UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
Nabor Goulart/Agrência Freelancer

O Grêmio saiu perdendo, mas conseguiu a virada com gols de Bruno Collaço e Lins

30/01/2011 - 21h22

Estreantes marcam e Grêmio vira sobre o Inter em clássico no exterior: 2 a 1

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

Grêmio e Internacional usaram reservas, mas protagonizaram um Gre-Nal com alternância de comando e muitas chances de gol, neste domingo, em Rivera-URU. O Grêmio foi melhor em praticamente todo o jogo, mas saiu atrás, e contou com gols de estreantes em clássico para virar a partida. O 2 a 1 fez justiça ao domínio gremista no segundo tempo e durante boa parte da etapa inicial. As trocas feitas por Renato Gaúcho e Roger no intervalo também foram fundamentais para a vitória gremista no primeiro clássico disputado fora do país da história. Guto marcou para o Internacional no primeiro tempo, mas Bruno Collaço e Lins garantiram a virada gremista.

Com três pontos a mais o Grêmio chega a 11, mantém a invencibilidade no ano e ocupa a segunda colocação no grupo 2 do certame. Enquanto isso o Internacional perde a liderança do grupo 1 para o Caxias, e fica em segundo com 9 pontos.

Com 3 segundos de jogo Maylson entrou de carrinho em Daniel, fez falta dura e recebeu cartão amarelo. Este lance exemplifica a essência do clássico do Rio Grande do Sul. Os times reservas de Inter e Grêmio não modificaram o quadro de outros tempos e a partida foi disputada com força excessiva.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
6 min – Maylson lança Diego Clementino nas costas da zaga. Atacante bate fraco e Muriel salva.
26 min – Rodrigo Moledo cabeceia contra o próprio gol e Muriel tira com a ponta dos dedos.
38 min – GOOOL DO INTER! Marquinhos bate escanteio e Guto surge no meio dos zagueiros para desviar de cabeça.
39 min – Daniel avança pelo lado direito e bate forte no ângulo. M. Grohe espalma.
42 min – Guto cobra falta e bola passa muito perto do pé da trave direita do gol do Grêmio.
45 min – Massari acerta cruzamento da esquerda e R. Goulart mete de cabeça. Para fora.
SEGUNDO TEMPO
9 min – Diego C. pega rebote de Muriel e completa de cabeça. Bola bate no travessão e não entra.
13 min – GOOOL DO GRÊMIO! Bruno Collaço bate falta frontal com pé esquerdo. Muriel só olha.
17 min – Clementino serve Adílson na esquerda. Volante bate em cima de Muriel e perde chance.
19 min – Wesley segura e deixa W. Magrão na cara do gol. Volante bate por cima do gol.
23 min – Marquinhos põe R. Goulart livre, na cara do gol. Meia tenta o ângulo e bate para fora.
27 min – GOOOL DO GRÊMIO! Natan fura em bola. Lins pega a bola e bate na saída de Muriel.
42 min – Daniel levanta na área. T. Humberto desvia com as costas e Grohe espalma.
44 min – Lançamento para D. Clementino e Muriel evita o terceiro gol do Grêmio.

O Grêmio fez o esperado na escalação, mas inovou na postura em campo. Mithyuê e Maylson ocuparam as duas últimas funções do meio, como era cogitado. Porém, em vez do losango, o time teve Wesley isolado na frente, com uma linha de armação contanto até com Diego Clementino, aberto pela direita. Enquanto isso o Internacional começou o jogo com três volantes. Natan foi a novidade substituindo Tiago Humberto. Assim, a formação que não foi bem na estreia contra o Cruzeiro se viu repetida.

Guto faz 1º e Grêmio se perturba

O Grêmio esteve perto de marcar com Diego Clementino, aos 6 minutos do primeiro tempo, e com Rodrigo Moledo contra, aos 26. Porém viu o Inter abrir o placar. Como as jogadas tramadas não estavam acontecendo para os vermelhos, já que a formação com três volantes não permitia, um escanteio foi o suficiente para Guto passar entre os zagueiros rivais e cabecear vencendo Marcelo Grohe.

A falha da defesa gremista, gritante no gol do Inter, perturbou o time tricolor, que até então era melhor na partida. Motivado pelo placar, o Internacional cresceu e esteve perto de fazer mais, ao menos, dois gols. Dominado até o fim da primeira etapa, o Grêmio comemorou o apito final do árbitro.

"Eu estava esperando este momento, é o jogo da minha vida. É a partida que mostra nossa força de verdade", atestou o centroavante Guto, autor do gol do Internacional. "Eu marcava ele, vacilei, mas vamos tentar reverter esta situação", lamentou o zagueiro Vilson do Grêmio.

Roger altera time e Grêmio melhora

A pedido de Renato Gaúcho, Vilson foi poupado da segunda etapa de jogo. Assim, Roger promoveu a entrada de Willian Magrão e modificou completamente a estrutura do Grêmio. Mário Fernandes foi para a zaga e Maylson passou a jogar na lateral-direita. Enquanto isso o Internacional voltou da mesma forma que acabou o primeiro tempo.

O Grêmio melhorou, retomou o domínio do jogo que tinha até os 38 do primeiro tempo, passou a pressionar e teve grande oportunidade de empatar aos 9 minutos de segundo tempo. Um cruzamento de Maylson encontrou Wesley, que cabeceou para defesa de Muriel, no rebote Diego Clementino acertou a trave, a bola quicou perto da linha do gol e a defesa afastou. Mas o empate não tardou a acontecer. 4 minutos depois da chance, Bruno Collaço, de falta, colocou o placar em igualdade. A falta sofrida por Wesley foi batida colocada, e o lateral-esquerdo marcou seu primeiro gol pelo profissional do Grêmio.

Melhor no jogo, o Grêmio passou a buscar a virada. Willian Magrão e Adílson perderam chances claras, antes dos 20 do segundo tempo. Mas não foram somente do Grêmio as oportunidades explícitas de movimentar o placar . Aos 23 da segunda etapa Ricardo Goulart ficou frente a frente com Marcelo Grohe e, livre, chutou para fora. Foi a primeira finalização do Inter desde o intervalo, reflexo da pressão gremista.

Defesa do Inter falha feio e Lins marca gol da virada

Depois de muitas oportunidades claras em jogadas tramadas, o Grêmio virou em um erro grotesco do volante Natan do Inter. Marcelo Grohe lançou da defesa, Natan foi afastar a acabou tocando para trás, a bola sobrou para Lins, que marcou em seu primeiro clássico: 2 a 1.

Após o gol, o Grêmio tentou se defender colocando Denner na vaga de Wesley. O Inter respondeu com a troca de Ricardo Goulart por Thiago Humberto e Natan por Marinho. Com isso os vermelhos colocaram o time para o ataque, mas não foi suficiente. Marcelo Grohe salvou o Grêmio da derrota faltando 3 minutos para fim da partida e a vitória gremista foi consolidada.

O Grêmio abandona novamente o Gauchão e volta a jogar pela pré-Libertadores na quarta-feira. Os titulares do time tricolor voltam a campo às 22h contra o Liverpool-URU defendendo a vantagem obtida com o 2 a 2 no Uruguai. O Internacional tem a estreia do time principal na próxima quinta-feira. D'Alessandro, Guiñazu e companhia jogam contra o Juventude, pelo Estadual, às 19h30.

Ficha da Partida

Grêmio Grêmio Técnico: Roger
1. Marcelo Grohe
2. Mário Fernandes
3. Vilson
14. William Magrão
4. Newton
6. Bruno Collaço
5. Mateus Magro
11. Adilson
8. Maylson
10. Mithyuê
18. Lins
7. Diego Clementino
9. Wesley
13. Dener
2 1
Internacional Internacional Técnico: Enderson Moreira
1. Muriel
2. Daniel
3. Rodrigo Moledo
4. Ronaldo Alves
6. Massari
. Jiuliano
8. Augusto
7. Natan
18. Marinho
10. Marquinhos
11. Ricardo Goulart
. Thiago Humberto
9. Guto

Data: 30/01/2011 - 19h30

Local: Atílio Paiva

Ãrbitro: Márcio Chagas

Auxiliares: Alexandre Kleiniche e José Eduardo Calza

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host