Topo

Com dúvida sobre Everton, Paquetá se destaca em "vestibular" de Rueda

Paquetá vive grande fase no Flamengo e pode ganhar vaga de Everton em caso de desfalque - Luciano Belford/AGIF
Paquetá vive grande fase no Flamengo e pode ganhar vaga de Everton em caso de desfalque Imagem: Luciano Belford/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2017 04h00

Um dos principais jogadores do Flamengo na temporada, Everton tem situação indefinida. O meio-campista está em fase de transição da lesão na panturrilha e tenta de tudo para estar apto para a decisão da Copa do Brasil, com o Cruzeiro, nesta quarta-feira, no Mineirão.

O técnico Reinaldo Rueda utilizou a partida contra o Avaí para realizar alguns testes com as opções que tem caso Everton, de fato, não possa estar em campo. O colombiano tem seis opções para usar na posição, mas em nenhum encontra as mesmas características do titular. Lucas Paquetá se destacou jogando em algumas posições e larga na frente.

“O jogo de quarta é muito importante para gente. Vamos trabalhar até o dia do jogo. Até lá vamos ver quem estará à disposição. Everton está em processo de transição e ainda não sei se vai poder jogar. O tempo é curto, realmente, e não queremos correr risco de reincidir a lesão. Buscar alternativas, caso não possa. Vamos encontrar a melhor forma para substituir de acordo com nossa estratégia. Queremos equipe bastante compacta”, disse Rueda sem dar muitas pistas.

Quem atuou na posição de Everton, fechando o lado esquerdo do meio campo foi Matheus Sávio. O jovem, no entanto, não teve boa atuação e acabou substituído no intervalo por Geuvânio, que não está inscrito na Copa do Brasil, assim como Everton Ribeiro.

Pela direita, foi Gabriel quem atuou. Apesar de ser do lado oposto, o jogador teria condição de atuar também pela esquerda. O problema é que ele acabou vaiado pela torcida antes de ser substituído por Vinicius Jr, outra opção. O jogador vendido ao Real Madrid, no entanto, não tem características defensivas e pode ser preterido.

Restam, portanto, outras três opções. Lucas Paquetá, Mancuello e Trauco. O primeiro foi o grande destaque do empate com o Avaí e vive grande fase. Apesar de ofensivo, consegue fechar bem o lado defensivamente e pode ganhar oportunidade. O argentino, apesar de ter atuado na posição, é visto por Rueda com característica mais central. O lateral esquerdo já jogou na vaga de Everton com Zé Ricardo e não está descartado.

“Temos algumas alternativas e uma é o Paquetá. Jogador de muita entrega e pode jogar por ali [esquerda] também. Vinicius é naturalmente da posição. Tem também o Mancuello, uma peça importante. O vejo como volante misto, por dentro, é inteligente, tem boa técnica. Precisa de ritmo de jogo e sabemos que isso não é fácil. É uma boa possibilidade que temos também”, explicou Rueda.

Segundo o treinador, Everton já está em processo de transição, o que aponta lesão curada. O problema, portanto, passaria a ser outro. Entregue à preparação física, o jogador deve começar a trabalhar em campo o quanto antes. Existe a expectativa de isso já ocorrer neste domingo. O tempo é curto. Faltam apenas quatro dias para a grande decisão.