Topo

Espanhol - 2019

Paulinho marca, Barcelona bate Bilbao e mantém folga na ponta do Espanhol

Do UOL, em São Paulo

28/10/2017 18h34

O Barcelona segue com folga na liderança do Campeonato Espanhol. Neste sábado (28), o time catalão venceu o Athletic Bilbao por 2 a 0, no estádio San Mamés, e chegou aos 28 pontos – quatro a mais que o vice-líder Valencia. Lionel Messi e Paulinho anotaram os gols da vitória.

Apesar do triunfo, o Barça não teve vida fácil diante do Bilbao. Foi graças à atuação inspirada de Messi que a equipe de Ernesto Valverde alcançou o resultado e se manteve invicta após 10 rodadas no Espanhol. O goleiro Ter Stegen também teve papel importante na vitória.

O Athletic Bilbao, por outro lado, segue com campanha irregular até aqui. A equipe é 11ª colocada, com 11 pontos. Nos últimos 11 jogos na temporada (nove pelo Espanhol e dois pela Liga Europa), a equipe conseguiu apenas uma vitória.

Na próxima rodada, o Barcelona recebe o Sevilla no Camp Nou. Já o Athletic Bilbao visita o Celta de Vigo no estádio de Balaídos.

Bilbao pressiona e Ter Stegen salva

O Athletic teve boas oportunidades de abrir o placar no começo da partida, mas parou em Ter Stegen. Na primeira tentativa, aos 17 minutos, Aduriz recebeu cruzamento de Iñaki Williams e cabeceou firme para o chão. Bem posicionado o goleiro do Barcelona fez a defesa.

No minuto seguinte, Aduriz teve uma chance ainda mais clara: o atacante invadiu a área após passe de Córdoba e bateu rasteiro. Ter Stegen se esticou e evitou, mais uma vez, o gol do Bilbao.

Barça responde, mas para na trave

Após pressão do Bilbao, o Barcelona respondeu à altura. Aos 20 minutos, Messi invadiu a área entre dois marcadores, driblou o goleiro Arrizabalaga e bateu com o pé direito. Seria mais uma pintura do atacante argentino se a bola não batesse na trave.

Messi abre o placar

O Barcelona inaugurou o placar aos 36 minutos da etapa inicial, com Lionel Messi. Jordi Alba recebeu bola esticada na esquerda e cruzou rasteiro para o atacante argentino antecipar a marcação e completar. Desta vez, o craque não perdoou e chegou ao 12º gol na competição, se isolando ainda mais na artilharia.

Paulinho carimba o travessão

Por muito pouco, o Barcelona não ampliou o marcador com Paulinho logo na sequência, aos 39 minutos do primeiro tempo. Messi tabelou com Rakitic pela direita e cruzou para o brasileiro, que soltou o pé dentro da área para carimbar o travessão.

Athletic Bilbao também acerta a trave

O Athletic Bilbao foi responsável pela terceira bola na trave da partida. Aos sete minutos da etapa final, após cobrança de escanteio da direita, Raúl García subiu mais que a marcação e desviou de cabeça. A bola carimbou o travessão antes de sair pela linha de fundo. Assim como na primeira etapa, o time da casa tomou a iniciativa e “abafou” o rival no começo do segundo tempo.

"Paredão" Ter Stegen

Com defesas importantes ao longo da partida, ter Stegen foi decisivo mais uma vez aos 40 minutos da etapa final. Após cobrança de escanteio, Aduriz cabeceou firme na primeira trave, mas parou em mais uma grande defesa do goleiro do Barcelona. 

Paulinho define o resultado no fim

Aos 46 minutos do segundo tempo, o Barcelona definiu o placar. Após arrancada de Messi pelo meio, Suárez recebeu pelo lado esquerdo da área e bateu cruzado. Arrizabalaga espalmou, mas a bola sobrou limpa para Paulinho mandar para o fundo da rede. Foi o terceiro dele com a camisa do time catalão.

Olho na Europa

Após o confronto deste sábado, as duas equipes voltam às atenções para as competições europeias. Na próxima terça-feira (31), o Barcelona enfrenta o Olympiacos, na Grécia, pela Champions League. Já o Athletic Bilbao encara o Östersunds, na Suécia, pela Liga Europa.