Topo

'Vestibular' no ataque. Grêmio quer resolver problema antes da Libertadores

Bobô faz gol, ganha espaço e será testado por vaga no ataque do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Bobô faz gol, ganha espaço e será testado por vaga no ataque do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

24/02/2016 06h00

É evidente que o rendimento ofensivo do Grêmio preocupa. Com apenas um gol marcado nos últimos três jogos, o Tricolor começa, nesta quarta-feira (24) um 'vestibular' que pode definir a movimentação de ataque para a retomada da Libertadores, na semana que vem. Diante do São Paulo-RS, pelo Gauchão, Bobô e Henrique Almeida devem ser testados. O duelo está marcado para as 21h45 (horário de Brasília), em Rio Grande. 

Foram 12 gols na temporada, contando o amistoso contra o Danubio. Pouco para o terceiro colocado do Brasileirão do ano passado. Apenas em dois jogos foram marcados mais de dois gols: contra Aimoré e Brasil de Pelotas. E em ambos a movimentação repetiu o ano passado. 
 
Henrique Almeida e Bobô, ambos centroavantes, lutam por espaço no time. O primeiro deve ser reserva nesta quarta, mas tem garantia de sequência no time. Ao menos como alternativa. O projeto de adaptação teve apenas início e deve contar com insistência pelo ritmo de jogo. 
 
O segundo, que marcou o gol da vitória no último domingo sobre o Novo Hamburgo, está no clube desde o ano passado, ostenta bons números mas não conquistou a torcida ainda. A desconfiança motivou a chegada de Henrique e até Bolaños. 
 
O equatoriano, por sinal, ainda não tem ritmo de jogo e pode simbolizar alternativa diferente para o último terço do campo. Só que apenas depois de ter contrato oficializado pela CBF.
 
O técnico gremista testou duas opções nas atividades recentes. Ambas com Luan deslocado de função. Depois de ser 'falso 9' no ano anterior, o jogador virou meia aberto ou centralizado. Henrique e Bobô atuaram juntos em boa parte de um treino, mas apenas Bobô deve jogar desde o início. 
 
A ideia é encontrar a melhor movimentação antes da volta à Libertadores. A recuperação da derrota na estreia pela competição continental tem que acontecer diante da LDU, na semana que vem, em casa. 
 
O adversário desta quarta 'renasceu'. Tradicional no interior gaúcho, o São Paulo quase foi rebaixado no ano passado, mas escapou e agora briga pelas primeiras posições no campeonato. 
 
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO-RS X GRÊMIO
Data e hora: 24/02/2016 (Quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Daniel Bins
Auxiliares: Antonio João Albornoz e André da Silva Bittencourt
SÃO PAULO-RS: Deivity; Raulen, Fernando Pinto, Luís Henrique e Romano; Henrique, Thiago Correa, Guto Dresch e Athos; Júlio Abu e Rafael Pilões. 
Técnico: Hélio Vieira
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wesley, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Edinho, Kaio, Luan, Lincoln (Henrique Almeida) e Everton; Bobô
Técnico: Roger Machado