Topo

Espanhol - 2019

Barcelona conta com shows de Suárez e Messi, vence clássico e cola no Real

Do UOL, em São Paulo

18/12/2016 19h38

O jogo entre Barcelona e Espanyol é considerado um clássico da Catalunha, mas normalmente o Barça domina os jogos e vence sem sustos. Foi o que aconteceu novamente neste domingo, pois Lionel Messi e Suárez deram show e decidiram na vitória por 4 a 1, pelo Campeonato Espanhol. Com isso, o time de Luis Enrique chegou a 34 pontos e diminuiu a diferença para o líder Real Madrid, que tem 37 e um jogo a menos. O Espanyol estava invicto há 11 jogos, mas perdeu a sequência contra o maior rival e ficou na 9ª posição, com 22 pontos. 

O Barcelona controlou totalmente o jogo desde o 1º tempo e não deu chances para o Espanyol. O trio MSN criou boas chances de jogo, mas foi Iniesta que deu a assistência perfeita para o gol. Ele deu longo passe, de trás do meio-campo, para Suárez, que dominou bonito e abriu o placar.

O Espanyol não conseguiu mudar o andamento do jogo no 2º tempo e sofreu por causa do talento de Messi, que criou belas jogadas para os gols de Suárez e Jordi Alba. Depois o Espanyol até conseguiu encaixar um bonito contra-ataque, que resultou no gol de Javi López, mas a vitória do Barça foi assegurada outro golaço construído pelos craques do dia, Suárez e Messi

Golaços

O segundo gol do Barcelona foi incrível: começou com dois dribles bonitos de Iniesta. Ele sofreu falta, mas tocou para Messi, que driblou quatro jogadores em sequência em um espaço curto e chutou para o gol. O goleiro espalmou, mas Suárez pegou o rebote e balançou a rede.

O quarto gol do Barcelona também foi um espetáculo: Messi arrancou do meio-campo, tocou para Suárez, que devolveu com um passe por cobertura perfeito. O argentino só tocou com frieza para a rede.

Artilheiro Suárez

Com os dois gols marcados neste domingo, o atacante uruguaio virou o maior artilheiro do Campeonato Espanhol empatado com Lionel Messi. Ambos têm 12 gols.

Neymar na seca

O atacante completou nove jogos sem fazer gol pelo Barcelona. É o maior jejum dele pelo clube catalão. Mas no início da carreira, em 2009, ele chegou a ficar 14 jogos sem fazer gol pelo Santos.

Neymar garçom

O resumo das atuações de Neymar nesta temporada têm sido: falta de gols e ótimas assistências. Neste domingo, mais uma vez ele deu ótimos passes para os companheiros. No 1º tempo, já aos 7min, deixou Messi na cara do gol, mas ele chutou de primeira para fora. Aos 28min, ele fez uma finta na ponta esquerda, rolou para trás, mas novamente o argentino errou por pouco. Aos 45, a chance criada foi para Suárez, com uma escorada na área, mas o uruguaio demorou para chutar e desperdiçou a jogada. No 2º tempo ele caiu de produção, não criou mais jogadas de perigo e ainda finalizou nas mãos do goleiro quando teve uma chance nos acréscimos.

Goleiro substituído

Diego Lopez, goleiro do Espanyol, entrou em uma dividida com Suárez aos 5min do 2º tempo e levou a pior. Ele sentiu dores no joelho, tentou continuar no jogo, mas teve que ser substituído por Jiménez.

BARCELONA 4 x 1 ESPANYOL

Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data: 28/12/2016 (domingo)
Árbitro:  Mateu Lahoz 
Cartões amarelos:  Caricol (ESP), Piatti (ESP), Caicedo (ESP)
Gols: Suárez, aos 17min do 1º tempo; Suárez, aos 21min do 2º tempo; Alba, aos 23min do 2º tempo; Javi López, aos 33min do 2º tempo; Messi, aos 44min do 2º tempo

BARCELONA
Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets (Umtiti), Iniesta e Denis Suárez (Rafinha); Neymar, Messi e Luis Suárez
Técnico: Luis Enrique

ESPANYOL
Diego López (Jiménez); Javi López, David, Diego Reyes, Aaron; Javi Fuego, Diop, Jurado, Piatti (Reyes), Caicedo (Melendo) e Gerard Moreno
Técnico: Quique Sánchez Flores