Topo

Trio que deixou BH sob críticas é esperança de classificação no Corinthians

Guilherme pelo Atlético-MG: alto investimento, gols importantes e muitas lesões - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Guilherme pelo Atlético-MG: alto investimento, gols importantes e muitas lesões Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

19/10/2016 06h00

A volta do Corinthians à semifinal da Copa do Brasil pela primeira vez desde 2009 será definida na noite desta quarta-feira no Mineirão. Com a vantagem por ter vencido por 2 a 1 na partida de ida, a equipe corintiana visita o Cruzeiro em Belo Horizonte com o discurso de que é preciso balançar as redes para aumentar as chances de classificação. Para avançar, o time paulista precisa empatar ou mesmo perder por um gol de diferença, desde que faça dois ou mais gols (3 a 2, 4 a 3). Um 2 a 1 para os cruzeirenses levará a decisão para os pênaltis.

Entre os titulares corintianos, três jogadores em especial regressam a Belo Horizonte em um novo momento. Giovanni Augusto, Marlone e Guilherme têm passagens pela capital mineira que terminaram em meio a críticas, mas no Corinthians têm sido destaques na equipe que tenta se reerguer agora sob o comando de Oswaldo de Oliveira.

Giovanni Augusto: de indisciplinado a líder no novo Corinthians

Giovanni Augusto no Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Giovanni Augusto tem sido destaque no Corinthians no ano
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Em quase oito anos de vínculo com o Atlético-MG, em que chegou ainda adolescente, Giovanni acumulou sete empréstimos. A inconstância e bom futebol ao longo do período, somados a episódios de indisciplina, fizeram o jogador despertar paixões e críticas na mesma proporção. Só em 2015 é que o amadurecimento deu sinais com a participação importante dele no vice-campeonato brasileiro.

Escolhido pelo Corinthians para substituir Jadson, Giovanni rendeu R$ 15 milhões ao Atlético, que mantém 40% de seus direitos econômicos. Ainda assim, o jogador precisou pedir a transferência ao presidente Daniel Nepomuceno, que esperava mantê-lo.

No Corinthians, a história do jogador em sua primeira temporada têm sido de várias trocas de posições. De meia pela direita com Tite, quando viveu bons momentos, a meia-atacante com Cristóvão Borges, em que caiu de produção, Giovanni agora passou a atuar mais recuado, como meio-campista, e novamente tem jogado bem. A postura dele em meio a um ano conturbado no Parque São Jorge tem rendido elogios.

Guilherme: das lesões e gols importantes à reinvenção no Corinthians

Revelado pelo Cruzeiro em 2007, ele voltou de uma aventura sem sucesso na Europa para construir história no rival Atlético. Festejado na chegada, Guilherme custou R$ 14 milhões e se especializou em mesclar gols importantes e atuações memoráveis com muitas lesões. Foram 16 contusões musculares, o que fez alguns torcedores questionarem a conduta do atleta.

Já entre os gols marcantes, sem dúvida, o principal deles ocorreu na semifinal da Copa Libertadores 2013 e foi decisivo para a conquista atleticana. Outra atuação muito lembrada foi contra o Corinthians, justamente na Copa do Brasil do ano seguinte. Guilherme comandou uma virada incrível de 4 a 1 sobre o Corinthians, o que reforçou no clube o interesse de vir a contar com ele um dia.

De volta ao Brasil após uma breve passagem na Turquia, Guilherme é mais um que jogou em várias posições no Corinthians 2016. De substituto de Renato Augusto no primeiro semestre a meia-atacante nos últimos momentos com Tite, ele passou a jogar mais avançado, como falso nove. Assim, teve destaque recente contra Santa Cruz e América-MG. É um dos jogadores mais respeitados pelo elenco em razão de sua qualidade técnica e maturidade.

Marlone: de passagem apagada a participações decisivas

Marlone a serviço do Cruzeiro: não desabrochou na Toca da Raposa - Dionizio Oliveira/UOL - Dionizio Oliveira/UOL
Marlone a serviço do Cruzeiro: não desabrochou na Toca da Raposa
Imagem: Dionizio Oliveira/UOL

Um dos principais reforços do então campeão brasileiro Cruzeiro para a temporada 2014, Marlone chegou com cartaz pelas participações com o Vasco no ano anterior, apesar do rebaixamento. Mas, com a concorrência de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, protagonistas do time, não conseguiu deslanchar e jogou pouco. Mais precisamente, 29 participações e um gol marcado contra o modesto Nacional.

Aos 21 anos, Marlone vivia a primeira experiência da carreira fora do Vasco, em que havia sido criado como jogador desde as divisões de base. O período no Cruzeiro, apesar de decepcionante, rendeu a conquista do bicampeonato brasileiro, o primeiro título da como profissional. Além disso, é tratado pelo meia como fundamental para adquirir mais bagagem.

É o que se reflete, a exemplo do que havia mostrado no Sport em 2015, no bom futebol desde Brasileirão. Após meses e meses de poucas oportunidades com Tite e Cristóvão e uma saída que esteve prestes a se concretizar, Marlone ficou e tem sido importante. Com quatro gols e quatro assistências no returno da Série A, se tornou a principal alternativa do Corinthians para balançar as redes no período.

Corinthians não passa pelas quartas de final desde 2009

As quartas de final têm sido uma barreira para o Corinthians, que ficou de fora da Copa do Brasil por três edições após conquistar o título em 2009. No modelo que permitiu a integração daqueles clubes que disputam a Copa Libertadores, os corintianos foram eliminados nas quartas em 2013 (pelo Grêmio) e em 2014 (pelo Atlético-MG), além das oitavas em 2015 (pelo Santos).

Ficha Técnica - Cruzeiro x Corinthians

Data e horário: 19/10/2016, às 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa - GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa - GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa - GO)
Cruzeiro: Rafael; Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Lucas Romero e Henrique (Ariel Cabral); Rafael Sobis, Robinho e Rafinha; Ábila.
Treinador: Mano Menezes
Corinthians: Walter; Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Uendel; Camacho; Romero, Giovanni Augusto, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel (Marlone); Guilherme.
Treinador: Oswaldo de Oliveira