Topo

Em casa. "Invasão de vans" da família de Luan marcam Vasco x Boavista no ES

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/03/2016 06h00

Titular absoluto do Vasco, Luan terá uma sensação especial neste sábado, às 16h, na partida entre o Cruzmaltino e o Boavista pela 2ª rodada da Taça Guanabara. De forma inédita como profissional, o zagueiro atuará em seu estado natal, o Espírito Santo, já que o time de Saquarema (RJ) vendeu seu mando para o estádio Kléber Andrade, em Cariacica.

Natural de Fundão, cidade a 61 km do local do jogo, ele receberá um apoio de peso de parentes e amigos, que alugaram vans para acompanhar de perto o garoto prodígio que saiu aos 13 anos para o Rio de Janeiro em busca de seu sonho.

"Sou do interior. Eles alugaram umas três vans e vão para o jogo. O negócio deles é fazer festa, mas eu tenho que estar focado. Se Deus quiser, vamos fazer um grande jogo e depois vou comemorar com eles", disse ao Sportv.

Embora esteja perto de completar uma década na capital carioca, Luan não esquece suas origens. No período de tragédia em Mariana (MG), praias capixabas acabaram sendo afetadas e o zagueiro fez questão de manifestar seus lamentos:

"É muito triste e revoltante o que aconteceu em Minas Gerais e no meu estado do Espírito Santo após o rompimento da barragem de resíduos tóxicos em Mariana (MG). Quem já teve a oportunidade de visitar o paraíso que é Regência, no município de Linhares (ES), sabe bem a indignação que todos nós capixabas estamos sentindo neste momento. Isso sem mencionar a população local, pois acabaram com toda a riqueza natural daquele lugar mágico, prejudicando pescadores que viveram toda a sua vida do Rio Doce, a tribo indígena que ali mantinha suas tradições, passando seus costumes de geração para geração, além das pessoas que viviam do turismo local, recebendo os surfistas e turistas que vinham de todo o país e do exterior para desfrutar das belezas naturais de Regência. O Rio Doce e a praia de Regência eram a vida deles (sic)", lamentou na época o jogador, em seu perfil em uma rede social.

O reencontro de Luan com seu estado poderia ter acontecido já no ano passado, mas uma infelicidade acabou frustrando seus planos. Ele havia sido convocado para a seleção brasileira olímpica que faria um amistoso contra o Paraguai justamente no estádio Kléber Andrade, em Caricacica (ES), mas uma lesão acabou fazendo com que o zagueiro fosse cortado do duelo.

“Naquela situação eu estava com muita vontade. Isso acabou me atrapalhando. Jogar pela seleção olímpica no seu estado é diferente. Meu pai não dormia há uma semana. Aquilo mexeu muito comigo. Agora consigo me conter”, destacou.

Para a partida, o técnico Jorginho não poderá contar com os atacantes Riascos e Eder Luis, que seguem lesionados. O jovem Thalles segue entre os titulares.

BOAVISTA X VASCO
Local:
Kléber Andrade, em Cariacica (ES)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Luis Antônio Silva dos Santos 
Auxiliar: Jackson Lourenço Massara e Diego Luis Couto

Boavista
Vinícius, Thiaguinho, Victor, Luiz Alberto e Davi; Douglas Pedroso, Júlio César, Romarinho e Luan; Matheus Paraná e Sabão
Técnico: Rodrigo Beckham

Vasco
Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles
Técnico: Jorginho