Topo

Fla usa força máxima em busca da melhor campanha na Taça Guanabara

Willian Arão e Guerrero comemoram um dos gol do Flamengo no Campeonato Carioca - Gilvan de Souza / Flamengo
Willian Arão e Guerrero comemoram um dos gol do Flamengo no Campeonato Carioca Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/02/2017 04h00

O Flamengo coloca em campo o que tem de melhor para enfrentar o Madureira neste domingo (19), às 17h (de Brasília), em Volta Redonda. O objetivo do já classificado Rubro-negro é claro: encerrar a fase de classificação da Taça Guanabara com a melhor campanha.

A briga é direta com o Fluminense, que terminou na liderança do Grupo C - 15 pontos, saldo de 14 gols - após a vitória por 3 a 0 sobre o Volta Redonda. Se vencer, o Rubro-negro igualará o Tricolor em pontos e no número de vitórias. No entanto, para superar o time das Laranjeiras será necessário triunfar por pelo menos 3 a 0.

Desta forma, o Flamengo chegaria aos 16 gols marcados contra dois sofridos - saldo de 14. Só que bateria o Fluminense no critério de desempate seguinte, o número de gols pró - 16 a 14. A missão não é simples, porém, ainda mais importante do que a melhor campanha é se garantir em primeiro lugar do Grupo B. Para isso, basta até um empate com o Tricolor Suburbano, também garantido nas semifinais.

Por toda essa responsabilidade, o Rubro-negro entra em campo com a equipe titular. A tendência é a de que o técnico Zé Ricardo faça alterações apenas em caso de problemas de última hora com alguns jogadores.

Pelo regulamento do Campeonato Carioca, os dois times de melhor campanha na primeira fase têm direito aos mandos de campo, além da vantagem do empate nas semifinais dos turnos. No entanto, o mandante é especialmente burocrático - pedido de policiamento, logística, venda de ingressos, etc.

A indecisão está na mesa por conta da liminar obtida pelo Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio de Janeiro para que os clássicos sejam realizados com torcida única - somente os mandantes terão torcedores no estádio.

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) ainda considera precipitado apontar vantagem para os dois melhores aproveitamentos da fase de classificação. O Governo do Estado anunciou que recorrerá da decisão. Caso não obtenha êxito, Flamengo, Madureira, Fluminense e Vasco terão que definir a questão em reunião com o presidente da federação, Rubens Lopes.

FLAMENGO X MADUREIRA

Data/hora: 19/02/2017, às 17h (de Brasília)
Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: João Batista de Arruda
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Daniel de Oliveira Alves Pereira

Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Miguel Trauco; Romulo, Willian Arão e Diego; Mancuello, Everton e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

Madureira
Rafael Santos; Ruan, Diego Guerra, Jorge Fellipe e Wellington Saci; Leandro Carvalho, Rezende, Luciano Naninho e Douglas Lima; Júlio César e Souza
Técnico: PC Gusmão