UOL Esporte Futebol
 
AP/N.Goulart

Rafael Moura comemora gol que classificou o Goiás para a semifinal da Sul-Americana

11/11/2010 - 21h53

Goiás 'salva o ano', elimina o Avaí e pega o Palmeiras na semi da Sul-Americana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em situação crítica no Campeonato Brasileiro, o Goiás sobrevive na Copa Sul-Americana. O time goiano ‘ignorou’ o fato de atuar em Florianópolis, derrotou o Avaí por 1 a 0 e, como havia empatado o jogo de ida (2 a 2), será o adversário do Palmeiras na semifinal do torneio continental.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
24min - Caio recebe passe de Roberto e arrisca o chute de fora da área. A bola vai forte, mas Harley defende com segurança.
44min - GOOOOLLLL DO GOIÁS!!!! Após desvio de Ernando, Felipe bate de primeira e encontra Rafael Moura, que faz 1 a 0.
SEGUNDO TEMPO
14min - Emerson pega dentro da área, chuta e vê a bola passar muito próxima à trave de Harley.
31min - Harley realiza uma complicada defesa após cobrança de falta batida por Pará.

O primeiro jogo está agendado para a próxima quarta, no Serra Dourada. O nome da classificação foi Rafael Moura, que fez os três gols goianos na disputa. Coincidentemente, a vitória ocorreu na estreia do técnico Artur Neto, que entrou no lugar de Jorginho, recém-demitido.

A vaga, aliás, pode servir de estímulo para a participação da equipe na Série A. A quatro rodadas para o encerramento, o Goiás aparece na penúltima colocação, com 31 pontos, cinco atrás do Atlético-MG, primeiro integrante fora da zona da degola. “Agora precisamos esquecer a Sul-Americana. Temos outra decisão no Brasileiro”, disse Rafael Moura.

O Avaí precisará encontrar forças para também evitar a queda no Brasileiro. Até o momento, contabiliza 34 pontos. “Infelizmente, falhamos dentro de casa. Mas não temos muito tempo para lamentar. Precisamos reagir no Campeonato Brasileiro”, lamentou o zagueiro Emerson.

A ideia de ambas as equipes era ‘esquecer’ o torneio nacional. Diferentemente do Atlético-MG, que também está ameaçado no Brasileiro e poupou boa parte dos titulares no duelo diante do Palmeiras pela Sul-Americana, Avaí e Goiás entraram com o que tinha de melhor. Mas o começo foi muito truncado e com raras oportunidades.

O Avaí ganhava a disputa no meio-campo, mas pouco finalizava. Quando conseguia, o goleiro Harley mostrava segurança. Por outro lado, o Goiás tinha muitas dificuldades para atacar. No entanto, foi eficiente. Aos 44min, após desvio de Ernando, o atacante Felipe bate de primeira para Rafael Moura, que toca para o fundo das redes.

“Sabíamos que o Avaí iria vir para cima e conseguimos anulá-los. Além disso, fizemos um gol. Agora precisamos ter muita atenção”, disse o autor do gol goiano. Esperava-se que o Avaí voltasse com uma postura diferente. No começo, demonstrou nítido nervosismo e errou muitos passes.

Além disso, dava espaço para os visitantes, que criaram duas boas chances, com Rafael Moura e Marcelo Costa. Na base da vontade, o Avaí deu alguns sustos no rival, como numa falta cobrada por Pará. No entanto, não foi suficiente para evitar a desclassificação em pleno estádio da Ressacada.

Ficha da Partida

Avaí Avaí Técnico: Vagner Benazzi
22. Zé Carlos
19. Emerson Nunes
18. Marcelinho
4. Émerson
14. Rafael
2. Patric
15. Diogo Orlando
8. Rudnei
25. Jéferson
7. Caio
16. Pará
23. Valber
11. Robinho
9. Roberto
0 1
Goiás Goiás Técnico: Arthur Neto
1. Harley
3. Rafael Tolói
4. Ernando
19. Marcão
20. Douglas
2. Carlos Alberto
8. Amaral
17. Marcelo Costa
6. Wellington Saci
9. Rafael Moura
11. Felipe
18. Jones

Data: 11/11/2010 - 20h00

Local: Ressacada

Árbitro: Héber Roberto Lopes

Auxiliares: Roberto Braatz e Alessandro Álvaro Rocha de Matos

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host