! Boavista vence Flu nos pênaltis e se classifica para a final da Taça GB - 19/02/2011 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Estadual do Rio
 
Alex Carvalho/UOL

Jogadores do Boavista comemoram a classificação para a final da Taça Guanabara

19/02/2011 - 19h22

Boavista vence Flu nos pênaltis e se classifica para a final da Taça GB

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

Uma das surpresas do Campeonato Carioca aprontou no Engenhão. Nos pênaltis, o Boavista acabou superando o Fluminense por 4 a 2, após empate em 2 a 2 no tempo normal, neste sábado, e assegurou vaga na final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Os gols durante os 90 minutos foram marcados por Marquinho, Tony, Fred, e André Luis.

Agora, a equipe da Região dos Lagos irá enfrentar o vencedor da outra semifinal envolvendo Flamengo e Botafogo, domingo, às 16h, também no Engenhão. Já o Fluminense, passa a concentrar suas atenções no jogo de quarta, quando enfrenta o Nacional-URU, pela segunda rodada do grupo 3 da Copa Libertadores.

O jogo começou com o Fluminense tomando a iniciativa desde o início. A equipe tricolor atuava completa porque Leandro Euzébio, que perdeu alguns treinos durante a semana por conta de dores no tornozelo esquerdo, acabou sendo escalado. Com apenas oito minutos, Marquinhos abriu o placar após uma bela cobrança de falta. A bola quicou dentro do gol e subiu. Rafael Moura cabeceou para a rede, mas o gol já tinha sido confirmado.

Nem deu tempo para os tricolores comemorarem porque dois minutos depois o Boavista chegou ao empate. Em cobrança de falta ensaiada, Paulo Rodrigues rolou e Tony acertou um chute cheio de efeito sem dar chances de defesa para Ricardo Berna, aos 11.

Após um início de jogo muito animado, o ritmo caiu um pouco. Fechado em seu campo, o Boavista apostava nos contra-ataques e um possível erro do Fluminense para tentar atacar o adversário. A equipe das Laranjeiras sentia dificuldade para furar o bloqueio imposto pelo time da Região dos Lagos.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
8 min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Marquinho cobra falta com categoria e abre o placar
11 min - GOOOLLL DO BOAVISTA!!!Em cobrança de falta ensaiada, Tony acerta um belo chute para empatar o jogo
25 min - Após bola rebatida por Ricardo Berna, Leandro Chaves finaliza por cima do gol
37 min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Conca cobra falta da esquerda, Rafael Moura desvia para o meio e Fred cabeceia para a rede
SEGUNDO TEMPO
3 min - Souza cobra falta e Thiago faz boa defesa evitando o terceiro gol do Fluminense
9 min - GOOOLLL DO BOAVISTA!!!Paulo Rodrigues recebe de Leandro Chaves e cruza rasteiro para André Luis empatar o jogo
18 min - André Luis passa por Leandro Euzébio e finaliza com perigo. A bola passa na rede pelo lado de fora
21 min - Conca falta com perigo na entrada da área e Thiago faz boa defesa
PÊNALTIS
Paulo Rodrigues (1 a 0), Conca (perdeu), Tony (2 a 0), Rafael Moura (1 a 2), Frontini (3 a 1), Souza (2 a 3), Edu Pina (4 a 2) e Rodriguinho (perdeu)

Mesmo com mais posse de bola, o meio-campo estava pouco inspirado e as jogadas não progrediam. Estáticos, os jogadores pouco se movimentavam e as possíveis tabelas eram raras. Cabia ao Fluminense chegar com as jogadas de bola parada. E foi desta maneira que a equipe desempatou o jogo. Aos 37 minutos, Conca cobrou falta da esquerda, Rafael Moura desviou para o meio e Fred completou de cabeça para a rede.

Após marcar seu segundo gol, o Fluminense se fechou em seu campo para evitar maiores surpresas. Com bom toque de bola, os comandados de Muricy Ramalho conseguiram manter a vantagem e desceram para o vestiário vencendo por 2 a 1.

O Fluminense retornou para o segundo tempo com uma alteração. Fred, sentindo dores na panturrilha foi substituído por Souza. O departamento médico informou que o atacante foi sacado por precaução.

A etapa iniciou com o Boavista imprimindo um melhor ritmo. A equipe de Saquarema não se assustou com a desvantagem no placar e chegou com perigo em dois bons chutes de fora da área. Aos nove, no entanto, não teve jeito. Paulo Rodrigues recebeu de Leandro Chaves e cruzou rasteiro para André Luis empatar a partida.

O Fluminense demorou para entrar no jogo, mas conseguiu equilibrar o confronto por volta dos 25 minutos. Conca passou a aparecer com mais frequência no ataque e as jogadas começavam a surgir novamente. Mesmo assim, o Tricolor não conseguia assustar o goleiro Thiago.

BLOG DO JUCA

É, quer dizer, quem diria? A moleza era pegar Boavista

Com mais posse de bola e dono das principais ações ofensivas, o Fluminense chegou a ceder alguns contra-ataques e assustou sua torcida. No fim, Rafael Moura teve duas boas chances para marcar, mas o tempo normal terminou empatado em 2 a 2.

Nos pênaltis, o goleiro Thiago acabou brilhando ao defender os pênaltis cobrados por Conca e Rodriguinho. Paulo Rodrigues, Tony, Frontini e Edu Pina marcaram para o Boavista. Rafael Moura e Souza fizeram para o Fluminense.

Ficha da Partida

Fluminense Fluminense Técnico: Muricy Ramalho
1. Ricardo Berna
2. Mariano
3. Gum
4. Leandro Euzébio
6. Carlinhos
5. Edinho
8. Diguinho
7. Marquinho
17. Rodriguinho
11. Conca
10. Rafael Moura
9. Fred
15. Souza
2 2
Boavista-RJ Boavista-RJ Técnico: Alfredo Sampaio
1. Thiago
2. Bruno Costa
32. Erick Flores
3. Gustavo
4. Santiago
6. Paulo Rodrigues
5. Júlio César
8. Edu Pina
10. Leandro Chaves
14. Fábio Fidelis
7. Tony
11. André Luis
17. Max
9. Frontini

Data: 19/02/2011 - 17h00

Local: Engenhão

Ãrbitro: Wagner do Nascimento Magalhães

Auxiliares: Rodrigo P. Joia e Rodrigo F. Henrique Correa

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host