UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
11/04/2010 - 18h21

Nos pênaltis, Pelotas elimina São José e decide contra o Inter a final do returno do Gauchão

Daniel Cassol
Em Porto Alegre

Foi uma semifinal de turno sem que Inter ou Grêmio estivessem em campo. Mas a partida entre São José e Pelotas neste domingo em Porto Alegre não ficou devendo nada em qualidade, disputa e tensão. Placar de 1 a 1 no tempo regulamentar, confusão, duas expulsões e decisão nas penalidades: no final, o goleiro Jonatas defendeu duas cobranças e garantiu o Pelotas na decisão do segundo turno do Campeonato Gaúcho contra o Internacional.

  • Edu Andrade/Freelancer
  • Edu Andrade/Freelancer

    Pelotas abriu o marcador, mas teve dois jogadores expulsos e São José empatou em jogo disputado

O time treinado por Beto Almeida começou na frente, mas no segundo tempo perdeu dois jogadores por expulsão, sofreu o gol de empate e teve de decidir nos pênaltis uma partida que foi disputada desde o começo, muito em função de o Pelotas ter saído na frente três minutos depois do apito inicial. Mais de mil torcedores apoiaram a equipe na classificação fora de casa.

O Pelotas abriu o placar logo aos três minutos de jogo, o que alterou toda a característica da partida. Maicon Sapucaia recebeu livre pela direita da área e cruzou alto para Alex Dias pegar a bola de primeira, fazendo 1 a 0.

Com o gol, a equipe recuou e quem começou a pressionar foram os donos da casa. Porém, o São José não levava grande perigo ao gol de Jonatas, a não ser em um chute fraco de Jefferson aos 13 minutos e em uma pancada de fora da área de Dada, aos 26.

O técnico Argel ainda fez uma mudança incomum na sua equipe, tirando o zagueiro Gustavo e colocando Cauê para cobrir melhor o lado esquerdo da zaga, por onde saiu o gol do Pelotas.

No início do segundo tempo, quase que o Pelotas se repete: aos seis minutos, Alex Dias venceu os zagueiros e ficou cara a cara com o goleiro Tiago, mas perdeu o ângulo e a chance de ampliar o placar. A partida também seguiu igual na pressão do São José e nas saídas perigosas do Pelotas no contra-ataque.

Mas duas expulsões em sequência no Pelotas mudaram a história da partida. Aos 15 minutos da etapa final, o volante Jardel fez falta forte, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o Pelotas com um jogador a menos. Não passaram três minutos e a equipe sofreu sua segunda baixa: depois de uma confusão, o atacante Thiago Duarte recebeu cartão amarelo, agrediu um adversário no lance seguinte e foi expulso de campo.

O resultado imediato foi o gol do São José. Da meia direita, Pedro Carmona levantou a bola na área e o atacante Jefferson, artilheiro da competição, empatou a partida e fez seu 13º gol no Gauchão. O São José foi para cima e teve até um gol anulado corretamente pelo árbitro Márcio Chagas da Silva, aos 27 minutos. Apesar da pressão, o Pelotas segurou o empate até o final, com a ajuda do goleiro Jonatas, e a classificação foi decidida nas penalidades.

Na decisão, Jonatas repetiu a boa atuação dos 90 minutos e defendeu as cobranças de Wagner e Alexandre. O Pelotas acertou as quatro penalidades e selou sua classificação para a final da Taça Fábio Koff. A decisão contra o Inter é no próximo domingo, no estádio Beira-Rio.

SÃO JOSÉ 1 (2) X (4) 1 PELOTAS

São José
Tiago; Alexandre, Wagner, Gustavo (Cauê) e Juca; Douglas (Beá), Jonas, Dadá (Xavier) e Guilherme; Jefferson e Pedro Carmona. Técnico: Argel Fucks

Pelotas
Jonatas; Jonas, Bruno Salvador e Jonathas Costa; Maurinho, Gavião, Jardel, Maicon Sapucaia (Sandro Sottili) e Diego; Thiago Duarte e Alex Dias (Jucemar). Técnico: Beto Almeida

Data: 11/04/2010 (domingo)
Local: estádio Passo D’Areia
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: José Otávio Dias Bittencourt e José Inácio de Souza
Cartões amarelos: Guilherme (SJ), Jardel (P), Jonas (SJ), Dadá (SJ), Thiago Duarte (P), Wagner (SJ)
Cartão vermelho: Jardel (P), Thiago Duarte (P)
Gols: Alex Dias, aos 3 min do primeiro tempo; Jefferson, aos 19 minutos do segundo tempo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host