Topo

Herói no primeiro jogo, Arrascaeta conquista primeiro título pelo Cruzeiro

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/09/2017 23h54

De Arrascaeta vive um momento mágico no Cruzeiro! Autor do gol que igualou a primeira final da Copa do Brasil contra o Flamengo, o meia participou praticamente desde o início do jogo da volta (substituiu Raniel, contundido logo nos primeiros minutos), que terminou 5 a 3 nos pênaltis (após empate sem gols no tempo normal) e o título diante de seu torcedor. Camisa 10 da Raposa, o uruguaio escreve seu nome em um feito importante na história do clube. Integrante do time que agora é pentacampeão do torneio, o meia também pode celebrar sua primeira taça com a equipe de Belo Horizonte.

O uruguaio foi contratado no início de 2015 e chegou ao clube após o bicampeonato brasileiro. Em seu primeiro ano, o meia alternou bons e maus momentos e não conseguiu se firmar na equipe. No ano passado, já adaptado ao futebol brasileiro, o jogador mostrou a que veio e passou a colecionar os primeiros elogios mesmo com o desempenho do time aquém do esperado. Em 2017, Arrascaeta começou o ano como titular e se tornou uma das principais peças de Mano Menezes e mais queridas do torcedor, embora tenha chegado à final entre os suplentes do treinador.

Nos dias que antecederam a partida da ida, no Maracanã, Arrascaeta recebeu um cuidado especial do departamento médico celeste para estar 100% naquela primeira decisão. Depois de começar a partida no banco, o meia entrou em campo faltando pouco mais de dez minutos para o fim. Porém, apesar do pouco tempo, Arrascaeta aproveitou o rebote do goleiro Thiago e balançou as redes aos 40 da etapa final, abrindo caminho para o título celeste. Para o jogo da volta, o meia foi especulado no time titular, mas acabou perdendo a concorrência para Raniel e começou o jogo no banco. A passagem entre os suplentes, no entanto, durou pouco, já que o companheiro se lesionou ainda nos primeiros minutos da partida.

Garantido na próxima Copa Libertadores, o Cruzeiro de Arrascaeta terá agora a tarefa de manter a estabilidade e terminar o ano ainda mais em alta. Atual quinto colocado no Brasileirão, o Cruzeiro tem poucas chances de título, já que a distância para o Corinthians é de 14 pontos. Contudo, a equipe não deverá deixar o campeonato de lado e vai brigar pelo menos para se manter entre os primeiros colocados. Neste domingo, a equipe voltará ao Mineirão, desta vez para receber o líder da tabela.