Topo

Inter inicia maratona de até 13 jogos em 40 dias contra o Princesa-AM

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/02/2017 11h00

O Internacional inicia nesta quarta-feira (15) uma maratona de jogos. Ainda em reformulação depois do rebaixamento, o Colorado viverá dias de agenda cheia por um mês e meio. A partida diante do Princesa do Solimões-AM, pela primeira fase da Copa do Brasil, é somente um dos compromissos que envolvem ainda a Primeira Liga e o Gauchão.

Em intervalo de 40 dias, o Inter poderá disputar 13 jogos.

O impacto de tamanha correria ainda é desconhecido. Mas a comissão técnica liderada por Antônio Carlos Zago é refém do cenário. Ao mesmo tempo em que precisa montar um novo time, tem que garantir resultados. No Campeonato Gaúcho o desempenho não é bom e a pontuação idem. Em três rodadas, o time não venceu. E no último jogo, o uso de força máxima ocorreu justamente para render triunfo e garantir fôlego.

“O vestiário está tranquilo. A gente sabe da nossa capacidade. A gente sabe que o time é bom. Não podemos deixar o começo, essa inconstância de vitórias, atrapalhar. Vencemos bem o Fluminense (pela Primeira), demos um passo atrás (empate com o Caxias no estádio Beira-Rio). Temos que melhorar a cada dia. O vestiário vem tranquilo”, disse o lateral direito Alemão.

Até o final de março, o Inter terá 10 jogos entre Gauchão e Primeira Liga. Se eliminar o Princesa do Solimões, garante mais uma partida a ser confirmada entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março. E se avançar mais uma vez na Copa do Brasil, disputa a terceira fase entre 8 e 15 de março. Zago fez cálculos envolvendo partidas futuras do estadual e mais dias, mas a despeito dos números confirmou a preocupação.

“Temos um calendário de 48 dias com 16 jogos e é quase impossível os jogadores darem sequência com três ou quatro jogos”, afirmou o treinador. “Praticamente não vamos ter tempo para treinar”, completou.

Na parte física, quatro nomes já rendem alerta. Uendel, Rodrigo Dourado, D’Alessandro e Roberson. Na semana passada, o quarteto foi apontado como o mais desgastado. O meia argentino, 35 anos, vai para a quarta partida seguida e deverá ser preservado no final de semana, contra o Passo Fundo fora de casa.

A estreia na Copa do Brasil coloca no caminho do Inter um time que ainda não jogou oficialmente em 2017. Com time montado nos últimos três meses, o clube de Manacapuru vendeu o mando de jogo para a cidade de Cascavel, no oeste paranaense de olho na renda por conta da grande presença de gaúchos.

FICHA TÉCNICA
PRINCESA DO SOLIMÕES-AM X INTERNACIONAL

Data e hora: 15/02/2017 (quarta-feira), às 21h45min (Brasília)
Local: estádio Olímpico Regional, em Cascavel (PR)
Transmissão: Globo (somente para o RS) e Sportv 3
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Rafael Trombeta e Luiz Henrique Renesto (ambos do PR)

PRINCESA DO SOLIMÕES-AM: Rascifran; Clemilton (Pelezinho), Pastor, Eric e Geovane; Rafael Borges, Baé, Vander e João Felipe; Michell Parintins e Marinelson
Técnico: Alberone

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Alemão, Klaus, Paulão e Uendel; Rodrigo Dourado, Charles, Diego, D'Alessandro e Carlinhos; Carlos
Técnico: Antônio Carlos Zago