Topo

Fla e Botafogo decidem vaga na final na Copa BR. Quem tem mais chance?

Botafogo e Flamengo decidem nesta quarta-feira quem será o finalista da Copa do Brasil - Luciano Belford/AGIF
Botafogo e Flamengo decidem nesta quarta-feira quem será o finalista da Copa do Brasil Imagem: Luciano Belford/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2017 04h00

Flamengo e Botafogo decidem nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, uma das vagas na final da Copa do Brasil. As equipes se acostumaram a fazer jogos decisivos desde 2007, quando se encontraram na decisão do Carioca. Desde então, o Rubro-negro leva vantagem no confronto direto, marcado também pelo grande equilíbrio. E para o duelo desta noite, quem tem mais chance de avançar?

Após empatar por 0 a 0 no primeiro jogo no Nilton Santos (Engenhão), o Botafogo joga por dois resultados contra apenas um do rival. Chegará à final em caso de empate com gols ou de vitória. O Flamengo precisa de uma simples vitória para não depender dos pênaltis, que decidirão o vencedor em caso de uma partida sem gols, mesmo resultado do duelo inicial. Porém, o time rubro-negro terá a vantagem de jogar com o apoio de 90% da torcida no Maracanã.

Flamengo e Botafogo se enfrentaram em 47 jogos desde 2007. O Alvinegro tem a vantagem do empate com gols, que ocorreu em 18 vezes (38,3%) nesse período. Porém, a vitória do clube de General Severiano é um dos resultados que menos ocorreu: oito (17,1%). O empate sem gols também não aconteceu muitas vezes: apenas 7 (14,9%).

Para se classificar após os 90min, o Flamengo precisa de uma vitória. Apesar dos muitos empates, o Flamengo é quem mais venceu nesse confronto desde 2007: são 14 triunfos, o que representa 29,7% dos resultados.

''Botafogo é um adversário maduro, em bom momento, obediente taticamente e muito aplicado. Pode sair para jogar e pressionar, ou contra-ataques. Podem apresentar as duas opções'', disse o técnico do Flamengo, Reinaldo Rueda.

''É difícil, estamos contra o relógio e alguns jogadores tiveram que atuar no fim de semana. Não tivemos uma semana intensa. Graças a Deus, com boa resposta do grupo. Mas não fizemos o que queríamos exatamente para um momento como esse'', completou o treinador do Rubro-negro.

Jair Ventura ficou em cima do muro ao comentar sobre quem teria a maior vantagem. Segundo o treinador do Botafogo, o duelo está totalmente aberto, mas ele comemora não ter sofrido gol em casa no primeiro jogo.

“A vantagem seria se tivéssemos vencido a partida. Não conseguimos. Não vejo vantagem. Vejo um jogo totalmente aberto. É lógico que não levamos gol em casa, mas também não fizemos. Tudo pode acontecer. Vamos buscar o equilíbrio. Se conseguirmos um gol, ficaremos ainda mais vivos”, afirmou Jair Ventura.

FLAMENGO X BOTAFOGO

Data e hora: 23/08/2017, às 21h45 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires e Cristhian Passos Sorence (GO)

Flamengo
Thiago; Pará, Réver, Juan e Trauco (Rafael Vaz); Cuellar, Willian Arão, Diego, Everton e Berrío (Vinicius Jr); Guerrero (Felipe Vizeu)
Técnico: Reinaldo Rueda

Botafogo
Gatito Fernandez; Luis Ricardo, Marcelo (Emerson Silva), Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Guilherme e Roger
Técnico: Jair Ventura