UOL Esporte Futebol
 

Marcelo de Jesus/UOL

Fred marcou o seu, mas foi expulso e Fluminense não impediu nova festa da LDU

03/12/2009 - 00h04

Flu vence, mas não faz o suficiente e vê a LDU fazer outra festa no Maracanã

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
A vantagem da LDU era enorme (5 a 1 em Quito). O Fluminense, entretanto, lutou, fez de tudo para tirar essa diferença, mas venceu "apenas" por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, e viu o time equatoriano, assim como aconteceu na final da Libertadores da América, fazer outra festa no Maracanã com o título da Copa Sul-Americana. Diguinho, Fred, que foi expulso no segundo tempo, e Gum anotaram os gols da equipe tricolor.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
13min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Diguinho chuta de longe, a bola desvia num jogador da LDU e mata o goleiro Dominguez.
15min - Após centro da esquerda de Darío Conca, Alan conclui mal e manda a bola pela linha de fundo.
40min - Após boa jogada do Fluminense, a bola chega até Fred, que chuta no canto esquerdo. Dominguez cai e defende.
43min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Fred, em posição legal, recebe de Alan, e toca a bola, que ainda bate na trave esquerda, para o fundo da rede.
SEGUNDO TEMPO
12min - Darío Conca dá ótimo passe para Ruy. O zagueiro da LDU corta e a bola toca no lateral-direito do Fluminense e vai na trave.
26min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Após centro de Marquinho, a zaga da LDU corta. Darío Conca pega o rebote e Dominguez manda a escanteio. Na cobrança, Gum entra de cabeça e marca.
34min - Bieler deixa Reasco na cara de Rafael, que salva o Fluminense com uma grande defesa.
PÁGINA DO FLUMINENSE
PÁGINA DA SUL-AMERICANA
CUCA RECLAMA DE ÁRBITRO
FLU FOCA O CORITIBA
LÉO MOURA COMEMORA
FOTOS DA GRANDE FINAL
PÁGINA DO BRASILEIRÃO
DIGUINHO SERÁ JULGADO NA 6ª
Agora, o Fluminense não pode baixar a cabeça, pois tem outra decisão no domingo, contra o Coritiba, às 17h (horário de Brasília), em Couto Pereira, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor, em 15º, com 45 pontos, luta contra o rebaixamento.

"Infelizmente não deu. Fizemos tudo que foi possível, mas faltou alguma coisa. De qualquer maneira, estamos de parabéns. A nossa torcida foi maravilhosa também", salientou o zagueiro Gum.

Momentos antes de a bola rolar, Cuca mudou o Fluminense: tirou o zagueiro Cássio e colocou o atacante Adeílson, mudando o esquema do 3-5-2 para 4-3-3. A explicação do treinador foi simples: "Estamos perdendo por 4 a 0", resumiu.

Quando a bola rolou, o ímpeto do Fluminense foi tão grande que o zagueiro Gum, logo aos 12 segundos, levou cartão amarelo. Precisando tirar uma diferença grande de gols, o Tricolor começou em cima da LDU, que entrou para se defender.

Com isso, a time equatoriano trouxe o Fluminense para o seu campo. E, num lance de sorte, aos 13 minutos, Diguinho colocou o Tricolor em vantagem. Aos 15, poderia ter saído o segundo gol, mas Alan desperdiçou uma ótima chance.

O Fluminense era dono da partida, mas o resultado agregado para a LDU ainda era fantástico. Só que o Tricolor ganhou uma "ajuda", aos 17 minutos, quando De La Cruz, após falta forte em Diguinho, recebeu cartão vermelho.

O primeiro tempo continuava sendo do Fluminense. O goleiro Rafael, por exemplo, não fez uma defesa sequer. Aos 30 minutos, Diguinho marcou o segundo, mas estava impedido. Porém, aos 43, Fred fez 2 a 0 e deu esperança para a etapa final.

No intervalo, Cuca, assim como já fez na época de Botafogo, "proibiu" que os jogadores fossem para o vestiário. Para sentir o clima dos torcedores, o treinador deu as instruções no banco de reservas.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto do primeiro. Logo aos três minutos, o time tricolor pediu pênalti num toque de mão de Larrea na bola. O árbitro paraguaio Carlos Amarilla considerou lance normal.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Honra mais que salva"
BLOG DO JUCA KFOURI
O Fluminense continuava em cima. Porém, o tempo começou a passar e o desespero tomou conta do time. Só que aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, Gum marcou o terceiro do Tricolor. O Maracanã explodiu e a final da Copa Sul-Americana estava definitivamente aberta.

O Fluminense tinha tudo para chegar ao quarto gol e, pelo menos, levar a decisão para a prorrogação. Porém, aos 30 minutos, Fred reclamou de forma agressiva com Carlos Amarilla e acabou sendo expulso.

O jogo ficou dramático. O Fluminense foi com tudo para conseguir o quarto gol. A tarefa ficou facilitada com a expulsão de Campos, aos 36 minutos, que puxou Alan pela camisa. Mas o Tricolor não teve forças para anotar outro e a LDU saiu do Maracanã com o título da Copa Sul-Americana.

FLUMINENSE 3 x 0 LDU-EQU

Fluminense
Rafael; Mariano (Maurício), Dalton, Gum e Marquinho; Diogo (Raphael Augusto), Diguinho e Darío Conca; Alan, Adeílson (Ruy) e Fred.
Técnico: Cuca

LDU-EQU
Dominguez; Norberto Araujo, Espínola e Campos; Reasco, Willian Araujo, Diego Calderón, Méndez e De La Cruz; Walter Calderón (Larrea, depois Calle) e Bieler (Bolaños).
Técnico: Jorge Fossati

Data: 02/12/2009 (quarta-feira)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Auxiliares: Emigdio Ruiz Roa (Paraguai) e Nicolas Yegros (Paraguai)
Público: 65.822 (pagantes) e 69.565 (presentes)
Renda: R$ 1.409.695,00
Cartões amarelos: Gum, Alan e Mariano (Fluminense). Campos, Dominguez e Larrea (LDU-EQU).
Cartões vermelhos: Fred, aos 30 minutos do segundo tempo (Fluminense). De La Cruz, aos 17 minutos do primeiro tempo; e Campos, aos 36 minutos do segundo tempo (LDU-EQU).
Gols: Diguinho, aos 13 minutos; e Fred, aos 43 minutos do primeiro tempo. Gum, aos 26 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host