Topo

Repleto de jovens, Atlético-PR vai para "missão impossível" contra o Grêmio

Matheus Anjos deve ganhar oportunidade contra o Grêmio: 18 anos - Fabio Wosniak/Site Oficial Atlético-PR
Matheus Anjos deve ganhar oportunidade contra o Grêmio: 18 anos Imagem: Fabio Wosniak/Site Oficial Atlético-PR

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

27/07/2017 04h00

Com uma desvantagem de quatro gols no placar agregado, o Atlético Paranaense terá de fazer o que fez apenas uma vez em 2017 para eliminar o Grêmio na Copa do Brasil, em partida na Arena da Baixada às 21h45 desta quinta-feira. Não bastasse isso, irá a campo com uma equipe repleta de jovens por conta de diversos desfalques.

Apenas contra o Cascavel, no Paranaense, é que o Atlético conseguiu fazer os 4 a 0 que precisa para provocar disputa nos pênaltis contra os gaúchos. O time até fez quatro no Vitória, mas levou um – e se isso acontecer contra o Grêmio, precisará abrir cinco gols de vantagem. Sem vencer há oito partidas entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, o clube pode se despedir de uma das competições que lhe eram mais atraentes no começo da temporada.

“Eu acho que nosso objetivo maior não é entrar pensando em fazer os 4 a 0, ou até cinco gols. Tem que pensar em fazer o nosso melhor, o jogo da nossa vida”, disse Otávio, que será um dos mais experientes em campo. O jovem volante de 23 anos tem 155 jogos pelo Furacão e estará em campo com ao menos cinco jogadores mais novos que ele. “É começar fazendo o primeiro gol, depois o segundo. Sabemos que será uma batalha difícil contra um grande adversário”, prosseguiu.

Sem contar com Nikão, suspenso, Jonathan e Thiago Heleno, machucados, Ederson, Ribamar, Guilherme, Bruno Guimarães e Esteban Pavez, recém-contratados, e com peças que deixaram o clube como Grafite e Carlos Alberto, o técnico Fabiano Soares deu sinais de que montará um time jovem, deixando de fora também jogadores como Eduardo da Silva. Felipe Gedoz é a dúvida. Assim, espaço para Cascardo (20 anos), Rossetto (21), Douglas Coutinho (23), Yago (20) e até Matheus Anjos, de 18 anos.

Soares negou que o clube vá abrir mão de tentar a vaga, mas admitiu que a prioridade é acabar com a série negativa. “Primeiro é reverter essa situação do Atlético não ganhar. Não vamos renunciar a nada”, declarou. Da mesma forma seguiu Otávio: “No futebol tudo pode acontecer. Claro que é extremamente difícil, mas o objetivo principal é vencer. Classificação é consequência.”

ATLÉTICO PARANAENSE X GRÊMIO

Data: 26 de julho de 2017, quinta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Motivo: Jogo de volta, Quartas de Final da Copa do Brasil
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Árbitro: Raphael Claus (FIFA, SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro (SP)

ATLÉTICO-PR:

Weverton; Cascardo, Paulo André, Wanderson e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto (Lucho González) e Matheus Anjos; Felipe Gedoz (Yago), Douglas Coutinho e Pablo.
Técnico: Fabiano Soares.

GRÊMIO:

Marcelo Grohe; Leonardo, Bressan, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Arthur (Jailson), Ramiro, Fernandinho, Pedro Rocha; Luan
Técnico: Renato Gaúcho