UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
Neco Varella/Freelancer

Inter de Giuliano (11) e Sorondo (14) não jogou bem e foi goleado pelo São José

25/03/2010 - 00h20

Em jogo confuso, Inter leva 3 a 0 do São José e aumenta pressão em Fossati

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre

BRUXA SOLTA NO PASSO D'AREIA

  • Neco Varella/Freelancer
  • Neco Varella/Freelancer

    Na partida no Passo D'Areia, houve falta de luz, briga entre D'Alessandro e Argel (acima) e fratura na perna direita do goleiro Rafael, do São José

O Internacional não saiu de Porto Alegre para levar uma goleada do São José, 3 a 0. Com rendimento muito baixo, produção ofensiva quase nula e vários problemas defensivos, o time vermelho parecia desnorteado no campo. O jogo do estádio Passo D’Areia teve confusão entre treinadores por causa de D’Alessandro, falta de luz e a quebra de um jejum de 44 anos sem vitórias do pequeno contra o clube colorado. A segunda derrota no ano deixa a equipe de Jorge Fossati em terceiro no grupo 2 da Taça Fábio Koff, com 8 pontos, dois a menos que o líder, São José. O Inter soma cinco partidas sem vitória, com quatro empates e uma derrota.

O Internacional não começou com em outros jogos da temporada o compromisso com o São José. Ao invés de grande volúpia e velocidade embaralhadora de defesas, o time de Jorge Fossati ia com calma ao gol rival. Não trocava muitos passes, porém parecia perdido. Se antes o erro era no passe final para a conclusão, agora a jogada nem chegava a este ponto. O São José, por sua vez, não aguardava quieto as estocadas. Respondia pelo lado esquerdo, usando o espaço cedido por Nei.

A figura de Giuliano, no meio-campo, era a mais destacada. Se movimentando por ambos os lados e com bons passes. No entanto, tal procedimento não foi suficiente. Aos 15 minutos, Kleber lançou Alecsandro e na saída de gol Rafael prendeu o pé no chão e teve fratura séria no tornozelo direito.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
9 min – Kleber bate colocado e Rafael defende rente a trave direita.
22 min – GOOL DO SÃO JOSÉ! Dadá pega sobra dentro da área, depois de cruzamento da esquerda, e chuta com violência.
41 min – Guiñazu cruza da esquerda e Alecsandro cabeceia mal, para fora.
45 min – GOOL DO SÃO JOSÉ! Outro erro da zaga do Inter e Jéferson fica com a sobra para marcar segundo gol.
SEGUNDO TEMPO
3 min – GOOL DO SÃO JOSÉ! Guilherme invade defesa do Inter e bate na saída de Pato.
10 min – Walter toca de cabeça, muito fraco, e Tiago defende fácil.
13 min – Walter deixa Guiñazu de frente para o gol e volante perde chance.
24 min – D’Alessandro bate embaixo da bola e ela sobre demais.
31 min – Pato sai do gol e Jéferson chuta de longe, que marcando um belo gol.

Após o episódio atípico, o São José foi para cima. Em um erro de marcação do lado direito vermelho, Juca cruzou e a zaga do Inter se atrapalhou. Dadá apareceu e chutou com violência, na cara de Abbondanzieri que nada pode fazer.

Confusão entre técnicos e camisa 10

Perdendo a partida, o Inter ficou mais confuso. Alecsandro pouco recebeu para concluir. Taison foi muito apagado e o São José crescia. Aos 45 minutos, de novo pela esquerda, cruzamento e a zaga falha. O artilheiro Jéferson pega no ar e amplia. 2 a 0 no marcador e desequilíbrio em campo. D’Alessandro, primeiro deu um tapa em um atacante adversário. Depois discutiu com o técnico Argel Fucks. A confusão se tornou generalizada quando treinador encarou treinador. De um lado o ex-zagueiro do Inter, Argel. De outro o ex-goleiro Fossati. Saldo da confusão: amarelo para o gringo e expulsão do comandante do São José.

Com um clima pesado, o segundo tempo começou com mais espaços para o mandante. Guilherme recebeu e colocou velocidade. Na saída de Abbondanzieri, logo aos dois minutos, o Inter levava o terceiro gol. Imediatamente, Fossati chamou Walter e Edu. Os atacantes Taison e Alecsandro deixaram o campo do Passo D’Areia com caras fechadas, dando sinais de desaprovação pela decisão do chefe.

A partir deste ponto, o Inter teve atitude. Foi para cima, com vontade de sobra, mas faltava calma para concluir bem. Walter, aos 10 minutos, cabeceou fraco. Aos 13, o capitão Guiñazu ficou cara a cara com o gol e errou a conclusão. O São José se limitava a controlar o adversário e segurar bola no ataque. A vitória com placar elástico é a primeira na história dos confrontos com o Internacional no Campeonato Gaúcho. Mais tarde, o treinador vermelho foi para o tudo ou nada. Sacou Giuliano e botou Marquinhos.

Luz e futebol somem do Passo D'Areia

Aos 23 minutos, outro fator tornou o jogo São José e Inter diferente. Os refletores do estádio pararam de funcionar, paralisando a partida por 27 minutos. A torcida colorada aproveitou para entoar frases de ordem contra Jorge Fossati. No reinício, mais uma amostra clara de problemas defensivos, quando Jéferson subiu sozinho para tocar de cabeça para fora.

Os pouco mais de 22 minutos foram de um futebol insosso, contando com uma saída bizarra de Abbondanzieri do gol, aos 31, para desarmar o ataque. Jéferson quase fez o gol sonhado por Pelé, do meio-campo.

Sem forças, restou ao Inter trocar bola na defesa e contar com a sorte para descontar. A última vitória do São José contra o Inter aconteceu no longínquo 7 de setembro de 1965, pelo Campeonato da Cidade, 2 a 1.

SÃO JOSÉ 3 X 0 INTERNACIONAL

São José
Rafael (Tiago); Alexandre, Vagner, Gustavo, Juca; Marabá, Jonas, Dadá (Douglas), Guilherme; Pedro Carmona (Xavier) e Jéferson
Técnico: Argel Fucks

Internacional
Abbondanzieri; Nei, Fabiano Eller, Sorondo e Kleber; Wilson Mathias, Guiñazu, Giuliano (Marquinhos) e D’Alessandro; Taison (Walter) e Alecsandro (Edu)
Técnico: Jorge Fossati

Data: 24/03/2010 (quarta-feira)
Local: estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre
Árbitro: Márcio Chagas
Auxiliares: Júlio Cesar Rodrigues dos Santos e João Lúcio Monteiro de Souza
Cartões amarelos: Jéferson (S), Dadá (S), Vagner (S), Kleber (I), D'Alessandro (I), Jonas (I), Alexandre (S)
Cartões vermelhos: Jonas (S)
Gols: Dadá, aos 22 min; Jéferson, aos 45 min do primeiro tempo; Guilherme, aos 2 min
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host