Topo

Santa Cruz bate Sport na Ilha e abre vantagem por vaga em decisão

Clélio Tomaz/AGIF
Imagem: Clélio Tomaz/AGIF

Do UOL, em São Paulo

29/04/2017 20h29

Deu Santa Cruz no Clássico das Multidões deste sábado (29). Na Ilha do Retiro, o Tricolor venceu o Sport por 2 a 1 e saiu na frente na semifinal da Copa do Nordeste. Léo Costa e Halef Pitbull marcaram os gols corais, e Diego Souza descontou

O Santa Cruz tem a vantagem do empate e pode até perder por 1 a 0 nesta quarta-feira (03), quando os rivais se reencontram no Arruda para definir quem avança à decisão. Valendo o critério de gols fora de casa, o Sport precisa fazer ao menos dois gols para ter chance de se classificar no tempo normal — se devolver o placar, a disputa vai aos pênaltis. O vencedor decide o título contra Bahia ou Vitória.

A meia hora inicial teve mais estudo que chances de gol. Com exceção de uma grande defesa de Jacsson, toda a ação do primeiro tempo se deu em só dez minutos. Magrão fez ótima defesa aos 32 minutos, parando um chutaço de Léo Costa, mas não pode fazer nada alguns segundos depois, quando o camisa 7 tricolor cabeceou de forma certeira para abrir o placar para os visitantes.

A desvantagem, no entanto, não assustou o Sport. O time da casa teria empatado aos 35 se Juninho não tivesse perdido outro gol de forma incrível. Sorte dele que Diego Souza apareceu dois minutos depois, sofreu pênalti de Tiago Costa e converteu com categoria.

O segundo tempo basicamente seguiu o mesmo roteiro do primeiro, com as equipes brigando muito e criando pouco no início. Tudo mudou aos 31 minutos, quando André Luís fez linda jogada, costurando pelo meio até dar a assistência para Halef Pitbull fazer o segundo do Santa Cruz. Na comemoração, o atacante tricolor foi até o escudo do Sport e deu seguidos tapas (veja no vídeo abaixo).

O gol sofrido serviu de senha para o Leão se jogar à frente. A pressão rubro-negra quase deu resultado em uma sequência de lances. Primeiro Fabrício por pouco não fez gol olímpico; em seguida um chute de Rithely desviou na defesa coral e saiu caprichosamente pela linha de fundo; e depois Jaccson fez boa defesa em nova finalização de Rithely. No entanto o ímpeto do Sport diminuiu na reta final e, além de não empatar, o Leão ainda perdeu Lenis expulso nos acréscimos. 

Polêmica envolvendo Jacsson

Titular devido a uma conjuntivite de Julio Cesar, o goleiro reserva vinha muito bem debaixo das traves corais quando protagonizou lance lamentável aos 26 minutos do segundo tempo. O clássico estava empatado quando, em um ataque do Sport pela esquerda, Jacsson pegou outra bola na linha de fundo e chutou em direção ao lance. Ele acabou advertido com o cartão amarelo.

Ficha Técnica

Sport 1 x 2 Santa Cruz
Data:
29/04/2017
Local: Ilha do Retiro, Recife-PE
Hora: 18h30 (de Brasília)
Público: 23.574
Renda: R$ 490.335
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios e Daniel Vidal
Cartões Amarelos: Matheus Ferraz e Lenis (Sport) Jacsson e David (Santa Cruz)
Cartão Vermelho: Lenis (Sport)

GOLS: Léo Costa aos 34’, e Diego Souza aos 35 minutos do primeiro tempo. Halef Pitbull aos 31 minutos do segundo tempo.

Sport: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Mena; Fabrício, Ronaldo (Fábio), Rithely e Diego Souza; Juninho (Lenis) e André (Paulo Henrique). Treinador: Ney Franco.

Santa Cruz: Jacsson; Vitor, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa; Elicarlos, David, Léo Costa (Wellington Cézar), Pereira (André Luís) e Thomás (Everton Santos); Halef Pitbull. Treinador: Vinícius Eutrópio.