Topo

Chape elimina time do Papa, vai à final da Sul-Americana e faz história

Chapecoense e San Lorenzo não balançaram as redes. Melhor para a Chape - Nelson Almeida/AFP Photo
Chapecoense e San Lorenzo não balançaram as redes. Melhor para a Chape Imagem: Nelson Almeida/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 23h39

A Chapecoense está, pela primeira vez na história, em uma final de torneio internacional. O time de Chapecó alcançou a decisão da Sul-Americana após empatar por 0 a 0 com o San Lorenzo-ARG, na noite desta quarta-feira, na Arena Condá, no jogo mais importante de seus 43 anos de trajetória. Como fez um gol na casa do adversário no jogo de ida (1 a 1), levou a melhor sobre o time do Papa e avançou de forma heroica.

O adversário da Chapecoense será definido nesta quinta-feira, quando o atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional-COL, recebe o Cerro Porteño-PAR no segundo jogo entre as equipes. No primeiro, houve empate por 1 a 1.

O melhor: Danilo

O goleiro Danilo foi o grande herói da Chapecoense. Fez três grandes defesas (sendo um milagre no último lance do jogo) e garantiu a Chape na grande decisão.

Torcida comemora, mas assistente estraga a festa

Torcida da Chapecoense lota a Arena Condá para a partida contra o San Lorenzo - Nelson Almeida/AFP Photo - Nelson Almeida/AFP Photo
Imagem: Nelson Almeida/AFP Photo
Depois de ver o San Lorenzo começar melhor a partida, a Chapecoense soltou o grito de gol aos 25min de jogo. Após bola cruzada da direita e desvio na primeira trave, Thiego completou de canela para as redes. O juiz já tinha validado o gol, mas o assistente viu impedimento em um lance bastante duvidoso.

1ºT equilibrado. 2º, nem tanto

Jogadores de Chapecoense e San Lorenzo discutem com arbitragem na Arena Condá - Paulo Whitaker/Reuters - Paulo Whitaker/Reuters
Imagem: Paulo Whitaker/Reuters
Chapecoense e San Lorenzo fizeram um primeiro tempo bastante equilibrado na Arena Condá. A história, porém, mudou na segunda etapa, com o time argentino pressionando e a Chape raramente conseguindo aproveitar seus contra-ataques. Somente depois de algumas mudanças de Caio Júnior que o time da casa voltou a equilibrar a partida.

"No primeiro tempo não tivemos dificuldades, foi brilhante o posicionamento da equipe. Eles vieram com uma equipe mais ofensiva, não tivemos problema. Tivemos problema mais na reta final do jogo, mais por desespero. Mas eles não conseguiram. Somando os dois jogos, acho que merecemos ir para a final", analisou Caio Júnior após o jogo.

Maestro Caio Júnior

Já aos 42min do segundo tempo, com a vaga bem próxima, Caio Júnior comemorou uma posse de bola da Chapecoense e vibrou bastante, chamando a torcida (foram 17.569 presentes) e incendiando a Arena Condá, que ficou em festa.

Festa palmeirense? Depende da Chape

O Palmeiras pode, neste domingo, enfim comemorar o título brasileiro de 2016. Tudo, porém, dependerá da Chapecoense, adversário do time paulista no domingo, no Allianz Parque. Para levantar a taça com uma rodada de antecedência, o Palmeiras precisa ao menos empatar o jogo. Caso a Chapecoense vença e o Santos também faça a sua parte, diante do Flamengo, no Maracanã, a decisão do Campeonato Brasileiro irá para a última rodada.

"Primeiro a gente tem uma responsabilidade muito grande de jogar um jogo em que o adversário pode ser campeão. Vamos com o que eu achar de melhor para São Paulo, já imaginando uma final na quarta-feira", disse Caio Júnior em entrevista coletiva, já pensando no Palmeiras e na decisão da Sul-Americana.