas, o grupo buscou recuperar o grupo. 

Na saída da Arena depois da vitória sobre o Toluca, os jogadores carregavam uma especie de marmita. Um recipiente de comida com reforço de carboidratos para reposição energética rápida. Precisariam jantar antes de dormir. A maioria dos jogadores fez a refeição na Arena. Mas o trabalho de recuperação começou ainda antes. 
 
Nos vestiários, tão logo deixaram o jogo, começou a atividade. Primeiro, mergulho em banheira de gelo. Em seguida, a passagem para uma banheira quente. O choque térmico auxilia na recuperação muscular, aumenta o fluxo sanguíneo e é normalmente usado no dia depois dos jogos. 
 
"Fizemos banheira logo em seguida da partida. A recuperação começou tão logo acabou o jogo", explicou o volante Ramiro, que ganhou posição na lateral direita. 
 
Nesta quarta-feira, os titulares do Tricolor apenas fizeram um trabalho regenerativo. Os reservas trabalharam no gramado. E depois da atividade, uma nova orientação: o uso de meias de compressão. 
 
Com as meias 'mais apertadas' naturalmente, a ideia do clube é acelerar a circulação dos atletas e também auxiliar na recomposição das condições físicas para o duelo com o Ju. Há vários tamanhos deste tipo de meias, desde apenas até o tornozelo às que vão até a cintura. 
 
"Acho que todos estarão à disposição normalmente. Vamos avaliar isso lá em Caxias. Mas o elenco é muito forte e todos estão prontos", completou Ramiro. 
 
O elenco gremista embarca para a cidade da serra gaúcha às 20h. O jogo está marcado para as 21h30 desta quinta-feira. É o duelo de ida da semifinal. A volta será disputada no domingo, na Arena. Marcelo Olivera e Douglas sequer foram relacionados para o compromisso de ida.