UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
27/11/2009 - 21h57

Top 5 - Clássicos entre Real Madrid x Barcelona desde 2000

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Uma das mais esperadas partidas da atual temporada do futebol europeu será realizada neste domingo: Barcelona e Real Madrid, clássico marcado para as 16 horas (de Brasília) no Camp Nou. Em campo, além da rivalidade tradicional entre os dois clubes, estarão em jogo a liderança do Campeonato Espanhol e, também, a força do elenco 'galáctico' dos Merengues - que ainda não venceu uma partida contra um grande clube.

CLÁSSICO VALE LIDERANÇA DO ESPANHOL

  • Reprodução
Mas o clássico, que será transmitido nas telonas de toda a Espanha por três empresas cinematográficas, pode ser ofuscado pelo desfalque de dois astros do Barça: o argentino Lionel Messi e o sueco Zlatan Ibrahimovic se recuperam de contusões e são dúvidas. Pelo lado do Real, o português Cristiano Ronaldo deve ser escalado pela primeira vez como titular após se recuperar de um problema físico no tornozelo direito, sofrido no final de setembro.

Enquanto o duelo não é jogado no Camp Nou, o UOL Esporte preparou uma seleção dos cinco melhores confrontos entre os dois clubes desde 2000.

CONFIRA, EM ORDEM CRONOLÓGICA, OS CINCO CLÁSSICOS MAIS MARCANTES

Real Madrid 2 x 6 Barcelona - 2009
O Real Madrid tentava se aproximar do Barcelona na liderança do Campeonato Espanhol, e uma vitória em casa sobre os arquirrivais reduziria a diferença para um ponto ao final da 34ª rodada. Mas o time azul-grená humilhou os adversários: fez seis gols no Santiago Bernabéu, com dois de Thierry Henry, outros dois de Lionel Messi, um de Carles Puyol e um de Gerard Piqué. O placar praticamente definiu a Liga, uma vez que os catalães abriram sete pontos de frente, restando quatro jogos para o fim da competição.
Barcelona 3 x 3 Real Madrid - 2007
Os dois gigantes espanhóis haviam sido eliminados havia pouco tempo da Liga dos Campeões, mas não deixaram o desânimo prevalecer no clássico. Os atacantes Ruud van Nistelrooy e Lionel Messi brilharam no primeiro tempo e marcaram dois gols cada. Sergio Ramos colocou os visitantes em vantagem, e o Real só não comemorou a vitória no Camp Nou porque, nos acréscimos, Ronaldinho enfiou um belo passe para Messi, que deixou seu marcador no chão e marcou um golaço para empatar.
Real Madrid 0 x 3 Barcelona - 2005
Ronaldinho Gaúcho atravessava uma das melhores e mais inspiradas fases de sua carreira no primeiro turno do Espanhol de 2005/06 e comprovou tal momento na casa do Real Madrid. O camisa 10 fez dois gols e viu a torcida adversária em Madri se render ao seu talento: os fãs merengues ficaram de pé e aplaudiram o brasileiro ex-Grêmio. Semanas depois do clássico, Ronaldinho venceu a eleição de melhor jogador do mundo de acordo com a Fifa pela 2ª - e por enquanto última - vez, repetindo o prêmio de 2004.
Barcelona 0 x 0 Real Madrid - 2002
Os catalães não perdoaram Luís Figo por se transferir para o Real Madrid em 2000, mas a ira dos grenás da Catalunha ficou evidente em um clássico no dois anos depois, em novembro de 2002. No empate sem gols pelo Espanhol daquele ano, sempre que o português chegava próximo das arquibancadas para cobrar laterais ou escanteios, recebia uma 'chuva' de objetos. Garrafas, telefones celulares e até uma cabeça de porco foram jogados no gramado pela torcida do Barcelona durante toda a partida.
Barcelona 0 x 2 Real Madrid - 2002
Com gols de Zinedine Zidane e Steve McManaman em abril de 2002, o Real Madrid venceu o Barça no Camp Nou pela primeira vez em 19 anos e, além disso, saiu na frente no confronto das semifinais da Liga dos Campeões. O triunfo por dois gols na Catalunha foi crucial para os Merengues, que na volta, em casa, asseguraram vaga na decisão com um simples empate. Depois do triunfo, o time então dirigido pelo técnico Vicente del Bosque se sagrou campeão europeu ao vencer o Bayer Leverkusen.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host