Topo

Carioca - 2019

Vasco demite Paulo César Gusmão após reunião na casa de Roberto Dinamite

P.C Gusmão deixou o comando do Vasco após reunião na casa de Roberto Dinamite - Maurício Val/Fotocom
P.C Gusmão deixou o comando do Vasco após reunião na casa de Roberto Dinamite Imagem: Maurício Val/Fotocom

Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro

28/01/2011 12h47

A crise em São Januário fez sua primeira vítima. PC Gusmão não aguentou as três derrotas no início da Taça Guanabara, a pressão da diretoria e não é mais o técnico do Vasco.  O treinador foi demitido na manhã desta sexta-feira após reunião da casa do presidente do clube, Roberto Dinamite, e a cúpula cruzmaltina. A confirmação oficial por parte do clube, porém, só acontecerá nesta tarde. Além de PC, o preparador de goleiros, Acácio, e o preparador físico, Jorge Sotter, também foram dispensados.

Consciente de que sua situação do clube era totalmente desfavoravél, PC acatou a decisão da diretoria do Vasco e não conversou muito com o presidente Roberto Dinamite sobre sua situação em São Januário. Já ciente de que o fim de sua trajétória no clube estava próximo, o treinador não se preocupou em "esconder" os problemas internos do grupo de jogadores.

Prova disso é que, após a derrota para o Boavista por 3 a 1, no Engenhão, na quinta-feira, o técnico confirmou para algumas pessoas a discussão entre Roberto Dinamite e o capitão Carlos Alberto. 

O Vasco é o último colocado do grupo A e tem remotas chances de se classificar para as semifinais do primeiro turno do Estadual. Agora, o Vasco, que também é assolado por problemas financeiros, busca um novo técnico para a sequência da competição.

Já na próxima rodada, o Vasco tem pela frente o primeiro clássico do ano. A equipe enfrentará o Flamengo, maior rival e líder da chave A da competição. Se acumular mais uma derrota, a equipe perde qualquer chance de classificação na Taça Guanabara. Para está partida, Gaúcho será o comandante

No começo da semana, a diretoria do Vasco já havia começado a se movimentar e buscar um novo treinador para o clube. Ricardo Gomes, ex-São Paulo, e Silas, ex-Flamengo, são os mais cotados. Apesar de esbarrar na questão financeira, Abel Braga, antigo sonho dos dirigentes vascaínos, também foi lembrado.

Paulo César Gusmão foi confirmado como treinador do Vasco em 13 de junho de 2010. O ex-comandante chegou a São Januário para ser o substituto de Celso Roth, que deixou o clube para se transferir para o Internacional.

O VASCO NO TWITTER

PC chegou ao Cruzmaltino credenciado pela boa campanha feita à frente do Ceará, que ocupava a segunda posição do Campeonato Brasileiro até a sua saída.

Já no comando do Vasco, PC sustentou a marca de ser o único treinador invicto dentro da competição nacional, fato que também lhe rendeu a glória de ser o técnico com maior invencibilidade dentro do Brasileiro desde a era dos pontos corridos. O treinador igualou o recorde de Muricy Ramalho, que ficou 18 partidas sem perder quando comandava o São Paulo, em 2008.

PC Gusmão comandou o time em 35 partidas. Foram 12 vitórias, 15 empates e 8 derrotas (48,6% de aproveitamento).