UOL Esporte Futebol
 
19/11/2009 - 22h08

LDU faz 7 no River Plate-URU e revive na Sul-Americana decisão com Flu

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os torcedores do Fluminense tiveram seu desejo atendido e terão a chance de uma revanche contra a LDU. Nesta quinta-feira, com três gols do artilheiro Claudio Bieler, a Liga conquistou uma goleada histórica por 7 a 0 e humilhou o River Plate-URU, em Quito. Assim, garantiu a classificação para a final da Copa Sul-Americana e ficará mais uma vez frente a frente com o Fluminense, reeditando a decisão da Copa Libertadores de 2008.

Ao conquistar o placar mais elástico do torneio, o time inverteu a vantagem no primeiro confronto que teve vitória do River por 2 a 1 em seus domínios. Agora, o primeiro jogo terá o mando de campo dos equatorianos e a grande decisão mais uma vez será no Rio de Janeiro.

Antes mesmo de definido, o confronto já era aguardado. Na quarta-feira, após a vitória por 2 a 1 sobre o Cerro Porteño, que garantiu o lugar dos brasileiros na final, os torcedores gritavam no Maracanã 'Pode esperar, a sua hora vai chegar'. Os próprios jogadores admitiram que o rival está "entalado na garganta".

Isso porque a LDU representa uma grande frustração após o sonho do inédito título continental cair por terra em julho do ano passado. Após a derrota no primeiro jogo da final por 4 a 2 em Quito, os cariocas venceram por 3 a 1 no tempo regulamentar, levando a decisão para os pênaltis. Mas Cevallos defendeu as cobranças de Conca, Thiago Neves e Washington e assegurou o triunfo equatoriano calando o Maracanã.

Com a conquista da vaga, a LDU confirma a boa temporada de 2009. O time já conquistou a Recopa Sul-Americana em cima do Internacional e é o atual vice-líder do campeonato local. Em sua caminhada rumo à decisão passou por Libertad, Lanús, Vélez Sarsfield e agora o River. Assim, nem a surpresa do torneio, algoz de Blooming, Vitória e San Lorenzo, foi páreo.

A bola rolou ainda sob a luz do dia já que havia sido adiantada em duas horas em função da crise energética que assola o Equador. Com o triunfo no primeiro jogo, o River chegou confiante e com uma escalação ofensiva, apesar de precisar apenas do empate. No início, criou as principais chances.

Mas viu a vantagem ir embora com um pênalti bobo de Diego Sosa em Reasco aos 16 minutos. O argentino Claudio Bieler, artilheiro da competição, não desperdiçou a cobrança batendo forte e no alto. A partir daí, os uruguaios se perderam em campo e a Liga se aproveitou dos espaços propiciados pela fraca marcação adversária.

Dessa forma, dominou o jogo com bola na trave e dando trabalho ao goleiro Luciano dos Santos. Aos 27 minutos, após escanteio, o zagueiro Espínola cabeceou certeiro no canto. Aos 46min, com grande facilidade e uma tabelinha dentro da área, Bolãnos, sozinho, só teve o trabalho de chutar para as redes fazendo o terceiro gol.

Após um primeiro tempo movimentado, o segundo começou mais tranquilo. A LDU claramente tirou o pé, enquanto os visitantes já não tinham muitas forças para continuar lutando. Mas, aos 11 minutos, Méndez arriscou forte e colocado de fora da área e marcou o quarto gol.

Nas poucas vezes em que tentou atacar, o River errava passes fáceis e lançamentos. O dia era da LDU que deu nova emoção ao jogo com mais gols. Aos 32min, De La Cruz chutou de fora da área e acertou o fundo das redes. Aos 38min, Salas fez boa jogada e tocou para Bieler que, livre, chutou certeiro. Aos 43min, ele fez seu terceiro na partida e selou a goleada.


LDU 7 x 0 RIVER PLATE-URU

LDU
Alexander Domínguez, Norberto Araujo, Carlos Espínola, Jairo Campos (De La Cruz), Néicer Reasco, William Araujo, Diego Calderón, Edison Méndez, Miller Bolaños (Salas); Walter Calderón (Estupiñan) e Claudio Bieler.
Técnico: Jorge Fossati.

River Plate-URU
Luciano Dos Santos, Luis Torrecillas, Sergio Bica, Diego Sosa, Mauricio Prieto, Mario Rizotto, Diego Silva, John Varela, Jorge Zambrana, Jorge Córdoba e Juan Ferrés (Klingender).
Técnico: Juan Ramón Carrasco

Data: 19/11/2009 (quinta-feira)
Local: Estádio "Casa Blanca", em Quito
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)
Auxiliares: Abraham González e Humberto Clavijo
Cartões amarelos: Rizotto (River), Campos, Calderón, Domínguez (LDU)
Gols: Claudio Bieler, aos 17 minutos do primeiro tempo, as 38min e aos 43 da etapa final, Espínola, aos 27 minutos, Bolaños, aos 46 min do primeiro tempo, Méndez, aos 11 minutos do segundo tempo, De La Cruz, aos 32 minutos

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host