UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
Nabor Goulart/Agência Freelancer

Escudero comemora gol contra o Porto Alegre e vitória do Grêmio por 3 a 0

20/03/2011 - 17h50

Escudero brilha, Grêmio vence o Porto Alegre e encerra série negativa

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

Bastou 4 minutos para Escudero mostrar o que esperavam os torcedores que pediam sua escalação no time do Grêmio. Neste domingo, no estádio Passo d'Areia, pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho, o time tricolor contou com gol do argentino e venceu o Porto Alegre por 3 a 0. Com time reserva e sem adaptação ao gramado artificial, os jovens jogadores garantiram o retorno da tranquilidade a Renato Gaúcho. Júnior Viçosa e Vinícius Pacheco também marcaram.


O resultado não fez grande efeito para o time tricolor em termos de tabela. Com os primeiros três pontos conquistados, o 4º lugar é o posto gremista. O mais importante para os comandados de Renato Gaúcho é o fim da série negativa. Depois de três jogos, o retorno das vitórias é comemorado. Já o Porto Alegre é penúltimo no grupo 2. No entanto a pior campanha no geral aumenta a ameaça de rebaixamento. Com somente 5 pontos, as próximas rodadas devem decretar a queda do clube da família de Ronaldinho Gaúcho.

O Grêmio volta a campo pelo Gauchão na próxima quinta-feira, às 19h30, para jogar contra o Inter de Santa Maria, no Olímpico. Enquanto isso o Porto Alegre busca recuperação no mesmo dia e hora, contra o Pelotas, no estádio Boca do Lobo. O time da zona sul do Estado é adversário direto na busca para se manter na Série A do Rio Grande do Sul.

Logo no início da partida, Escudero recebeu cruzamento de Mithyuê e, com precisão impressionante, bateu de primeira e colocando no ângulo de Giovani: 1 a 0. Aos 4 minutos, o time tricolor já estava na frente e com a tranquilidade garantida em campo.

 

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
1min - Saimon erra e Vanílson chuta para fora
4min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Mithyuê cruza e Escudero marca de primeira
22min - André Luiz chuta cruzado perto do gol de Victor
27min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Pessalli dribla seu marcador e cruza para Júnior Viçosa marcar de cabeça
42min - Escudero recebe cruzamento e, livre, chuta em cima de Giovani
SEGUNDO TEMPO
32min - Saraiva chuta de perna esquerda muito longe do gol
39min - Da Silva entra livre e Victor salva o Grêmio
46min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Leandro toca para Vinícius Pacheco que fdribla o goleiro e marca o terceiro

Sem entrosamento por ser uma equipe basicamente reserva, o Grêmio teve em Escudero sua principal arma ofensiva. Foi o argentino o único a buscar tabelas tentar dribles e chamar a responsabilidade em campo. O Porto Alegre, último colocado na classificação geral do Gaúcho, tentou o ataque, mas esbarrou em sua falta de qualidade.

Erros técnicos foram completamente justificáveis na partida. Ambos os times estrearam no campo artificial, e ficou clara a falta de entendimento com a dinâmica no piso sintético. Com a bola mais rápita, Grêmio e Porto Alegre sofreram.

A fragilidade do Porto Alegre, que só venceu uma partida até agora em todo o Estadual, apareceu novamente a 27 do segundo tempo. Pessalli driblou duas vezes seu marcador após receber de Escudero e cruzou para Júnior Viçosa fazer o segundo, de cabeça.

"Estou contente, o importante é seguir assim para o segundo tempo", disse rapidamente Escudero ao sair de campo com o fim do primeiro tempo.

Segundo tempo morno

No segundo tempo, o Grêmio seguiu superior a seu adversário. O Porto Alegre passou a utilizar força excessiva em algumas jogadas fazendo muitas faltas, mas não chegou perto a assustar o rival. Sem grandes oportunidades de parte a parte, Renato Gaúcho observou a equipe encaminhar os três pontos.

Vinícius Pacheco pede para jogar no ataque e é atendido

Antes do início da partida, Renato Gaúcho havia informado que Vinícius Pacheco não se adaptou à posição que o comandante imaginava e pediu para brigar por uma vaga no ataque. No segundo tempo, o técnico atendeu a solicitação do ex-flamenguista, o colocando no lugar de Júnior Viçosa. A 30 do segundo tempo, Escudero deixou o campo aplaudido. Leandro entrou em seu lugar. "Foi muito bom, vencer é o mais importante", disse o principal destaque do jogo. 

Ainda houve tempo para Vinícius Pacheco marcar o terceiro após receber de Leandro e driblar o goleiro. O 3 a 0 abafa o início de pressão sobre o trabalho de Renato Gaúcho. Agora, a paz volta a reinar no Olímpico e, quarta-feira, contra o Inter de Santa Maria, os titulares voltarão a campo.

PORTO ALEGRE 0 X 3 GRÊMIO
 
Porto Alegre
Giovani, Airton (Saraiva), André Ribeiro, Mailson e Sityá; Junior, André Luiz, Michel e Juninho (Yuri); Da Silva e Vanilson (Fábio).
Técnico: Luís Antônio Zaluar
 
Grêmio
Victor; Maylson, Saimon, Neuton e Bruno Collaço; Fernando, Willian Magrão, Pessalli e Mithyuê (Mateus Magro); Escudero (Leandro) e Júnior Viçosa (Vinícius Pacheco).
Técnico: Renato Gaúcho
 
Data: 20/03/2011 (domingo)
Local: estádio Passo d'Areia, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Alexandre Antônio Kleiniche e Tatiana Jacques de Freitas (também do RS)
Cartões amarelos: André Ribeiro (POA), Saraiva (POA), Mateus Magro (GRE), Neuton (GRE)
Gols: Escudero, do Grêmio, a 4 minutos do primeiro tempo; Júnior Viçosa, do Grêmio, a 27 do primeiro tempo; Vinícius Pacheco, do Grêmio, a 46 do segundo tempo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host