Topo

'Patinhos feios', Botafogo e Flu decidem Taça Rio para coroar reação

Botafogo e Fluminense decidem final da Taça Rio após iniciarem ano com muitas dificuldades - Fernando Soutello/Agif/Estadão Conteúdo
Botafogo e Fluminense decidem final da Taça Rio após iniciarem ano com muitas dificuldades Imagem: Fernando Soutello/Agif/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2018 04h00

Com Flamengo e Vasco disputando a Libertadores, Botafogo e Fluminense iniciaram o ano como os ‘patinhos feios’ do Rio de Janeiro. Com times modestos e sem estourar o orçamento, ambos iniciaram o ano por baixo. Basta citar, por exemplo, a eliminação precoce da dupla nas fases iniciais da Copa do Brasil. Neste domingo, às 16h, Alvinegro e Tricolor tentam soltar o grito de campeão da Taça Rio, no Maracanã, para coroar a volta por cima nesses primeiros meses de 2018.

O Botafogo é quem encara a pior maré entre os cariocas. Após perder o técnico Jair Ventura e outros jogadores destaques da temporada passada (Roger, Bruno Silva e Victor Luis), o time tentou promover nova prata da casa para comandar os jogadores. Felipe Conceição, no entanto, não teve o desempenho esperado. Muito pelo contrário. Após queda vexatória na Copa do Brasil (para a Aparecidense-GO ainda na primeira fase) e na Taça Guanabara, o profissional foi demitido do Alvinegro.

Sob o comando de Alberto Valentim, o Botafogo apresentou evolução. Além do treinador, a diretoria apresentou também reforços. Kieza, Moisés e Marcelo ganharam vaga e encorparam a equipe. Rodrigo Aguirre chegou mais tarde e só poderá jogar no Brasileiro e Sul-Americana.

Além disso, Valentim tenta recuperar atletas que não iniciaram bem a temporada. Luiz Fernando, principal reforço, é o caso mais emblemático. Após parar no banco, ele retomou a vaga e desencantou na semifinal contra o Vasco. Rodrigo Pimpão também deixou as vaias no passado. Renatinho e Matheus Fernandes se recuperam de lesão e estão próximos de retornar ao elenco.

“As duas equipes estão mais preparadas e será um jogo bom. O Fluminense está leve na competição. Time que cresceu na competição. Está leve. Fazendo um grande campeonato, tem grandes jogadores de qualidade e temos que estar preparados”, disse Jefferson, que será titular na ausência de Gatito, com a seleção paraguaia.

Não é só o Botafogo que precisa do título em busca da afirmação na temporada. O Fluminense também está pressionado por sua torcida. Após fazer lista de dispensa com Henrique e Diego Cavalieri e perder jogadores como Henrique Dourado e Gustavo Scarpa, o Tricolor sequer se classificou para a semifinal da Taça Guanabara. Em seguida, fez vergonha ao ser eliminado pelo Avaí na terceira fase da Copa do Brasil.

Ao contrário do Botafogo, o Fluminense não tomou nenhuma medida drástica. A confiança em Abel Braga segue inabalada e tem sido decisiva para o reerguimento do time na temporada, após início ruim. O time se reencontrou com muitos jovens em campo e voltou a ganhar a confiança dos torcedores.

“Eles [jovens] têm muito potencial. A gente tem muito discernimento para poder ajudá-los. Acalmar na hora boa para não perder o foco e dar apoio na hora ruim. O futebol é complicado. Bastam dois jogos para a fase mudar e, em caso negativo, para consertar é muito difícil”, afirmou o experiente Gum.

FLUMINENSE X BOTAFOGO

Data e hora: 25/03/2018, às 16h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Auxiliares: Thiago Henrique Corrêa Farinha e Carlos Henrique Alves

Fluminense
Julio César; Renato Chaves, Gum e Ibañez; Gilberto Richard, Jadson, Sornoza e Ayrton; Marcos Júnior e Pedro
Técnico: Abel Braga

Botafogo
Jefferson; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso, Marcos Vinicius e Léo Valência; Luiz Fernando e Brenner
Técnico: Alberto Valentim