Topo

Carioca - 2019

Botafogo conquista 1º título no Engenhão e deixa jejum para 'freguês' Vasco

Bota acabou com o jejum de títulos no Engenhão e soltou o grito de campeão em casa - Júlio César Guimarães/UOL
Bota acabou com o jejum de títulos no Engenhão e soltou o grito de campeão em casa Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Bernardo Gentile e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/04/2012 11h00

A conquista da Taça Rio pelo Botafogo, no último domingo, representou a quebra de um jejum de títulos do clube no Engenhão. Além disso, o Alvinegro ampliou a 'freguesia' do Cruzmaltino, que em sete decisões contra o Glorioso foi vice em seis. A situação do Gigante da Colina fica ainda mais dramática por ser o único time grande do Rio de Janeiro a não ter soltado o grito de campeão jogando no Estádio Olímpico João Havelange.

"Estava engasgado. São alguns anos jogando bem, chegando, mas faltava essa taça. A festa na nossa casa tem que ser nossa, e agora vamos tentar que seja sempre assim. Agora é buscar mais um título contra o Fluminense. Esse vai ser especial", disse Jeffeson.

Quem seguiu a mesma linha do goleiro foi o meia Maicosuel. Segundo o camisa 7, o Botafogo deu o primeiro passo e agora virão novas conquistas. "A casa é nossa, então a festa tem que ser também. Chega de bater palma para os outros. Vamos curtir agora e buscar ainda mais títulos aqui no Engenhão", afirmou.

O primeiro time a dar a volta olímpica no Engenhão, no entanto, foi o Fluminense, que foi campeão do Campeonato Brasileiro de 2010, sob o comando de Conca e Fred. No ano seguinte, o Flamengo conquistou as Taças Guanabara e Rio, sendo consagrado como campeão carioca. Em seguida foi a vez do Fluminense, que bateu o Vasco no primeiro turno deste ano.

Além de não ter conquistado nenhum título no Engenhão, o Vasco concretizou o posto de vice, que tanto incomoda seus torcedores. Nestas finais, a equipe ficou com a segunda colocação em três oportunidades, uma para cada rival – Flamengo pela Taça Guanabara 2011, Fluminense pela Taça Rio de 2012 e Botafogo pela Taça Rio de 2012.

Antes de levantar o troféu da Taça Rio, o Glorioso havia batido na trave em duas oportunidades. Em 2011, o clube foi eliminado na semifinal nos pênaltis pelo Flamengo, que conquistou a Taça Guanabara em cima do Vasco. Neste ano, o Alvinegro havia sido eliminado nesta mais uma vez no mesmo período da competição, mas para o Fluminense, também nas penalidades.

Após conquistar a Taça Rio e soltar o grito de campeão pela primeira vez em sua casa, o Botafogo terá nova ‘decisão’, mas em outra competição. O Alvinegro medirá forças com o Vitória, nesta quarta-feira, às 21h50, no Barradão, em Salvador, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.