Topo

Inter vence fora de casa após nove meses e avança na Copa do Brasil

Do UOL, em Porto Alegre

15/02/2017 23h38

O Internacional voltou a vencer como visitante. Foi nesta quarta-feira (15), em Cascavel (PR), pela primeira fase da Copa do Brasil. Mesmo sem jogar bem, o Colorado aplicou 2 a 0 no Princesa do Solimões-AM e garantiu vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Os gols foram de Valdívia e Brenner.

É bem verdade que o estádio Olímpico de Cascavel tinha presença maciça de colorados, o Princesa vendeu o mando de olho na renda. Mas ainda assim, o Inter não foi o mandante oficial e voltou, enfim, a ganhar longe de Porto Alegre.

A última vitória como visitante havia ocorrido em maio de 2016, contra o Santos na Vila Belmiro. À época, o treinador ainda era Argel Fucks e o Inter brigava pelo topo da tabela do Brasileirão. Desde então, foram 20 partidas fora de casa sem ganhar: 14 derrotas e seis empates.

A atuação não foi de encher os olhos. O placar não diz o que foi o jogo. Mas o Inter agora pega o Oeste, na segunda fase. A partida já tem mando definido: no estádio Beira-Rio, mas a data não está confirmada.

Mesmo contra um time com muitas limitações técnicas, que fez estreia oficial na temporada, o Inter apresentou limitações e sofreu. Ficou exposto por diversos erros e chegou a ser ameaçado. O Princesa do Solimões resistiu no primeiro tempo, mas não escapou na etapa final.

Inter trava no primeiro tempo e resolve no segundo

Carlos, Diego, Carlinhos, Paulão. O Internacional perdeu muitas chances no primeiro tempo e em quase todas por quesito técnico. Mesmo sem padrão, mecânica e com uma atuação pobre, o Colorado chegou e pecou. Na etapa final, os erros na pontaria seguiram. Dourado cabeceou para fora mesmo estando livre. Valdívia chutou por cima com o goleiro caído. Mas o camisa 29 não perdeu a segunda chance. Em finalização cruzada, abriu o placar e o jogo. Com mais espaços, o Colorado ampliou com Brenner.

Zago usa Carlinhos no meio e desloca D'Alessandro

Zago começou o jogo com uma formação diferente, a terceira na temporada. Partindo do 4-2-3-1, o Colorado teve D’Alessandro centralizado com Diego na direita e Carlinhos como meia na esquerda. No intervalo, Valdívia entrou na vaga de Diego e empurrou D’Alessandro para direita. A mudança durou 10 minutos e a linha de três voltou a ter o gringo no centro.

Pênalti e gol anulado

A arbitragem teve passagens relevantes no jogo. Primeiro anulou o gol de Paulão, após a bola saiu pela linha de fundo na cobrança de escanteio. Depois, em lance para lá de polêmico. Marinelson recebeu de costas para o gol e foi derrubado por Carlos sem bola. Apesar da impressão clara de pênalti, o jogo seguiu.

Valdívia! Valdívia!

Com a atuação ruim, o público tentou intervir. Aos 39 minutos do primeiro tempo o estádio se uniu para fazer um apelo a Zago. Os torcedores presentes entoaram gritos por Valdívia. “Valdívia! Valdívia! Valdívia!”, gritaram. O cabeludo começou o jogo no banco de reservas.

Sem gremistas

A Polícia Militar em Cascavel determinou: o público não poderia acessar ao estádio vestindo camisas do Grêmio. Região com maciça presença de gaúchos, Cascavel é dividida pela rivalidade como todo o Rio Grande do Sul. A orientação foi para evitar confusão e preservar a ordem no estádio. Mesmo que a partida tenha sido disputada em solo paranaense.

FICHA TÉCNICA
PRINCESA DO SOLIMÕES-AM 0 X 2 INTERNACIONAL

Data e hora: 15/02/2017 (quarta-feira), às 21h45min (Brasília)
Local: estádio Olímpico Regional, em Cascavel (PR)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Rafael Trombeta e Luiz Henrique Renesto (ambos do PR)
Cartões amarelos: Cristiano Natal, Pastor (PRI); Klaus, Carlinhos (INT)
Gols: Valdívia, aos 15 minutos do segundo tempo (INT); Brenner, aos 35 minutos do segundo tempo (INT)

PRINCESA: Rasci; Clemilton (Randerson), Pastor, Cristiano Natal e Gelvane; Rafael (Pelezinho), Toró, Michell e Weverton; Leozinho (Canhoto) e Marinelson
Técnico: Alberone

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Alemão, Klaus (Ernando), Paulão e Uendel; Rodrigo Dourado, Charles, Diego (Valdívia), D’Alessandro e Carinhos; Carlos (Brenner)
Técnico: Antônio Carlos Zago