Topo

Filho de Tite de olho: Diego supera Lucas Lima e Vanderlei se destaca

Matheus Bacchi, filho de Tite, esteve na Ilha do Urubu, principalmente, para ver Vanderlei - Ivan Storti/ Santos FC
Matheus Bacchi, filho de Tite, esteve na Ilha do Urubu, principalmente, para ver Vanderlei Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Pedro Ivo Almeida e Samir Carvalho

Do UOL, Rio de Janeiro e Santos (SP)

29/06/2017 04h00

A vitória por 2 a 0 do Flamengo sobre o Santos na última quarta-feira, na Ilha do Urubu, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, também movimentou os bastidores. O jogo foi observado por Matheus Bacchi, filho de Tite e auxiliar do treinador na seleção brasileira.

O UOL Esporte apurou que Bacchi esteve no local, principalmente, para acompanhar Vanderlei, destaque do Santos na atual temporada. Em campo, o goleiro foi o melhor nome da equipe, apesar dos dois gols sofridos.

Vanderlei só foi vazado com dois chutes indefensáveis de Everton e de Cuéllar, ambos de fora da área. As finalizações, inclusive, foram elogiadas pelos jogadores de Santos e Flamengo nas entrevistas após o confronto.

Durante o jogo, o camisa 1 santista se destacou por pelo menos quatro defesas de alto grau de dificuldade nas finalizações de Berrío. Só no primeiro tempo, parou o colombiano em duas tentativas. As outras aconteceram na segunda etapa, uma delas em tentativa de bicicleta. O Flamengo acertou sete finalizações no gol de Vanderlei, enquanto o Santos fez Thiago trabalhar uma única vez em toda a partida.

Com a atuação, Vanderlei deu passo importante para a primeira convocação para a seleção. O jogador tem recebido constante lobby de seus companheiros e do técnico Levir Culpi por uma oportunidade com Tite. Ele tem sido o principal jogador santista nos últimos jogos e, até o último sábado, estava há cinco jogos sem sofrer gols.

Só que o confronto também serviu para o auxiliar observar os meio-campistas Lucas Lima e Diego. O hoje meia do Flamengo, na quarta, largou na frente na disputa, armando quase todas as jogadas importantes do Flamengo na partida e criando oportunidades para os companheiros na cara do gol, enquanto o santista só teve atuação discreta. O maestro do time paulista não finalizou ou deu assistências para os companheiros.

De acordo com o Footstats, Diego deu quatro passes que resultaram em finalizações, enquanto Lucas Lima somente um. Mesmo mais acionado, o flamenguista ainda errou menos passes, cruzamentos e lançamentos que o rival.

A vaga segue aberta, já que o santista foi cortado da última convocação – para os amistosos contra Argentina e Austrália, no início do mês – devido a uma lesão muscular. Os problemas de lesão, por sinal, têm atrapalhado uma melhor sequência para ambos na atual temporada.

Flamengo e Santos realizam o jogo de volta somente no dia 26 de julho, na Vila Belmiro. Para se classificar, os santistas necessitam vencer por três gols de diferença. Se vencer pelo mesmo placar, a decisão acontecerá nos pênaltis.

Os dois times voltam a campo neste fim de semana, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca encara o São Paulo, domingo, às 16h (de Brasília), na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro. Já o alvinegro praiano visita o Atlético-GO, sábado, às 19h (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia.