Topo

Resultados pró-Fla aconteceram em 81% dos jogos contra Botafogo em 10 anos

Paolo Guerrero fez um dos gols do Flamengo no último encontro com o Botafogo - Gilvan de Souza/Flamengo
Paolo Guerrero fez um dos gols do Flamengo no último encontro com o Botafogo Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/04/2017 04h00

A rivalidade entre Flamengo e Botafogo aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Os clubes iniciaram uma série de decisões a partir de 2007 e vivem dez anos de jogos marcantes e também de polêmicas nos bastidores. No próximo domingo (23), às 16h (de Brasília), eles voltam a medir forças no Maracanã por uma vaga na final do Campeonato Carioca. A julgar pelo retrospecto recente, o Rubro-negro tem mais motivos para se animar.

O Flamengo tem a vantagem do empate para chegar à decisão do Estadual. A igualdade no placar aconteceu 23 vezes nos 44 jogos realizados entre os rivais nos últimos dez anos. O Rubro-negro venceu em 13 oportunidades, enquanto o Alvinegro triunfou em oito ocasiões.

Em 81% dos jogos, o clube da Gávea obteve resultados que o favorecem na semifinal do Campeonato Carioca. O empate se tornou tão comum no duelo, que os times se encararam três vezes no ano passado e ficaram na igualdade em todas as oportunidades.

Em 2017, na última vez em que estiveram frente a frente, o Flamengo venceu por 2 a 1, no Engenhão - o Botafogo jogou com reservas. Os números são animadores para os rubro-negros, não tanto para os alvinegros. Mas o fato é que a vaga na final será decidida em campo e uma nova história escrita.

O que passou serve de inspiração para um lado e de motivação para outro. No Flamengo, o atacante Paolo Guerrero se concentra na primeira de uma série de partidas decisivas que o Rubro-negro terá pela frente, incluindo os compromissos pela Copa Libertadores.

“Nos preparamos para isso. Sabíamos que esse mês seria duro. Um período com jogos grandes e decisivos. Será uma sequência delicada, mas seguimos trabalhando forte”, encerrou.