PUBLICIDADE
Topo

Barcelona tem expulsão pelo VAR, só empata em casa e perde 100% no Espanhol

Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/09/2018 17h40

A expulsão de Lenglet no primeiro tempo acabou com a campanha perfeita do Barcelona no Campeonato Espanhol. A equipe, que esteve em desvantagem numérica por todo o segundo tempo, sofreu virada do Girona em pleno Camp Nou, mas se superou para empatar por 2 a 2 o jogo deste domingo (23), válido pela quinta rodada. Com isso, o Barça conhece o primeiro empate na competição e perde o 100% de aproveitamento.

Messi e Piqué marcaram para os mandantes, enquanto Stuani, duas vezes, fez os gols do Girona na partida que contou com a participação do VAR (árbitro de vídeo). Ainda no primeiro tempo, o árbitro Gil Manzano revisou um lance e expulsou o zagueiro do Barça. Lenglet deu uma cotovelada no atacante rival e mudou o roteiro do duelo – dominado pela sua equipe até então.

Dando sequência ao Espanhol, a equipe de Ernesto Valverde visita o Leganés na próxima quarta-feira (26), às 15h (de Brasília), pela sexta rodada da primeira divisão local. Já o Girona recebe o Betis no dia seguinte.

Os melhores: Messi e Stuani

Messi comemora seu gol em Barcelona x Girona - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

Messi foi o melhor da equipe azul-grená neste domingo. Construiu as principais jogadas de perigo (parou no goleiro rival e no travessão) e conferiu o primeiro gol da partida. Já Stuani, claro, foi decisivo: fez os tentos da virada do Girona.

O pior: Lenglet é expulso e complica Barça

Árbitro consulta o VAR e expulsa Lenglet em Barcelona x Girona - Manu Fernandez/AP Photo - Manu Fernandez/AP Photo
Imagem: Manu Fernandez/AP Photo

A expulsão de Lenglet, aos 34 minutos do primeiro tempo, dificultou um jogo que estava nas mãos do Barcelona. A cotovelada no atacante rival, revisada pelo VAR, recolocou o Girona no jogo, enquanto os mandantes tiveram de lidar com a desvantagem numérica por toda a etapa final.

Olha o VAR aí

Lenglet se antecipou ao atacante do Girona e sofreu falta. Após marcar a infração, o árbitro Gil Manzano foi avisado pelo VAR e revisou as imagens para expulsar o zagueiro. Acontece que, depois de ser derrubado, Lenglet deu uma cotovelada em Portu.

Balde de água fria

A expulsão inesperada e precoce fez Valverde recuar Busquets para a zaga. Aproveitando a situação favorável, os visitantes chegaram ao empate nos minutos finais do primeiro tempo. Stuani foi lançado dentro da área, entre os defensores, colocou na frente e finalizou por baixo para igualar o confronto.

Duas vezes Stuani

Stuani comemora seu segundo gol em Barcelona x Girona - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

Borja García enfiou boa bola para Portu, o atacante chutou e Ter Stegen rebateu. Na sobra, o atacante uruguaio acertou o ângulo esquerdo e virou a partida aos 5 minutos da etapa final.

Tabela Messi e Coutinho, gol de Piqué

Coutinho estava no banco e foi acionado quando o Barça sofreu a virada. E teve participação importante. O brasileiro tabelou com Messi, que cruzou para a área. Suárez dividiu com o goleiro e, no rebote, Piqué se jogou na bola, enfiou a cabeça e deixou tudo igual no Camp Nou.

Paciência para abrir o placar

Jogadores comemoram o gol de Messi em Barcelona x Girona - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Imagem: Pau Barrena/AFP

O Barça teve paciência e não demorou muito para balançar as redes. Em um dos momentos em que empurrava o Girona para dentro da área com troca de passes envolvente, Vidal infiltrou entre os zagueiros, driblou um e rolou para Messi. O atacante, perto da marca do pênalti, bateu de primeira e inaugurou o marcador.

O que é isso, Messi?

O camisa 10 e capitão do Barcelona quase fez um gol de placa nos primeiros minutos do jogo. Ele recebeu na entrada da área e, como de costume, foi cortando para o meio. Ele deixou três adversários para trás com extrema facilidade e bateu com categoria cruzado. Bounou se esticou e evitou o golaço.

Messi e mais um recorde

O jogo deste domingo teve sabor especial ao argentino. Ao participar do duelo com o Girona, Messi chegou a 423 jogos no Campeonato Espanhol e superou Daniel Alves como o atleta estrangeiro com mais participações na La Liga. Vale ressaltar que Donato, ex-jogador brasileiro naturalizado espanhol, tem 443 partidas na primeira divisão local.

Ficha técnica

Barcelona 2 x 2 Girona

Horário: 15h45 (de Brasília)
Data: 23 de setembro de 2018, domingo
Local: Camp  Nou, em Barcelona (Espanha)
Árbitro: Gil Manzano
Cartões amarelos: Semedo e Arthur (Barcelona); Espinosa, Stuani, Juanpe e Alcalá (Girona) 
Cartão vermelho: Lenglet (Barcelona)

Gols: Messi, aos 18', e Stuani, aos 44 minutos do primeiro tempo; Stuani, aos 5', e Piqué, aos 17 minutos da etapa final.

Barcelona: Ter Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Alba; Busquets, Arthur (Philippe Coutinho) e Vidal (Rakitic); Messi, Luis Suárez e Dembélé (Umtiti).
Técnico: Ernesto Valverde.

Girona: Bounou; Aday, Alcalá, Juanpe e Espinosa; Muniesa, Pons, Granell (Douglas) e Aleix Garcia (Borja García); Portu (Doumbia) e Stuani.
Técnico: Eusebio Sacristán.